28/04/2022 às 11h52min - Atualizada em 28/04/2022 às 11h44min

As principais tendências da área do marketing esportivo!

Se há algo que possa unir indivíduos dos mais diversos países para servir a um propósito que é o esporte. Grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo da FIFA, e os Jogos Olímpicos estão aí para demonstrar isso. Com esse entusiasmo no coração, as pessoas da indústria perceberam como parte do Marketing Esportivo uma oportunidade para o desenvolvimento de novas ideias.

Ao fazer isso, é possível fortalecer as relações com diferentes espectadores também e, obviamente, aumentar a quantidade de dinheiro que esses eventos geram. Afinal, o mercado esportivo é um dos maiores mercados de dinheiro.

Você conhece as especificidades sobre o que é Marketing Esportivo e quais são as últimas tendências nele? Isso é exatamente o que discutiremos nesta peça elaborada pela 22Bet. Se você se interessou pelo tema e gostaria de conhecer as principais oportunidades do mercado nos próximos anos, continue acompanhando!

O que é Marketing Esportivo?

Cada vez mais popular, o Marketing Esportivo é um método eficiente e lucrativo para ajudar a criar oportunidades de negócios. Trata-se de usar o esporte como um método de engajamento e comunicação.

Desta forma é possível trazer as características distintas do mundo do esporte que inclui equipas, marcas e os melhores atletas, é fonte de emoções, paixão e outras emoções - com a implementação de truques de marketing.

Isso levou a um aumento na receita e na popularidade de eventos, marcas e atletas, que estão atraindo fãs e incentivando o esporte como negócio.

Diz-se que, na maioria das nações, o Marketing Esportivo é responsável não apenas pelos negócios, mas também pela criação do culto ao esporte e, porque cada país tem seu próprio conjunto de preferências esportivas. Oportunidades estão sendo criadas constantemente.

Qual é a importância do Marketing Esportivo?

Em geral, o Marketing Esportivo utiliza as funções primárias da publicidade, com importantes características relacionadas ao esporte como paixão, competição e emoções.

No final das contas, o marketing acaba utilizando as atividades que o jogador e sua equipe fazem como um poderoso método de venda e comercialização de um item ou serviço.

No Brasil, há grandes quantias de dinheiro arrecadadas, por exemplo, com o uso de logotipos de patrocinadores nos uniformes dos clubes, como é o caso das partidas de futebol. É uma estratégia de marketing simples que pode render um retorno enorme para as empresas.

Em particular, ao patrocinar equipes e atletas, as empresas investem recursos na coleta de resultados, conquistas e outros recordes de atletas. Ao contar com um bom planejamento e planejamento, as empresas acabam sendo reconhecidas como socialmente responsáveis, aspecto fundamental para julgar o público.

Como o Marketing Esportivo funciona?

O esporte, como já dissemos anteriormente, é que pode desencadear as mais variadas emoções. A mais destacada é a paixão de um torcedor por um time esportivo específico ou evento em si.

Marketing Esportivo Então, trabalha-se de uma forma que foque nesses sentimentos, interagindo com os indivíduos e até atraindo novos seguidores. Se o programa for adequadamente desenhado e implementado considerando os principais desenvolvimentos no campo, o resultado é positivo.

Principais tendências do Marketing Esportivo!

Assim como em outras áreas do marketing, como outras indústrias, os esportes utilizam tendências para auxiliar na tomada de decisões e criar campanhas mais eficientes. Encontre as principais tendências abaixo:

Programas de sócio-torcedor

 

Enquanto passavam por uma era de estagnação (que prejudicou os cofres do clube) Os programas sócio-torcedores foram aprimorados e, atualmente, são um dos desenvolvimentos mais destacados no Marketing Esportivo.

Hoje, o principal objetivo dessas iniciativas é a criação de mais interações com o parceiro, com o objetivo de atrair e manter os clientes. Para isso, são oferecidas mais facilidades e benefícios especiais para os contribuintes.

Promoção às atletas e equipes femininas

É evidente que o número de amantes e fãs de esportes aumentou significativamente nos últimos anos, uma questão que não pode ser ignorada pelo mundo da publicidade. Assim, a inclusão das mulheres nas ações de Marketing Esportivo é inevitável e está alinhada com uma das grandes tendências do momento.

Hoje, estamos sendo confrontados com atletas do sexo feminino que são embaixadoras da marca para grandes marcas. A tendência começou com tenistas como Maria Sharapova e Serena Williams, mas agora está se expandindo para novas áreas, incluindo o futebol.

Outro exemplo interessante de ações pode ser constatado na campanha da Nike que viralizou nas redes sociais e destacou as dificuldades que as mulheres muçulmanas devem enfrentar ao se tornarem atletas. A campanha foi pensada para divulgar seus novos produtos no ano de 2018: que foi o Hijab Pro (hijab, do árabe se refere ao véu ou lenço usado no mundo islâmico pelas mulheres islâmicas).

Causas sociais

É um esporte que ultrapassa os limites das quadras, campos, arenas, piscinas e outros locais onde pode ser praticado. Nesse sentido, a importância dos atletas e demais entidades no meio esportivo é crescente e vai além dos resultados alcançados por meio de suas atividades esportivas.

É possível dizer que esses atletas muitas vezes são modelos para o restante da sociedade além de auxiliar no desenvolvimento de caráter para os torcedores de seus filhos como exemplo. É exatamente aí que um dos desenvolvimentos mais marcantes do Marketing Esportivo dos últimos tempos é a conexão com as questões sociais.

No futebol, podemos olhar o caso da campanha de incentivo à doação de sangue, realizada através do Esporte Clube Vitória com Pênalti: “Meu sangue é vermelho e preto”. Nesta campanha, as cores da camisa anteriores ao vermelho e preto, mudaram para as cores branco e vermelho. Quando as metas de doação fossem alcançadas, a cor original retornaria lentamente à camisa do time.

Redes sociais

As redes sociais são consideradas uma das maiores amigas do Marketing Digital, não há dúvidas. Mas saiba que eles também são ótimos instrumentos para o Marketing Esportivo.

Os clubes estão investindo cada vez mais nas vastas oportunidades oferecidas pelas redes. À medida que buscam fazer parte do mercado de marketing, vendem espaços publicitários em suas transmissões e postagens (ou transmissões ao vivo). Isso significa que eles podem aumentar as receitas, o conteúdo, o engajamento e o engajamento dos fãs.

Realidade virtual 

A realidade virtual é certamente uma tecnologia empolgante para o setor de publicidade. Isso porque, em vez de saturar os consumidores com anúncios sem fim, os profissionais de marketing podem criar experiências imersivas que atraem curiosidade e atenção.

No Marketing Esportivo, aproximam o fator atenção das emoções, proporcionando às pessoas experiências que além de lucrativas, podem ser extraordinárias.

Na Copa do Mundo da FIFA deste ano(tm). Por exemplo, a Coca-Cola promoveu uma ação onde os jogadores entraram em uma recriação idêntica do vestiário do Estádio do (Maracanã) e foram “transportados” para o campo via realidade virtual. Eles jogaram um jogo inteiro, sem conseguir se levantar da cadeira.

Em 2016 em 2016, a NBA (famosa liga norte-americana de basquete) começou a transmitir jogos em realidade virtual. Isso encorajou outras ligas a seguirem o mesmo. Isso fez da (RV) um dos principais desenvolvimentos para o Marketing Esportivo.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp