18/05/2022 às 15h11min - Atualizada em 18/05/2022 às 15h07min

O que é crédito consignado? Saiba como conseguir

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Se existe um momento do nosso país onde as pessoas estão precisando de um dinheiro extra, definitivamente é agora. Nós ainda estamos vivendo os reflexos da pandemia, e isso fica bem claro financeiramente no país.

 

Porém, nem sempre conseguir um empréstimo é fácil, e isso acontece por diversas razões. Algumas pessoas não querem ter que lidar com os juros que podem ser bem altos dependendo da situação.

 

E isso coloca a pessoa em uma posição delicada, ou ela fica sem o dinheiro que ela tanto precisa e continua no aperto e sem comprar aquela coisa que precisa, ou ela entra em uma dívida gigantesca que pode acabar virando uma bola de neve maior ainda.

 

O medo de ser um devedor é bem alto, já que segundo a Agência Brasil, nós temos mais de 65,2 milhões de inadimplentes, e esse número só faz crescer.

 

Mas então qual é a solução para isso? Conseguir juros mais baixos na hora de fazer um empréstimo, e isso é possível através dos empréstimos consignados, e se você nunca ouviu falar sobre isso, você veio ao lugar certo, já que vamos explicar mais sobre esse tipo de empréstimo menores para você.

 

O que é o empréstimo consignado?

Começando então explicando o que é essa modalidade de empréstimo que pode ajudar muitas pessoas. Essa modalidade consiste em um empréstimo cujo o dinheiro cobrado mensalmente da pessoa é descontado diretamente da sua folha de pagamento.

 

E exatamente porque o pagamento do empréstimo é descontado diretamente da folha de pagamento, não existem muitas formas de haver inadimplências. E isso faz com que os juros desse tipo de empréstimo sejam menores.

 

Isso porque um dos grandes motivos de as agências cobram caro dos juros, é pelo número de inadimplência que existe, assim, eles tentam conseguir o máximo de dinheiro possível com receio de que os pagamentos simplesmente parem.

 

Com o dinheiro saindo diretamente da folha salarial, as agências se sentem mais seguras em conceder empréstimos, sendo um ótimo negócio para todos os envolvidos no empréstimo, já que a pessoa vai ter algo que ela vai ter condições de pagar, juros que não vão ser exorbitantes, e como o salário já vai vir com o valor do empresto descontado, a pessoa nem ao menos tem a oportunidade de fazer algo de errado e gastar um dinheiro a mais que poderia comprometer o pagamento do empréstimo.

 

Como esse tipo de empréstimo é contratado?

 

Explicado exatamente o que é o empréstimo consignado, é hora de falar um pouco sobre a sua contratação. Primeiro de tudo é importante ter em mente que existem algumas coisas específicas nas quais a pessoa deve se encaixar para conseguir contratar essa modalidade.

 

Primeiro que aposentados e pensionistas do INSS tem uma certa vantagem nessa hora, e eles tem uma facilidade bem maior para conseguir contratar o empréstimo, uma vez que tudo pode ser feito de forma menos burocratizada.

 

O mesmo vale para trabalhadores do setor público, eles acabam tendo uma facilidade maior para contratar esse empréstimo, além também de ter acesso a uma ótima taxa de juros.

 

Até por isso existem muitas pessoas que pensam que apenas os pensionistas, aposentados e funcionários públicos podem contratar esse tipo de empréstimo, e isso não é exatamente verdade.

 

A verdade é que isso varia um pouco de agência para agência, então trabalhadores também podem, contanto que o trabalho seja em carteira assinada, e também que a agência em questão considere que o trabalho dela, a renda dela e tudo seja consignável.

 

Existem algumas agências públicas que fazem empréstimos assim, como a Caixa Econômica Federal por exemplo, mas também existem agências particulares como a Viscoa Brasil, que tem suas regras próprias e pode abranger um público até maior.

 

Como fazer um empréstimo consignado?

Para fazer esse tipo de empréstimo pode ser muito fácil e sem grandes burocracias, principalmente se você for parte dos grupos de aposentados e pensionistas do INSS ou então funcionário público.

 

Primeiro a pessoa deve escolher qual agência ela vai usar para poder fazer seu empréstimo. A pessoa deve se certificar de que ela está tendo os parâmetros necessários para poder contratar o empréstimo, e em seguida essa pessoa deve conferir ainda se a agência realmente tem juros que valem a pena.

 

Lembre-se de que a ideia desse empréstimo é conseguir juros abaixo de um empréstimo menor, por isso não é uma boa ideia contratá-lo se o empréstimo não tiver condições melhores do que de um tradicional.

 

Com a agência devidamente escolhida, basta entrar no site e preencher os dados que são exigidos, a aguardar que esse empréstimo seja devidamente aceito. Uma vez que seus dados forem conferidos, você vai poder ter acesso ao dinheiro na data prevista pela agência, e depois disso você pode desfrutar do dinheiro, com as cobranças chegando mensalmente descontadas do seu salário.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp