03/06/2022 às 19h41min - Atualizada em 03/06/2022 às 19h39min

Vale a pena ter um canal no YouTube sobre café?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Qualquer um pode afirmar que o YouTube é um dos sites mais importantes de toda a história da internet. A plataforma passou do ponto de ser apenas um meio de entretenimento para momentos ociosos, com vídeos de gatinhos e pegadinhas e se tornou a fonte de renda de milhares de pessoas ao redor de todo mundo, e mudou a forma que muitas pessoas se informam, se divertem, aprendem e até se inspiram.

E por conta desse impacto todo dentro da nossa sociedade, sempre que alguém quer falar com o mundo, seja sobre o seu trabalho, sobre política, cultura ou qualquer assunto que seja, a primeira coisa que vem na cabeça é criar um novo canal no YouTube.

 

Mas isso não significa que todos estão devidamente convencidos de que essa é a melhor coisa que alguém que quer divulgar seu trabalho ou suas opiniões pode fazer. Muitas pessoas ainda acham que, por conta do número gigantesco de canais por lá e o número astronômico de influencers famosos, o seu canal não faria a diferença, não seria visto ou seria apenas irrelevante.

 

E a grande verdade é que isso só vai depender da pessoa que comandar esse canal. Existem assuntos completamente relevantes que podem acabar ganhando muito espaço se a pessoa souber se comunicar.

 

Um bom exemplo disso são os canais voltados para o café. Existem pessoas que ainda tem dúvidas se vale a pena ter um canal sobre café no YouTube, e podemos afirmar logo de cara que a resposta para isso é sim, e hoje nós vamos ajudar a explicar o porquê, e te convencer a finalmente começar na plataforma.

 

Um assunto relevante

 

A primeira coisa que alguém que vai criar um canal no YouTube deve se perguntar, é se o assunto que ela vai tratar é de fato relevante. E em um país onde 79% das pessoas tomam café, podemos dizer que esse é realmente um assunto relevante.

 

E o que torna ele ainda mais relevante são todas as coisas que você vai poder falar no seu canal. Para muitas pessoas, o café ainda é algo bem básico, bem simples. Você compra o pó de café no mercado, ferve água, junta tudo isso com um coador e você tem um café simples e tradicional brasileiro.

 

Mas existem muitas coisas que você pode ensinar sobre o assunto, coisas sobre o café que muita gente não sabe. Muitas pessoas aprendem a amar o café ainda mais quando descobrem toda a complexidade que pode existir em volta dele. E agora vamos listar alguns assuntos que você pode tratar no seu canal.

 

Modo de preparo

 

Existem diversas maneiras de se preparar um café, e citamos a forma básica dele aqui. Não falamos sobre o café ter ou não açúcar, e nem falamos do processo onde você mesmo monta seu próprio café, fazendo seu próprio pó e usando uma cafeteria mais artesanal, fazendo o aluguel de máquinas de café para experimentar um mais profissional.

 

Existe muito o que ensinar e o que revisar quanto a como preparar o melhor café, seja ele puro e forte, com creme, com açúcar, com leite. Vai caber a você escolher como abordar todas essas possibilidades.

 

Variedade de grãos

 

Outro ponto que você vai poder comentar e até ensinar bastante, é sobre a complexidade e variedade de grãos de café. É muito provável que muitas pessoas nem saibam exatamente que podiam comprar grãos de café inteiro. 

 

Para muitos, é possível comprar apenas o pó, e muitos nem sabem também qual a grande variedade de pós de café que existem no mercado. Então só aí já surgem diversos assuntos para se falar, desde os pós que já vêm prontos para passar ao melhor café em grãos e como os moer.

 

História e curiosidades

 

Sabe uma coisa que sempre prende a atenção de qualquer um com um celular na mão navegando pela internet? Curiosidades. O café tem uma história muito longa e muito rica, sobretudo aqui no Brasil, então além de uma grande história para ser contada, você certamente vai encontrar também diversas curiosidades que podem ser contadas ao longo de muitos vídeos.

 

Isso vai ajudar você a expandir o conteúdo do seu canal, ter algo mais descompromissado, o que acaba atraindo diversos novos inscritos, que podem gostar das histórias, olhar o resto do canal e acabar se identificando com o conteúdo.

 

Em resumo, ter um canal sobre café no YouTube é super valido, e vai atrair diversos inscritos que vão tanto se relacionar com o assunto quanto querer aprender mais sobre ele. E com o tempo, e com a criação de cada vez mais conteúdo, talvez exista a possibilidade até de abrir uma loja sobre o assunto, ou até fazer ações publicitárias no seu canal envolvendo o mundo do café. As possibilidades são infinitas.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp