06/05/2022 às 14h40min - Atualizada em 06/05/2022 às 14h39min

Como modernizar um prédio antigo? Saiba tendências

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Edifícios antigos têm uma certa beleza e personalidade. É claro que novos lançamentos são criados para as necessidades atuais, mas às vezes podem não ter personalidade. Renovar uma estrutura antiga é bom para a comunidade local, pois transforma uma estrutura destruída em algo excitante e novo.

 

A taxa média de crescimento da remodelação de imóveis comerciais nos últimos cinco anos foi de 8,9%. Devido a uma variedade de fatores, incluindo a falta de espaço disponível e o tempo necessário para começar do zero, as empresas estão se voltando mais para imóveis reformados do que para novas construções.

 

Você deve se lembrar que na hora de fazer uma reforma, deve estar atendo a todos os detalhes para não ter problemas futuros, como, por exemplo, se você vai fazer uma reforma em um hospital os gestores precisam se atentar a tudo desde a instalação de expurgo hospitalar, até a mangueira de incêndios.

 

Tudo deve ser tratado com muita atenção, o mesmo vale para a reforma de prédios antigos, não pode haver erros com a estrutura e outros detalhes. 

 

Aqui estão algumas coisas a serem lembradas se você estiver pensando em reformar um edifício antigo e adaptá-lo às necessidades modernas.

Garantir a integridade da estrutura

As paredes não devem ser removidas sem a orientação de um engenheiro estrutural especializado em edifícios. Ninguém quer investir milhares de reais em reformas só para o telhado desabar devido à instabilidade.

 

Este também é um bom momento para verificar a fundação do edifício e certificar-se de que todos os andares acima do solo são sólidos. Além disso, considere as necessidades do proprietário, as áreas que podem conter equipamentos pesados ​​devem ser reforçadas.

Melhore a eficiência energética

Prédios mais antigos tendem a ter janelas antigas e muito fluxo de ar, o que pode custar uma fortuna em aquecimento ou refrigeração. Os reformadores devem procurar substituir a versão de painel único por uma contraparte de painel duplo ou mesmo triplo. Também podem optar por janelas maiores para deixar entrar mais luz natural e/ou um modelo que regule a temperatura ao longo do dia.

 

Realize uma auditoria energética para descobrir todas as maneiras de tornar o a estrutura elétrica do prédio mais moderna e a mais ecológica possível.

 

Os profissionais da construção podem avaliar os edifícios e identificar oportunidades para maximizar a eficiência energética. Essa abordagem de gerenciamento de energia pode fornecer a investidores e construtores avaliações de projetos orientadas por dados.

Reparar o sistema de climatização e canalização

Ao reformar um prédio antigo, há várias coisas que formam a base e devem ser consideradas em primeiro lugar. Caso haja dutos de climatização, é necessário se atentar a esses itens também. Inspecione os dutos do sistema de climatização e certifique-se de que os dutos atendam aos códigos modernos e atendam aos requisitos.

 

Algumas empresas exigem tubos de água em toda a estrutura. Outros podem apenas precisar instalar o encanamento no banheiro e na cozinha. Ter uma ideia para o layout final da reforma permitirá que as pessoas decidam onde a fiação deve estar e ajudará o técnico a fazer um trabalho melhor.

Adicione recursos de alta tecnologia

Os edifícios de hoje devem ter acesso à Internet de alta velocidade e estar prontos para outros recursos tecnológicos à medida que mais e mais dispositivos são adicionados para uso comercial e pessoal.

 

Só porque alguém está comprando um prédio existente não significa que não possa procurar prédios próximos a cabos de fibra ótica. Áreas que passaram por extensas reformas são mais propensas a exigir tecnologia. Os cabos devem entrar no prédio para garantir que toda a estrutura esteja conectada para uso futuro da tecnologia.

 

Os edifícios também podem ser adaptados para incorporar tecnologias inteligentes que automatizam o aquecimento, refrigeração, iluminação e outras funções importantes. 

 

Com aproximadamente 40% do uso de energia em edifícios, atribuível apenas à iluminação, esses recursos proporcionam ganhos rápidos para proprietários e inquilinos. Os custos de energia podem ser reduzidos com mudanças simples como iluminação LED ou mudanças abrangentes como sistemas integrados de automação predial.

 

Preservar características históricas

De acordo com uma pesquisa com a geração Y, cerca de 97% apreciam o valor da preservação de edifícios mais antigos. Eles apoiam a reutilização do que já existe, em vez de construir algo novo.

 

Esta geração está provando que está se mudando para as grandes cidades e revitalizando casas antigas, não se mudando para os subúrbios para comprar novas casas.

 

Uma das razões pelas quais as pessoas adoram restaurar edifícios antigos é porque eles geralmente têm elementos únicos que simplesmente não são encontrados em edifícios mais novos, como colunas de madeira esculpidas à mão em escadas ou vitrais lindos.

 

Essas são apenas algumas coisas que você pode fazer na hora de reformar um prédio antigo. Com certeza ao contratar um arquiteto ele vai te ajudar com muitas outras ideias de modernização.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp