Se há algo que possa unir indivíduos dos mais diversos países para servir a um propósito que é o esporte. Grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo da FIFA, e os Jogos Olímpicos estão aí para demonstrar isso. Com esse entusiasmo no coração, as pessoas da indústria perceberam como parte do Marketing Esportivo uma oportunidade para o desenvolvimento de novas ideias.
Ao fazer isso, é possível fortalecer as relações com diferentes espectadores também e, obviamente, aumentar a quantidade de dinheiro que esses eventos geram. Afinal, o mercado esportivo é um dos maiores mercados de dinheiro.
Você conhece as especificidades sobre o que é Marketing Esportivo e quais são as últimas tendências nele? Isso é exatamente o que discutiremos nesta peça elaborada pela 22Bet. Se você se interessou pelo tema e gostaria de conhecer as principais oportunidades do mercado nos próximos anos, continue acompanhando!
Cada vez mais popular, o Marketing Esportivo é um método eficiente e lucrativo para ajudar a criar oportunidades de negócios. Trata-se de usar o esporte como um método de engajamento e comunicação.
Desta forma é possível trazer as características distintas do mundo do esporte que inclui equipas, marcas e os melhores atletas, é fonte de emoções, paixão e outras emoções - com a implementação de truques de marketing.
Isso levou a um aumento na receita e na popularidade de eventos, marcas e atletas, que estão atraindo fãs e incentivando o esporte como negócio.
Diz-se que, na maioria das nações, o Marketing Esportivo é responsável não apenas pelos negócios, mas também pela criação do culto ao esporte e, porque cada país tem seu próprio conjunto de preferências esportivas. Oportunidades estão sendo criadas constantemente.
Em geral, o Marketing Esportivo utiliza as funções primárias da publicidade, com importantes características relacionadas ao esporte como paixão, competição e emoções.
No final das contas, o marketing acaba utilizando as atividades que o jogador e sua equipe fazem como um poderoso método de venda e comercialização de um item ou serviço.
No Brasil, há grandes quantias de dinheiro arrecadadas, por exemplo, com o uso de logotipos de patrocinadores nos uniformes dos clubes, como é o caso das partidas de futebol. É uma estratégia de marketing simples que pode render um retorno enorme para as empresas.
Em particular, ao patrocinar equipes e atletas, as empresas investem recursos na coleta de resultados, conquistas e outros recordes de atletas. Ao contar com um bom planejamento e planejamento, as empresas acabam sendo reconhecidas como socialmente responsáveis, aspecto fundamental para julgar o público.
O esporte, como já dissemos anteriormente, é que pode desencadear as mais variadas emoções. A mais destacada é a paixão de um torcedor por um time esportivo específico ou evento em si.
Marketing Esportivo Então, trabalha-se de uma forma que foque nesses sentimentos, interagindo com os indivíduos e até atraindo novos seguidores. Se o programa for adequadamente desenhado e implementado considerando os principais desenvolvimentos no campo, o resultado é positivo.
Assim como em outras áreas do marketing, como outras indústrias, os esportes utilizam tendências para auxiliar na tomada de decisões e criar campanhas mais eficientes. Encontre as principais tendências abaixo:
Enquanto passavam por uma era de estagnação (que prejudicou os cofres do clube) Os programas sócio-torcedores foram aprimorados e, atualmente, são um dos desenvolvimentos mais destacados no Marketing Esportivo.
Hoje, o principal objetivo dessas iniciativas é a criação de mais interações com o parceiro, com o objetivo de atrair e manter os clientes. Para isso, são oferecidas mais facilidades e benefícios especiais para os contribuintes.
É evidente que o número de amantes e fãs de esportes aumentou significativamente nos últimos anos, uma questão que não pode ser ignorada pelo mundo da publicidade. Assim, a inclusão das mulheres nas ações de Marketing Esportivo é inevitável e está alinhada com uma das grandes tendências do momento.
Hoje, estamos sendo confrontados com atletas do sexo feminino que são embaixadoras da marca para grandes marcas. A tendência começou com tenistas como Maria Sharapova e Serena Williams, mas agora está se expandindo para novas áreas, incluindo o futebol.
Outro exemplo interessante de ações pode ser constatado na campanha da Nike que viralizou nas redes sociais e destacou as dificuldades que as mulheres muçulmanas devem enfrentar ao se tornarem atletas. A campanha foi pensada para divulgar seus novos produtos no ano de 2018: que foi o Hijab Pro (hijab, do árabe se refere ao véu ou lenço usado no mundo islâmico pelas mulheres islâmicas).
É um esporte que ultrapassa os limites das quadras, campos, arenas, piscinas e outros locais onde pode ser praticado. Nesse sentido, a importância dos atletas e demais entidades no meio esportivo é crescente e vai além dos resultados alcançados por meio de suas atividades esportivas.
É possível dizer que esses atletas muitas vezes são modelos para o restante da sociedade além de auxiliar no desenvolvimento de caráter para os torcedores de seus filhos como exemplo. É exatamente aí que um dos desenvolvimentos mais marcantes do Marketing Esportivo dos últimos tempos é a conexão com as questões sociais.
No futebol, podemos olhar o caso da campanha de incentivo à doação de sangue, realizada através do Esporte Clube Vitória com Pênalti: “Meu sangue é vermelho e preto”. Nesta campanha, as cores da camisa anteriores ao vermelho e preto, mudaram para as cores branco e vermelho. Quando as metas de doação fossem alcançadas, a cor original retornaria lentamente à camisa do time.
As redes sociais são consideradas uma das maiores amigas do Marketing Digital, não há dúvidas. Mas saiba que eles também são ótimos instrumentos para o Marketing Esportivo.
Os clubes estão investindo cada vez mais nas vastas oportunidades oferecidas pelas redes. À medida que buscam fazer parte do mercado de marketing, vendem espaços publicitários em suas transmissões e postagens (ou transmissões ao vivo). Isso significa que eles podem aumentar as receitas, o conteúdo, o engajamento e o engajamento dos fãs.
A realidade virtual é certamente uma tecnologia empolgante para o setor de publicidade. Isso porque, em vez de saturar os consumidores com anúncios sem fim, os profissionais de marketing podem criar experiências imersivas que atraem curiosidade e atenção.
No Marketing Esportivo, aproximam o fator atenção das emoções, proporcionando às pessoas experiências que além de lucrativas, podem ser extraordinárias.
Na Copa do Mundo da FIFA deste ano(tm). Por exemplo, a Coca-Cola promoveu uma ação onde os jogadores entraram em uma recriação idêntica do vestiário do Estádio do (Maracanã) e foram “transportados” para o campo via realidade virtual. Eles jogaram um jogo inteiro, sem conseguir se levantar da cadeira.
Em 2016 em 2016, a NBA (famosa liga norte-americana de basquete) começou a transmitir jogos em realidade virtual. Isso encorajou outras ligas a seguirem o mesmo. Isso fez da (RV) um dos principais desenvolvimentos para o Marketing Esportivo.