28/04/2022 às 11h19min - Atualizada em 28/04/2022 às 11h18min

Como fazer para tirar estrias? Dicas que funcionam

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

 

Como fazer para tirar estrias é uma das perguntas mais frequentes entre as mulheres, afetando aproximadamente 80% delas.

Juntamente com as celulites, as estrias são as maiores vilãs das mulheres, particularmente pelo seu aspecto.

A boa notícia é que, embora as estrias não possam desaparecer totalmente, elas podem ser atenuadas quando são recentes.

O ideal é assim que você perceber o primeiro sinal de estria, tratar o quanto antes.

Para te ajudar, vamos mostrar aqui algumas soluções para remover as estrias, ou pelo menos deixá-las menos visíveis!

O que são estrias?

Antes de você saber como fazer para tirar estrias, o que são estrias?

São consequência de um estiramento das fibras elásticas das camadas profundas da pele por extensões cutâneas muito violentas e rápidas.

Embora não sejam perigosas para a saúde, as estrias provocam unicamente um incômodo estético, em razão das marcas na pele.

Podem estar localizadas na barriga, seios, braços, quadris, glúteos, pernas ou coxas, sendo de tamanhos variáveis e com um aspecto violeta, rosa ou branco.

A cor da estria é uma marca de sua evolução. Uma estria recente apresenta uma tonalidade violeta, uma cor que mostra que há uma inflamação.

Quanto mais a estria é antiga e profunda, mais sua cor vai ficando mais clara. Quando a cor branca da estria se estabiliza, é que as fibras se tornam rígidas em volta da cicatriz.

Quais as causas de estrias?

Um ganho de peso importante e uma alteração hormonal (caracterizada por uma taxa de cortisol elevada) são as duas principais causas de estrias.

Muito comum durante a gravidez, geralmente são rosas, e cerca de 70% de mulheres grávidas apresentam estrias, geralmente na barriga, seios e coxas.

Os tecidos cutâneos se esticam, a espessura da derme diminui, a pele se racha e forma uma cicatriz. 

As estrias também podem surgir:

  • Durante a adolescência;

  • Quando há um grande ganho de peso;

  • Em casos de esforços musculares intensos;

  • Ao usar corticoides orais;

  • Em pessoas que sofrem de síndrome de Cushing, uma doença endócrina caracterizada por uma secreção excessiva de cortisol.

Além disso, algumas pessoas têm maior risco que outras, seja por uma predisposição genética, bem como peles mais claras.

Como fazer para tirar estrias?

Como já mencionado acima, se você não pode fazer desaparecer totalmente as estrias, é possível melhorar sua aparência a partir de alguns cuidados.

Veja, a seguir como fazer para tirar estrias e preveni-las:

Hidratação

Hidratar diariamente as diferentes áreas mais suscetíveis às estrias é a primeira coisa para evitar o seu aparecimento, principalmente durante a adolescência, gravidez e menopausa.

Utilize um creme hidratante de qualidade ou um óleo vegetal, como óleo de amêndoas ou de coco, ambos ricos em ácidos graxos e vitaminas A e E, ajudando a hidratar, nutrir e favorecer a produção de colágeno.

Creme anti-estrias

Hoje em dia, muitos tratamentos corporais utilizam cremes anti-estrias para hidratar, favorecer a elasticidade da pele, prevenir as marcas e atenuar as estrias.

Ao realizar uma massagem com esses cremes, permite estimular as células produtoras de colágeno, proteína essencial para o desenvolvimento das fibras elásticas da pele.

Massageando delicadamente as diferentes áreas do corpo, além de aumentar o número de fibroblastos, melhora a resistência dos tecidos cutâneos.

Medicina estética

Se você tentou de tudo de como fazer para tirar estrias e nada funcionou, outra solução é a medicina estética.

Alguns desses procedimentos são o laser e o peeling, mas devem ser feitos apenas se o dermatologista achar conveniente.

Como fazer para tirar estrias: remédios caseiros

Existem alguns remédios caseiros que você pode utilizar para tirar ou atenuar as estrias. Veja alguns deles:

  • Óleo de coco + óleo de amêndoas doces: misture meia colher de óleo de coco com meia colher de óleo de amêndoas, e a mesma quantidade de suco de limão e açúcar. