27/06/2022 às 12h20min - Atualizada em 27/06/2022 às 12h15min

3 Cursos para quem deseja trabalhar em metalúrgicas

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, o que torna necessário possuir habilidades ou cursos que permitam que você seja um profissional de destaque, para que consiga se destacar entre os concorrentes no momento de disputar uma vaga de emprego.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas de cursos para quem deseja trabalhar em metalúrgicas, que podem ajudar muito na hora de conseguir um emprego.

E o fato das metalúrgicas estarem crescendo cada vez mais no país, os cursos que apresentaremos a seguir irão te conceder muitas oportunidades de trabalho. 

O que é uma metalúrgica e o que ela faz?

Antes de falarmos sobre algumas das profissões e cursos que podem ser feitos por quem deseja trabalhar com metalurgia, vamos falar um pouco mais sobre o que é uma metalúrgica e o que é feito neste tipo de empresa que está crescendo tanto no Brasil ultimamente. 

A verdade é que uma empresa metalúrgica pode ser mais específica, ou seja, fazer somente um tipo de serviço, ou pode ser mais flexível, oferecendo vários tipos de serviços relacionados a metalurgia.

Confira abaixo algumas das principais funções de uma empresa metalúrgica:


  • Produção de ferro ligas: utilizam mais níquel e ferro como matérias primas, além de alguns materiais que potencializam os dois acima, como o cromo, por exemplo. É um tipo de produção de liga especial, que precisa de muita tecnologia para ser produzida;
  • Produção de ferro gusa: o ferro gusa, para quem não sabe, é um tipo de minério obtido através do carvão ou calvário quando colocados em fogo alto. É utilizado para produzir lingotes, utilizados como matéria prima para produzir ferro fundido ou aço;
  • Metalúrgicas que fabricam tubos: esse tipo de metalúrgica trabalha com os mais diversos tipos de materiais. Fazem o uso de chapas retas que são dobradas com o auxílio de máquinas especiais para obter os tubos;
  • Produção de metais que não possuem ferro: são empresas que fabricam metais que não levam ferro em sua composição, sendo considerados não magnéticos como alumínio, chumbo e zinco, por exemplo;
  • Fundição: as metalúrgicas especializadas em fundição fabricam produtos específicos em metal, a partir do metal líquido colocado dentro de determinados moldes;
  • Siderúrgica: uma empresa metalúrgica especializada em siderúrgica faz o tratamento e a fabricação de ferros fundidos e aços, como o aço inox, por exemplo.
 

Como é possível observar, uma empresa metalúrgica pode ser extremamente completa, e é exatamente isso que faz com que esse setor da indústria se destaque tanto atualmente, visto que ela abrange todo conjunto de trabalhos com metais que você pode imaginar.

Afinal de contas, como mencionamos anteriormente, uma metalúrgica não precisa atuar em apenas uma das áreas acima, mas pode unificar todas elas em uma única empresa, sendo considerada uma metalúrgica realmente completa.


Agora, algo que todas as metalúrgicas têm em comum é que, geralmente, todas elas são do tipo B2B (Business to Business), ou seja, prestam serviços e vendem seus produtos para outras empresas, que utilizam os materiais comprados para somente então produzir o produto para o cliente final.

Empresas que realizam a fabricação de expurgo hospitalar, por exemplo, compram o aço inox das siderúrgicas e dão acabamento em seu produto final, que será vendido para hospitais.

Empresas que realizam a fabricação de talheres como garfos, facas e colheres, também compram o material pronto de uma empresa metalúrgica e depois dão forma ao produto final. 

3 cursos para quem quer trabalhar em uma metalúrgica

O fato de uma metalúrgica ser um tipo de empresa super completa, ela precisa de todos os tipos de profissionais, incluindo administradores, profissionais em gestão de pessoas, especialistas em recursos humanos, contabilidade e, até mesmo, um profissional jurídico. 

No entanto, vamos citar abaixo 3 cursos que são extremamente úteis na área de produção de uma metalúrgica, e o que cada um dos profissionais que possuem formação nestes cursos faz em uma empresa metalúrgica:

 
  • Técnico em fundição de metais em siderurgia: realiza uma das principais funções em uma metalúrgica, sendo responsável por moldar o metal em seu estado líquido no formato desejado, ou de acordo com o tipo de material que é produzido pela empresa;
  • Curso de soldador: o soldador é um profissional indispensável dentro de uma empresa metalúrgica, visto que ele é o responsável por juntar, cortar e soldar as peças de aço carbono, aço inox e outras;
  • Curso de serralheiro em aço carbono: o serralheiro é o responsável por cortar e furar os materiais de uma empresa metalúrgica, como materiais em ferro ou em alumínio.

Apesar de existirem muitos outros cursos para quem deseja trabalhar em uma metalúrgica, mencionamos apenas alguns dos principais, visto que as 3 funções referentes aos cursos acima, são completamente indispensáveis em uma empresa de metalurgia. 

Então, se você deseja ingressar no mercado de trabalho em uma empresa de metalúrgica, já sabe quais são os principais cursos que deve fazer.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp