20/06/2022 às 11h51min - Atualizada em 20/06/2022 às 11h45min

Inteligência Artificial e Marketing Digital

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

A inteligência artificial (IA) e o Marketing Digital estão recebendo mais atenção do que nunca devido ao potencial que, principalmente em conjunto, proporcionam na atração, qualificação e relação com os clientes.

Mais ainda, a inteligência artificial tem a capacidade de mudar radicalmente o cenário do marketing digital e de diversos processos e interações do cotidiano, sendo um importante diferencial para as marcas.

Inclusive, alguns podem ter notado os efeitos dessa ferramenta, levando em consideração que os contatos parecem estar ficando mais pessoais/personalizados.

Além disso, os canais de marketing online estão melhorando a otimização e grandes corporações têm feito da tecnologia de IA um foco dentro da estratégia de aquisição. 

Uma mudança está acontecendo, a partir da automatização de processos com a implementação de inteligência artificial e plataformas de marketing.

Com isso, é possível utilizar algoritmos que entendem o comportamento, as necessidades e gostos dos consumidores melhor do que nunca, proporcionando melhores experiências. 

Após a era do spam e do marketing de massa, a inteligência artificial dá às empresas a capacidade de fazer as estratégias de marketing atuarem como ações mais humanas.

O que é a inteligência artificial?

De uma maneira simples, a melhor explicação sobre a inteligência artificial é que ela pode pensar, ler e reagir quase como humanos, quando treinadas e programadas com um conjunto de dados grande o suficiente. 

Embora a IA possa executar todas as tarefas de maneira técnica, ela é mais conhecida por robótica, fala e reconhecimento de imagem.

Por isso mesmo, ela promove maior eficiência de trabalho, pois ao fornecer suporte geral por meio de ferramentas de IA, é possível  aumentar a satisfação dos funcionários e clientes, otimizar fluxos, avaliar dados e aumentar a produtividade. 

A automação pode ser usada para substituir um trabalho que, diferentemente de muitos, é considerado improdutivo, repetitivo e/ou monótono.

Com isso, os funcionários de um Assessoria contábil, por exemplo, podem dedicar mais tempo a tarefas criativas, que exigem inteligência humana e recursos de solução de problemas prontos para uso ao invés de avaliar planilhas referentes aos despachos.

Impactos da IA

Tarefas secundárias e redundantes, como entrada de dados, segmentação de leads, potenciais clientes, de uma campanha de marketing e resposta de perguntas frequentes dos clientes podem ser facilmente entregues a chatbots automatizados e inteligência artificial, otimizando os processos.

A intervenção humana pode ser reservada exclusivamente para lidar com interações complexas com os clientes, visando encontrar soluções para problemas que não são pré-programados e exigem uma presença pessoal.

Ao mesmo tempo, os dados mais profundos são analisados ​​para insights por IA, isso quando se refere à compreensão de fenômenos de negócios específicos e que podem ser alcançados por meio de análises com tecnologias de aprendizado de máquina e inteligência artificial 

Por exemplo, um modelo de aprendizado de máquina (machine learning) pode estimar a probabilidade de desligamento de um cliente, o que permite que os tomadores de decisão alterem estratégias e processos de negócios, por exemplo.

Outra aplicação da inteligência artificial associada ao marketing digital é que ela pode ajudar uma empresa a entender e conhecer o público.

Ao analisar os dados, a IA pode prever facilmente o comportamento de compra e a tomada de decisões do público-alvo, melhorar a experiência do usuário e fornecer aos clientes o que eles realmente precisam.

Tão importante quanto essas ações, está o aumento do ROI (Return Over Investment), ou seja, o retorno sobre investimento, já que a inteligência artificial permite automatizar muitas tarefas repetitivas, reduzindo custos e melhorando os resultados.

Isso pode melhorar a produtividade e, ao mesmo tempo, está ajudando as empresas a aumentarem a lucratividade e reduzir custos.

A mistura ideal de IA e marketing digital

A inteligência artificial tem sido adotada por empresas de diversas formas, e a comunicação com os clientes é uma das mais utilizadas para melhorar a experiência entre as marcas e os clientes. 

Com os avanços tecnológicos visíveis, principalmente em relação ao machine learning, a inteligência artificial está oferecendo a oportunidade de se personalizar o marketing digital de diferentes formas, entre as quais:

  • Chatbots responsivos;
  • Distribuição de conteúdo inteligente;
  • Recomendação personalizada de produtos;
  • Sugestões de suporte ao cliente.
 

Em um cenário cada vez mais digital, quem está inserido na área do marketing se apropria de tecnologias sofisticadas de análise de dados para promover as otimizações e um contato mais qualificado, aumentando as oportunidades de negócios e fidelização.

Dessa forma, é possível usar o volume de big data para a criação de aplicativos e software de CRM (Customer Relationship Management) e campanhas mais direcionadas. Ou seja, o gerenciamento de relacionamento com o cliente é melhorado.

CRM e análise de público por meio da IA

A maioria das plataformas de CRM inclui a análise de dados de clientes, o que ajuda os setores de marketing e vendas a melhorar o relacionamento com os usuários. 

Aqui, a IA se torna muito útil, pois é excelente para interpretar e compreender entradas, hábitos e interesses dos usuários, principalmente quando treinadas em um conjunto de big data

As áreas de negócios estão usando essas tecnologias de uma forma eficiente, tudo para alcançar uma melhor posição no mercado e expandir os negócios de maneira mais sofisticada, melhorando a imagem perante o público.

