08/07/2022 às 19h34min - Atualizada em 08/07/2022 às 19h24min

”Irreversível”, diz mentor empresarial sobre digitalização de negócios trazida pela pandemia

Hoje, quem não fez o mínimo investimento nisso pode estar a caminho de uma situação insustentável na empresa”, comentou.

O caminho da digitalização de empresas e negócios já pode estar sendo considerado irreversível em todo o mundo. Um levantamento feito por membros da Emerging Multinationals Research Network (EMRN), rede internacional de pesquisadores, apontou que a pandemia acelerou a digitalização das empresas em 10 anos, com as restrições de circulação e a concentração de serviços na internet.

Apesar da tendência, uma parte dos empreendedores ainda não conseguiu acompanhar as transformações. De acordo com o especialista em Gestão Gustavo Medeiros, essa parte do mercado que ainda não conseguiu se adaptar à nova realidade está inserida no grupo que vem tendo queda na receita.

“Alguns ainda não concentraram seu olhar para essa adaptação. Muitos até enxergavam o digital como um investimento futuro, até mesmo a longo prazo. Só que os últimos dois anos e a pandemia fixaram essa modalidade de negócio como urgente. Hoje, quem não fez o mínimo investimento nisso pode estar a caminho de uma situação insustentável na empresa”, comentou.

O mentor empresarial foi mais um que caracterizou essa aceleração da digitalização como irreversível. Para ele, quem se diz empresário hoje em dia tem que buscar a instalação do serviço online, seja em qual for a área de atuação.

“Publicidade, mídia e a montagem de uma plataforma online para o seu negócio é um investimento relativamente baixo, mas importante. Como o mercado não voltará ao que era antes da pandemia, ou seja, estabelecimentos totalmente físicos e sem a possibilidade de serviços remotos e de delivery, repito, quem não acompanhar vai acabar perdendo receita. E eu costumo dizer que uma empresa nasce para dar lucro. Se não está, pode estar morrendo”, alertou.

“Sem dúvidas o impacto dos últimos dois anos nos negócios foi muito forte. E falo sempre da questão da transformação. A aceleração dessa digitalização é tão real que pesquisas em nível mundial - como a citada no início - já apontam a mudança prevista para dez em apenas dois anos”, emendou.

Gustavo finalizou afirmando que hoje existem diversas formas de buscar o conhecimento para uma atuação no meio online, “cabe aos empresários buscarem essas formações e se encaixarem no que o mercado atual pede”.

Sobre Gustavo Medeiros

Gustavo Medeiros é formado em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis e Master em Programação Neurolinguística (PNL), com experiência de 18 anos no comércio varejista, passando por gestões de marketing, estratégica e comercial. Também é  especialista em Psicodinâmica do mundo dos negócios, analista comportamental e com especialização em psicanálise em curso. Hoje atua mais fortemente nas áreas de consultoria e treinamentos, sobretudo em gestão de clínicas do mercado estético, mas também de consultórios odontológicos.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp