23/05/2022 às 11h36min - Atualizada em 23/05/2022 às 11h35min

6 técnicas de vendas para utilizar em sua loja

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Os vendedores utilizam técnicas de vendas para o produto ou serviço oferecido às necessidades dos clientes.

 

Existem várias técnicas, inclusive, muitas são desconhecidas de grande parte dos vendedores. Nem toda técnica funciona para qualquer tipo de público.

 

Diante disso, é importante experimentar, testar para encontrar aquela que é ideal para a sua necessidade.

 

Assim, vendedores que conhecem e dominam técnicas de vendas tem um melhor desempenho em relação àqueles que não sabem qual abordagem adotar para um determinado tipo de cliente.

 

Se a sua loja atende clientes que, em sua maioria, possuem carro, não faz sentido oferecer serviço de recarga de bilhete unico, concorda?

 

Então, se você faz parte do grupo que desconhece técnicas de vendas, descubra agora 6 técnicas de vendas para utilizar em sua loja.

 

Técnicas de vendas

Conhecer diferentes técnicas de vendas e saber aplicá-las corretamente, pode fazer a diferença na hora de fechar uma venda ou aumentar o número de vendas.

 

Como mencionado antes, existem várias técnicas, mas é preciso saber qual é a que se encaixa no perfil da sua loja, de seus clientes. 

 

A aplicação de uma determinada técnica que não condiz com o perfil do cliente, na verdade pode até trazer prejuízos.

 

Sendo assim, veja algumas estratégias de vendas para utilizar em sua loja.

 
  1. Planejamento

Tudo começa com planejamento. Você precisa definir quem é seu público ideal para entender como abordá-lo. A partir disso, você deve pensar em 

  • Atração;

  • Atendimento.

  • Tom de voz da marca

Levando em conta estes pontos, é possível definir objetivos que deseja atingir com o uso das técnicas. 

 

Então, é importante analisar os resultados e verificar se as metas foram atingidas. Identificar quais estratégias deram certo e quais não deram e empregar outras estratégias para chegar ao objetivo, que pode ser, por exemplo, atrair mais clientes ou aumentar em 20% as vendas.

 
  1. Tenha uma estratégia

Ter estratégia consiste em conhecer o seu cliente, suas necessidades, seus desejos, além de conhecer bem o seu produto.

 

Desta forma, você tem mais assertividade ao oferecer um produto que vai solucionar o problema do seu cliente.

 
  1. Oferecer uma solução para um problema e não um produto

Os clientes desejam comprar uma solução para um determinado problema e não apenas um produto. Mas ele não tem consciência disso.

 

Então, cabe ao vendedor mostrar ao cliente qual é o problema que ele tem e oferecer um produto que traz a solução para o problema dele.

 

Desta forma, você consegue estabelecer uma conexão com o cliente. Essa técnica mostra que você o entende, que o compreende.

  1. Flexibilidade

Cada cliente que entrar em sua loja é único e possui particularidades únicas. Logo, é preciso saber ouvir o que cada um deseja e precisa e então oferecer a solução certa para cada um deles.

 

Por exemplo, um executivo precisa de camisa social, mas um estudante, pode apenas precisar de uma camiseta.

 

Por isso, ter flexibilidade é importante para captar quais são as necessidades, anseios e desejo de cada cliente.

 
  1. Resiliência

O dia a dia de um vendedor envolve muitos obstáculos que vem em forma de  nãos e da pressão por ter que vender. Ser resiliente é ter a capacidade de superar esses obstáculos e continuar a oferecer seu melhor para o próximo cliente.

  1. Marketing

Marketing e vendas caminham lado a lado. É através das estratégias de marketing e suas ferramentas que a loja vai atrair o público desejado e estabelecer uma comunicação com ele.

 

Algumas das ferramentas bastante utilizadas no marketing atualmente são:

  • Site;

  • Uso de redes sociais;

  • Campanhas de e-mail marketing

Por isso, utilize essas ferramentas de marketing, tanto como estratégias de vendas, quanto para manter um relacionamento com clientes e atrair novos.

Conclusão

O desempenho de uma loja é determinado por uma série de fatores, que vão desde o planejamento dos objetivos até o pós-venda.

 

Nesse percurso muitas técnicas de vendas podem ser empregadas para alavancar as vendas. Mas as estratégias de vendas não são fixas. Elas variam de acordo com o cliente, com o tipo de loja.

 

Assim, não faz sentido, uma loja que atende clientes de classe alta oferecer recarga de bilhete unico. Assim como não faz sentido vender camisa social em uma loja voltada para roupas de praia ou Esporte Maranhense.

 

As técnicas de vendas que devem ser utilizadas com cada cliente nesses exemplos são diferentes e saber usar a técnica certa pode definir se você é um bom vendedor ou não, além de definir o faturamento da sua loja.

 
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