21/06/2022 às 13h26min - Atualizada em 21/06/2022 às 13h21min

Equipamentos para treinar: 9 acessórios para ter em casa!

Se você já pagou planos e mais planos da academia, foi uma ou duas semanas, e logo abandonou, por não conseguir conciliar sua rotina com as atividades físicas, ter equipamentos para treinar em casa é a oportunidade de poder realizar treinos mais completos na sua residência e no momento em que precisar.

Todos nós já ouvimos falar da importância de exercícios físicos regulares para a saúde. Entidades mundiais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda a realização semanalmente de atividades aeróbicas moderadas e das atividades de fortalecimento muscular, para reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes tipo 2, além da promoção de saúde cognitiva e mental, e melhora do sono e peso.

Para você continuar realizando esse hábito de vida saudável, veja os equipamentos para malhar que são essenciais, suas características e os motivos para investir. Confira as dicas abaixo!

Equipamentos para treinar em casa


Opte pelos equipamentos para treinar em casa que sejam leves e simples de manusear, pois isso facilita seu uso. E ainda, ao escolher por itens portáteis torna a armazenagem mais prática. Também é importante se atentar em quais treinos poderão ser realizados com o uso desses acessórios, dentre eles exercícios aeróbicos, funcionais ou de musculação. Se trabalham todos os grupos musculares e possuem bom custo-benefício.

Por isso, de início é preciso o auxílio de um profissional de educação física para uma orientação individual adequada. Ter segurança ao praticar musculação em casa, e também os exercícios aeróbicos e funcionais, é essencial para evitar lesões e ter bons resultados.

Além disso, um ponto para se levar em consideração são as roupas, afinal influenciam no desempenho das atividades físicas. Optar por roupas fitness de boa qualidade é essencial para a prática de exercícios de forma confortável, com tecidos que permitem uma boa evaporação do suor e boa flexibilidade. Também é importante escolher um tênis adequado para o tipo de treino.

Reunimos os principais equipamentos para treino em casa, para você movimentar todo seu corpo e não sentir falta da academia. Veja: Dumbells ou halteres
 

Dumbells ou halteres

Os dumbells ou halteres são muito conhecidos por serem práticos e acessíveis. São facilmente encontrados em qualquer academia ou loja do ramo. São pesos utilizados em exercícios de musculação, crossfit e até no funcional. Há diversos modelos de pesos, tamanhos e seu valor varia de acordo com a quantidade do peso.

É possível trabalhar em vários tipos de treinos, tanto para os iniciantes quanto para os experientes, já que o que muda é quantidade de repetições, ritmo e o peso que serão empregados nos exercícios. Seus benefícios são diversos, um dos principais é o ganho de massa muscular.

Anilhas e barras

Outro equipamento de peso, a barra em conjunto com as anilhas, são muito utilizadas em atividades físicas. São famosas por auxiliarem no aumento da massa magra e tonificação muscular. Podem ser usadas em várias intensidades de pesos e para diversos exercícios.

As barras são as peças que suportam os pesos das anilhas, e devem ser de boa qualidade para aguentar todo o peso empregado no equipamento. É interessante comprar variações de pesos de anilhas, e assim conseguir progredir nos treinos de forma otimizada.

Kettlebell

Um equipamento muito utilizado para exercícios de força, o kettlebell tem uma variedade de modelos que se diferenciam por tamanhos e pesos. Geralmente, para a prática de treino em casa ou se você for iniciante, o recomendado é começar pelos mais leves e ir aumentando o peso gradativamente conforme sua evolução.

Super band

As super bands são faixas elásticas versáteis em vários tipos de exercícios de fortalecimento muscular e na prática de atividades, como pilates, fisioterapia e em esportes. São ótimas opções para serem levadas em viagens, pois são portáteis e de baixo peso.

Possuem quatro intensidades, quanto mais forte a intensidade da faixa, maior será o grau de dificuldade do exercício. Podem ser compradas individualmente ou em kits.

Colchonete

O colchonete é necessário para realização de vários exercícios em casa. Proporciona um maior conforto para coluna e joelhos na prática de flexões, pranchas e muito outros. Considere o tamanho e espessura antes de comprar um, e avalie se é adequado para a sua altura.

Roda abdominal

A roda de exercícios abdominais auxilia no fortalecimento da região do abdômen e exige vários grupos musculares simultaneamente. Necessita de atenção ao realizar os treinos para não correr o risco de se machucar.

Bola de pilates

Conhecida também como bola suíça, é utilizada para atividades de condicionamento físico e para reabilitação. Tenha atenção ao comprar, pois existem vários tamanhos, sendo necessário verificar a altura da pessoa que vai utilizar e relacionar ao diâmetro da bola, para um uso mais eficaz.

Corda de pular

Pular corda é uma atividade simples e muito benéfica para a saúde. Dentre as vantagens, podemos citar a melhora do condicionamento físico e auxílio na queima de gorduras. É muito boa para tonificar músculos das pernas e glúteos. A corda é um acessório portátil, baixo-custo, e muito versátil para ter em casa e até para levar em viagens.

Barra de porta

Esse equipamento é de fácil instalação, muito utilizado para exercícios de flexão de barra e ainda não atrapalha na circulação da sua casa. Ele é instalado entre os batentes da porta, proporciona diferentes exercícios e trabalha vários grupos musculares.

O segredo é escolher os equipamentos para treinar de acordo com suas necessidades. Assim o seu treino em casa será mais eficiente e seus ganhos de saúde serão muito mais vantajosos. Então avalie com calma e opte por bons equipamentos.

Gostou dessas dicas? Aproveite e compartilhe com seus amigos para que todos coloquem seus corpos para movimentar já!
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp