18/05/2022 às 17h37min - Atualizada em 18/05/2022 às 17h35min

DIA NACIONAL DE COMBATE AO GLAUCOMA: O QUE PRECISAMOS SABER DESSA DOENÇA?

26 de Maio é comemorado o dia Nacional de Combate ao Glaucoma, criado com o intuito de conscientizar e alertar sobre a doença.

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

(Foto: Divulgação)
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6,5 milhões de brasileiros têm alguma deficiência visual. A principal causa da cegueira irreversível no mundo é o glaucoma, atingindo algo em torno de 80 milhões de pessoas, segundo a Associação Mundial de Glaucoma.

O glaucoma é uma doença silenciosa que provoca a atrofia e até a morte do nervo óptico. Como ele é o responsável por fazer a conexão entre a imagem captada na retina e o cérebro, acaba ficando comprometida a transmissão de sinais entre esses dois órgãos, o que pode levar à cegueira de forma irreversível. Na maioria dos casos a doença decorre do aumento da pressão intraocular por uma desorganização entre o líquido produzido pelo olho internamente (o humor aquoso) e a drenagem no seio camerular (o ralo do olho).
Mas hoje sabe-se que existem outras causas para a fraqueza do nervo como por exemplo a má circulação nos microvasos que nutrem o próprio nervo óptico numa condição chamada de glaucoma de pressão normal.  Trata-se de um processo lento, que pode progredir durante anos, até o aparecimento dos primeiros sintomas.

De acordo com o médico Oftalmologista, Drº Alan Coelho, alguns fatores predispõem o surgimento do glaucoma: pressão intraocular elevada; histórico familiar; idade (o glaucoma tende a aparecer nos pacientes acima dos 40 anos); afrodescendência; ser portador de doenças oculares (tumores, descolamento de retina e inflamações aumentam o risco de glaucoma - glaucoma secundário) e de outros problemas de saúde (diabetes, doenças cardíacas, hipertensão, hipertireoidismo, etc.). Além desses itens, o uso prolongado de medicamentos à base de corticosteroides também podem aumentar a pressão intraocular.

Apesar de multifatorial, o único fator que nós médicos conseguimos intervir de maneira eficaz é através da redução da pressão intraocular, que pode ser feita por colírios, cirurgias ou tratamento com laser.

A prevenção é a melhor forma de identificar precocemente o glaucoma e iniciar o tratamento antes mesmo do paciente começar a ter perdas visuais. O diagnóstico é feito diretamente pelo médico na lâmpada de fenda e muitas vezes não precisa de exames outros para tal. Os exames auxiliam na condução e progressão da doença e também para verificar se, apesar da redução da pressão intraocular, o nervo óptico continua a apresentar perda neuronal, o que pode levar o médico a substituir colírios ou indicar terapias a laser ou até cirurgias (convencionais ou com implantação de próteses de drenagem).
Consulte o médico oftalmologista regularmente e procure saber mais da história ocular da sua família, essa é a melhor maneira de combatermos juntos esse, e muitos outros problemas.

Drº Alan Daividson Coelho

Instagram: @dr_alan_coelho
Contato: (11) 98588-5666
E-mail: [email protected]
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp