04/07/2022 às 17h33min - Atualizada em 04/07/2022 às 17h23min

Como se preparar para ser um trader profissional

Nós consultamos o especialista em investimentos Alison Correia sobre os principais passos para ser um bom trader

Divulgação/Reprodução

O mercado de ações no Brasil é movimentado pela B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. Nos últimos anos, a instituição mais que triplicou o número de investidores ativos. Desde 2019 o número de investidores saltou de 900 mil para 5 milhões em 2022, o que significa investimento de mais de 500 bilhões de reais.

A maioria dos novos investidores no mercado de ações são jovens, com idade média de 32 anos, muitos deles afetados por uma geração de influenciadores financeiros que estão incentivando milhares de pessoas a entrar no mercado todos os dias.

Embora o mercado financeiro esteja em alta, é importante estar atento e cauteloso ao investir, pois muitos acabam sofrendo enormes prejuízos financeiros ao operar sem o conhecimento e treinamento necessários. Traders profissionais de sucesso atribuem o sucesso de seu investimento ao foco, determinação, pesquisa, técnica e dedicação.

Para desenvolver habilidades no assunto existem muitos cursos, treinamentos e mentorias que podem ajudar pessoas comuns a se tornar investidores, mas é fundamental fazer uma análise de determinado profissional para garantir que você vai consumir conteúdo de qualidade com boa reputação entre o público.

Através desse tipo de conteúdo é possível aprender a investir com a ajuda de profissionais e uma comunidade de muitas outras pessoas com o mesmo objetivo de construir um patrimônio sólido para o futuro.

Mas apenas fazer um curso não é suficiente para garantir uma renda como investidor, é preciso criar uma rotina de trabalho e colocar em prática os conteúdos aprendidos, agir com precaução, responsabilidade e estudo contínuo, pois o mercado financeiro exige tempo e paciência para apresentar bons resultados, afinal algumas perdas são inevitáveis e é um mercado arriscado, porém com treinamento adequado é possível criar diferentes fluxos de renda dentro do setor financeiro e manter uma carteira diversificada de diferentes formatos de ativos.

Se você é iniciante no mercado financeiro ou tem interesse em atuar neste setor, conversamos com Alison Correia, especialista em investimentos e empresário do setor financeiro, atuante no mercado de ações há mais de 10 anos. De acordo o especialista, qualquer pessoa pode se tornar trader e conquistar liberdade financeira, geográfica e de
tempo com o Day Trade.

Crie uma conta em uma corretora de investimentos

Para investir na bolsa de valores é necessário obter uma conta em uma corretora credenciada pelo Banco Central. O registro é simples e geralmente gratuito, mas as empresas cobram diferentes tipos de taxas, entre elas taxas únicas, taxas por transação ou comissões. As corretoras mais conhecidas para se cadastrar e começar a investir são XP
Investimentos, NuInvest, Warren e Toro. Dados cadastrais, foto dos documentos e análise do perfil do investidor são necessários para o cadastro.

Tenha paciência e Controle Emocional

Neste mercado existem momentos de ganhos e perdas, portanto é necessário ter disciplina, paciência, organização e controle emocional, para que não haja empolgação quando houver lucro e nem desânimo com as perdas. O sucesso neste setor também está ligado a constância e desenvolvimento contínuo de habilidades.

Adquira Conhecimento

Participe de lives, eventos virtuais, leia jornais e invista em um treinamento adequado. Opte por cursos ministrados por profissionais que realmente promovem um conteúdo de qualidade e com resultados. Um bom termômetro é acompanhar as redes sociais, fazer parte dos grupos, ler comentários e saber de histórias de outras pessoas que já investiram no curso e tiveram uma experiência positiva.

Acompanhe as tendências

Um trader deve aprender a analisar o preço dos ativos, moedas e a tendência do mercado. É importante acompanhar os grandes players para detectar sempre qual lado deve estar, de comprador ou vendedor dos ativos em cada operação. Na maior parte do tempo, o trader está em busca de uma boa oportunidade.

Operação diária

De acordo com Alison, não é preciso mais que 3 horas por dia para operar no mercado financeiro, por isso é possível operar como investidor mesmo desempenhando outras atividades, mas é essencial usar parte do tempo livre para analisar o mercado e ter acesso a conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho no mercado.


Enviado por Sua Imprensa
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp