27/06/2022 às 12h14min - Atualizada em 27/06/2022 às 12h11min

Esqueci da consulta médica: Ela pode ser cobrada?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

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Com tantos afazeres diários, lugares para estar presente e pensamentos em mente, um paciente acaba esquecendo de sua consulta médica. Isso ocorre mais frequentemente do que o imaginado, porém há maneiras de evitar essa absencia constante. Seja por parte da clínica ou laboratório ou seja por iniciativa do paciente, é possível evitar que uma pessoa sempre esqueça de uma consulta médica, seja ela importante ou apenas uma consulta mensal de tempos em tempos para conferir a saúde geral de uma pessoa.
 

Com o aumento da tecnologia nos meios da medicina e em todos os setores de trabalho em geral, ela pode ser a principal aliada para evitar esses tipos de acontecimentos. Mas caso isso venha a ocorrer, a taxa de consulta médica pode realmente ser cobrada? É importante que o estabelecimento ou profissional oferecendo o serviço entenda quais os direitos da pessoa que esqueceu de sua consulta e também quais os direitos do estabelecimento para cobrar uma taxa de absencia.
 

Além disso, é importante entender o que está por trás da razão de tantas pessoas faltarem em suas consultas médicas. Seria por preguiça, esquecimento ou razões pessoais? Pode-se dizer que existem casos diferentes e que cada categoria pode ser encaixar em cada um deles, porém o mais importante é que o paciente deixe a informação da necessidade de falta clara em uma mensagem ou ligação para o consultório médico ou laboratório, prevenindo assim uma situação de perda de lucro para o estabelecimento.

A consulta médica pode ser cobrada após o esquecimento?

Saber se a consulta médica esquecida pode ser cobrada é muito importante, tanto para o estabelecimento ou profissional oferecendo os serviços quanto para quem acabou não podendo estar presente ou esquecendo de sua consulta. Essa falta é reconhecida no meio médico como absenteísmo, sendo a ausência durante uma consulta marcada com dia e horário específico. Essa ausência sem especificações por parte do paciente pode causar prejuízos e dor de cabeça ao estabelecimento médico.
 

Para a compreensão dos pacientes, é possível dizer que o estabelecimento pode perder lucro e também tempo, já que parte da agenda do dia vai estar reservada exclusivamente para o paciente que não compareceu no estabelecimento. Muitos profissionais em laboratórios e clínicas médicas podem ir no local de trabalho apenas para esse paciente específico e não ter outras consultas marcadas no dia, portanto isso faria com que um profissional gastasse seu tempo por nenhuma razão.
 

O tempo é considerado dinheiro para qualquer instituição, inclusive no setor da medicina. Por isso, é preciso que ao marcar uma consulta médica o profissional deixe claro a data e horário para o paciente, além do local e do preço. É possível cobrar o paciente que não comparece a essa consulta, porém, por lei, é preciso que o estabelecimento siga certas regras antes da cobrança:

 
  • A instituição deve deixar explícito que faltar a consulta vai levar a cobrança por meio de um contrato prévio;
  • O paciente deve ser, no dia da falta, avisado sobre a cobrança;
  • O estabelecimento deve confirmar previamente se o paciente irá comparecer ao procedimento marcado.


Como tornar as consultas médicas mais fáceis?

Evitar casos de esquecimento é ideal para evitar perdas de tempo e lucro em um estabelecimento médico. Ter um software para laboratório, por exemplo, torna a marcação de exames muito mais prática e rápida. 

Além disso, as mensagens através de SMS e e-mail para lembretes da data de consulta são ideais para que o paciente possua avisos sobre seu prazo. 

Também é possível incluir nessas mensagens um link para o cancelamento de agendamento de consulta, facilitando assim o dia de ambos profissionais e pacientes.

Existem prazos para retorno em consulta médica?

As clínicas hospitalares, laboratórios e planos de saúde não podem determinar um prazo só para o retorno em consulta médica. A determinação de retorno deve ser um acordo feito entre paciente e médico no momento do término da consulta. 

Seja esse período de 15, 30 dias ou mais, não importa o tempo, contanto que seja acordado entre ambas as partes na consulta prévia. A relação entre médico e paciente deve ser de respeito mútuo e clareza para evitar problemas como a ausência e quebra de direitos.

Por que pacientes faltam?

Antes de implementar um sistema de lembretes, é preciso lembrar-se das razões para que os pacientes venham a faltar. Muitos possuem vidas agitadas, com muitos afazeres, portanto podem não lembrar-se da consulta. Outros simplesmente possuem problemas com a desorganização. Em muitos casos ocorrem imprevistos na vida pessoal do paciente ou ele simplesmente não vê a necessidade de um retorno ao médico.

Independente do caso, é preciso que haja clareza quanto a data e horário específico da próxima consulta, além de um contrato que fale, explicitamente, sobre a possibilidade de cobrança em caso de ausência. Dessa forma, ambas as partes assumem um compromisso.

 
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