Com a IA, anunciantes e marcas economizam muito tempo e dinheiro, pois ela é usada para aprender mais sobre as preferências e escolhas dos clientes, permitindo direcionar as campanhas com mais qualidade - identificando os potenciais clientes para a conversão.

Da mesma forma, ela desempenha um papel significativo no aprimoramento das escolhas dos clientes.

Assim, podem fornecer ao público o que eles desejam ou que podem complementar a experiência com outros itens adquiridos, como uma eficiente fritadeira a gás após a escolha de airfryers, permitindo que profissionais de marketing digital criem campanhas de sucesso e o próprio canal de venda já otimize a experiência com o usuário.

Dentro de todo o processo, a inteligência artificial ainda é aplicada para simplificar as atividades de rotina, ajudando as empresas a economizarem custos e aumentar as vendas.

Com isso, ela permite que todo o pessoal responsável, desde a liderança até os funcionários que atuam nas linhas ou mesmo com o marketing digital, tenham mais embasamento na tomada de decisões e produzam conteúdo com melhor desempenho.

O resultado final é a segmentação do cliente certo, o que permite que a empresa entre em contato com o público-alvo com potencial de conversão por meio de ferramentas digitais eficientes, como e-mail marketing, redes sociais, sites corporativos e e-commerce direcionado. 

Benefícios da IA ​​no marketing digital

A inteligência artificial proporciona clareza sobre os processos, permitindo que as marcas possam entender melhor os anseios e desejos do consumidor. 

Por parte dos profissionais de marketing, é possível indicar às empresas em que podem investir em relação às estratégias que provocam mais conscientização e melhora no relacionamento com os clientes. 

Mesmo que algumas pessoas pensem, e temam, quanto à incerteza sobre a substituição de força humana em relação à mão da inteligência artificial, a verdade é que ela pode simplificar os esforços de marketing de forma inteligente demandando alinhamento entre a tecnologia e o homem.

Entre tantos benefícios, não há necessidade em investir tempo em tarefas corriqueiras, como responder a perguntas repetitivas ou frequentes para comercializar os produtos e serviços. Afinal, assistentes virtuais com IA programável podem fazer isso por toda a empresa.

Com o tempo, a IA pode funcionar de forma mais autônoma. Desde a identificação de necessidade de decapagem quimica voltada para o setor industrial, passando pelas recomendações necessárias para clientes em e-commerce e até pela gestão financeira de um escritório.

Áreas de aplicação de IA no marketing digital

Conforme as características de uma empresa, a aplicação de inteligência artificial pode ser adaptada dentro das estratégias de marketing digital. 

  1. Pesquisa de conteúdo online

A maneira como a sociedade busca conhecimento mudou, e os anunciantes precisam acompanhar o ritmo de forma segura, para então desenvolver e publicar conteúdo para atender às necessidades conforme o comportamento dos consumidores.

As plataformas de pesquisa, como Bing e Google oferecem alternativas de busca que, de maneira direta, apresentam lojas virtuais e sites diversos dentro dos resultados, melhorando a experiência do usuário ao oferecerem aquelas que melhor se adequam à pesquisa e aos hábitos daquele consumidor.

Isso pode ser feito por meio das análises e técnicas de SEO (Search Engine Optimization), principalmente para as marcas que sabem utilizar a ferramenta.

A otimização do motor de busca utiliza a inteligência artificial, por meio de algoritmos, para indicar os melhores produtos e serviços para os usuários, com base em palavras-chave, conforme a relevância e autoridade apresentada pelos sites de comércio eletrônico.

  1. A importância do e-mail marketing

As marcas podem usar a IA para personalizar campanhas de e-mail marketing com base nas classificações e no comportamento dos usuários, bem como os principais temas de interesse, segmentando as campanhas.

Isso permite uma melhor conexão com os clientes, além de possibilitar que o aprendizado de máquina analise e gere o melhor horário e dia para entrar em contato com os usuários, conforme a frequência recomendada e o conteúdo mais relevante.

  1. Recomendação de produtos

A recomendação de produtos utiliza a tecnologia de IA para indicar um conteúdo personalizado para os usuários ou mesmo produtos complementares, como pessoas que compram galpões de lona podem precisar de instruções para o cuidado com a estrutura e, ao mesmo tempo, tenham uma complementação, o que pode indicar um upsell ou cross sell.

É importante, portanto, que as plataformas de comércio eletrônico tenham a IA desenvolvida para avaliar:

  • Acesso à página;
  • Engajamento;
  • Interações com o site;
  • Vendas e receita.
     

As plataformas digitais podem utilizar esses dados para oferecer produtos e serviços que o cliente em potencial pode gostar, de forma completamente personalizada, otimizando a experiência e ampliando as oportunidades de negócio.

Conclusão

Ao olhar para o que o futuro reserva para o marketing digital, a previsão é de que haverá uma uma abordagem cada vez mais híbrida.

Isso significa que haverá mais investimentos sendo feitos em algoritmos que assumem responsabilidade na organização de informações para uma melhor tomada de decisões e, ao mesmo tempo, fornecendo aos profissionais de marketing um melhor nível de controle. 

As marcas devem, portanto, avaliar as ferramentas baseadas em marketing de inteligência artificial de acordo com as necessidades e preferências distintas.

Pode ser desde confiar inteiramente nos algoritmos, realizar testes A/B em cada etapa do caminho ou apenas aplicar aprendizado de máquina quando totalmente instruído sobre como funcionam os processos e interações entre marcas e consumidores.

Seja qual for o caso, o que se espera é que a IA continue desempenhando um papel importante na forma como os profissionais de marketing refinam a experiência do cliente e, assim, gerar resultados de forma significativa.

 
 
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