20/06/2022 às 17h08min - Atualizada em 20/06/2022 às 16h50min

Reforma de banheiro: 8 dicas essenciais para planejar

Pretende fazer uma reforma de banheiro para dar um up no visual e melhorar a funcionalidade? Antes de tudo, saiba que um bom planejamento e organização são essenciais para o resultado tão sonhado. Além de verificar as condições gerais do banheiro, é interessante se inspirar com ideias para transformar este cômodo.

Afinal, é uma obra que merece atenção nos detalhes, e cada problema pode ser resolvido ou amenizado com truques excelentes, que ajudam tanto na funcionalidade do ambiente, como no visual. Então, se você está nesta busca de reformar seu banheiro, veja as dicas abaixo e se surpreenda!

Truques para reforma de banheiro

O banheiro é um cômodo importante dentro de uma residência, que precisa ser funcional e aconchegante. Para tanto, você precisará dar atenção em alguns pontos para encontrar soluções decorativas e inteligentes, e sanar as suas necessidades. Cada lar possui demandas diferentes, que analisadas efetivamente, podem ser otimizadas transmitindo todo o conforto para os usuários da casa.

Portanto, tudo pode ser resolvido com truques infalíveis que vão melhorar todos os aspectos. Veja a seguir as dicas para você planejar sua reforma de banheiro:
 

1. Verifique todas as necessidades gerais do banheiro

O passo mais importante, antes de qualquer reforma, é avaliar as condições gerais do ambiente. Comece verificando se há pontos de infiltração, vazamentos e as estruturas quebradas ou com defeitos. Anote-os e já vai pensando nos pontos de melhoria, tanto de funcionalidade, quanto de decoração.

Analise o piso, teto, paredes, pia, vaso sanitário e tudo mais que faz parte do ambiente. Se atente às manchas, mofos, e qualquer coisa estranha que esteja acontecendo no local.
 

2. Conte com profissionais para um bom projeto

Uma boa reforma necessita de bons profissionais para executá-la com sucesso. Então busque por profissionais que entenda suas necessidades e desejos, e faça um bom trabalho. Então, pesquise bem antes de fechar com um desconhecido, verificando sempre seu portfólio e recomendações. Banheiro clássico americano em tons de branco e cinza com banheira

3. Opte pelo revestimento ideal

Para uma boa escolha, você deve considerar alguns pontos como, a resistência, se é indicado para locais úmidos, facilidade de limpeza, coloração e formato. Há várias opções no mercado, que podem compor vários estilos.

Optar pelos tons neutros é a forma mais assertiva para esse ambiente, principalmente se na residência existir somente um banheiro. Além disso, combinar texturas diferentes agrega mais valor na decoração. Uma dica é usar um revestimento de destaque na área do box, ou se for o caso, na área da banheira, afinal, são espaços mais livres que ganham a atenção facilmente.

4. Aposte em uma iluminação estilosa

Por ser ambientes menores, é essencial obter uma boa iluminação para auxiliar tanto na usabilidade, quanto na decoração. Há muitos tipos de luminárias para escolher, como plafons, spots, fita de LED, arandelas e pendentes. Podem ser utilizados no teto ou nas paredes, como também atrás dos espelhos, ou nos nichos e prateleiras.

Uma ideia muito estilosa é apostar em pendentes com designs modernos e/ou requintados. Além de iluminar bem o ambiente, se alcança uma beleza incrível, que vai chamar atenção de todos os visitantes. Para criar um cômodo singular, confira as opções de pendentes para banheiro e transforme o visual deste cômodo! Banheiro luxuoso com paredes revestidas em mármore, banheira e pia com luminárias pendentes

5. Invista em louças e acessórios modernos

Para tornar o banheiro ainda mais charmoso, as louças, metais e acessórios, devem harmonizar entre si, pensando na funcionalidade e estética de cada um. O local onde vai ser inserido esses itens, também deve ser bem planejado, se atentando na funcionalidade e circulação, para não atrapalhar na usabilidade.

Nada adianta optar por uma torneira que não se encaixe bem na cuba, por exemplo. Garanta que todos esses acessórios para banheiro sejam de boa qualidade, duráveis, design modernos e com tecnologias que facilitem seu dia a dia. Invista em louças, como a cuba e o vaso sanitário, os metais e acessórios, como a ducha, torneira, entre outros.

Os metais, você pode apostar em tons que estão em alta, como o preto, cromado, dourado e cobre. As louças, a cor branca é padrão, mas muitos projetos já trazem bacias sanitárias e cubas na cor preta. Isso já inova o visual e agrega estilo ao ambiente.
 

6. Turbine com uma marcenaria bem planejada

Tanto para organizar, como para auxiliar no dia a dia, a marcenaria é crucial para uma boa usabilidade do banheiro. Opte pelos tons de madeira, ou pelas cores neutras, harmonizando com o restante dos itens do local. Assim, você não vai enjoar da cor, além de poder usar por muito mais tempo sem ficar fora de moda.

Pode acrescentar nichos, prateleiras, ou ainda otimizar os armários com gaveteiros e organizadores, para tornar o uso muito mais prático. Dependendo do tamanho, pode apostar em espaços para guardar toalhas, secadores, entre outros itens, ou deixar tudo à mostra com as prateleiras ou nichos em locais estratégicos.

7. Itens decorativos para embelezar

E claro, não se esqueça de decorar o ambiente com itens e artigos para banheiro charmosos. Além dos itens básicos, como saboneteira, porta-escova, potes, você pode apostar em itens como vasos de flores, quadros, placas decorativas, esculturas, entre outros.

Isso deixa o banheiro com um visual mais estiloso e aconchegante. Como é um ambiente fechado, com pouca ou nenhuma luz solar, uma ótima alternativa é usar flores artificiais para decoração, pois embelezam o local sem correr risco de perdê-las. Banheiro moderno em tons de branco e azul escuro com arranjo de orquídeas

8. E não se esqueça do espelho

Em um banheiro, não podem faltar os espelhos, pois são fundamentais para auxiliar nas tarefas do dia a dia, quanto para decorar o local. Eles têm o poder de ampliar o ambiente, se colocados em tamanhos e locais estratégicos. Há vários formatos para optar, desde os mais comuns, como os retangulares, quadrados e redondos, até aqueles que possuem formas indefinidas.

Pode apostar no espelho simples, ou naqueles com molduras em materiais, como couro, madeira, metais, cordas, entre outros. O local mais tradicional, e essencial, de se instalar é em cima das bancadas, mas também podem ser colocados próximo do box ou na área da banheira.

Essas são as 8 ideias para você apostar e planejar a reforma do banheiro. Com todas essas dicas o resultado vai ser surpreendente e incrível. Curtiu o artigo? Compartilhe com seus amigos e comece já a transformar seu banheiro!
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp