06/07/2022 às 20h15min - Atualizada em 06/07/2022 às 20h02min

ÚLCERA VARICOSA: O QUE É E COMO TRATAR

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

(Foto: Divulgação)
Conhecida também como úlceras venosas, a úlcera varicosa é um tipo de ferida que surge na pele. Ela afeta as pernas, geralmente na região dos pés e dos tornozelos. Esse tipo de machucado acontece quando há insuficiência venosa, ou seja, quando o sangue não circula de volta para o coração: a má circulação sanguínea faz com que o sangue se acumule na parte inferior do corpo; como a veia não tem força para impulsionar o sangue para cima, ele se acumula e causa o rompimento do vaso, provocando, assim, o surgimento da ferida. Dados mostram que esse é o tipo mais comum de úlcera, representando 70% dos casos.

Segundo o Cirurgião Vascular, Drº Adjaldes Moraes, o sangue acumulado na perna faz com que a pele fique vermelha e escurecida na região do tornozelo. Depois, ela começa a ficar grossa e inchada, surgindo, na região, sintomas como coceira, queimação e dor. Além disso, a ferida pode ser seca ou com erupção, liberando líquido e mau cheiro. Em casos em que a ferida desenvolva infecção, a dor pode se tornar mais intensa e liberar pus, causando também febre no paciente.

Ainda de acordo com o especialista, varizes e má circulação estão entre a principais causas desse tipo de úlcera, uma vez que, quando as veias não agem como deveriam, o sangue se acumula na parte inferior do corpo. “Como o sangue não está circulando, ele acumula também algumas substâncias tóxicas provenientes do metabolismo. A úlcera surge, então, devido ao processo inflamatório crônico desencadeado pela estase venosa, que faz com que a ferida não se cicatrize.” Afirma.
Conheça alguns fatores de risco para o desenvolvimento da úlcera. 

* idade;
* existência de feridas na perna;
* tabagismo;
* obesidade;
* varizes nas pernas;
* problemas circulatórios;


O médico explica que o diagnóstico é realizado por meio de exame clínico. Além disso, podem ser feitos também exames como a ecografia, que tem o objetivo de confirmar a insuficiência das válvulas venosas.

Ainda de acordo com o Cirurgião, as úlceras varicosas têm cura, no entanto, é preciso que o paciente seja cuidadoso e siga corretamente as recomendações médicas. Para tratar esse tipo de ferida é preciso mantê-la sempre protegida com curativo adequados e promover a cada troca uma boa higienização.

Nesse processo, é necessário retirar o líquido liberado por ela e o tecido morto. Atualmente, existe uma série de terapias e curativos específicos, que auxiliam no fechamento da ferida (peles sintéticas, terapias biológicas, laser de baixa potência, curativo a Vácuo, câmara Hiperbarica entre outros).
Além disso, é essencial que haja compressão no local. Nesse tipo de ferida, a compressão é essencial para melhorar a circulação do sangue na região e para acelerar o processo de cicatrização. Para esse fim, são recomendadas ataduras ou meias elásticas, que auxiliam a circulação do sangue nas pernas. Quando não há infecção e a úlcera é extensa, é possível fazer enxertia cutânea com o objetivo de acelerar o processo de cicatrização. Essa técnica é bastante eficaz porque permite a cicatrização mais precoce e protege os tecidos nobres expostos pela úlcera, como tendões, ossos, nervos e vasos sanguíneos. O tratamento das varizes que nutrem a formação dessas úlceras é o mais recomendável prevenindo, dessa maneira, o surgimento de novas úlceras.

Drº Adjaldes Ribeiro de Moraes Júnior
Cirurgião Vascular e Endovascular
https://www.flowcode.com/page/mjr
Instagram: @dr.moraesjr
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp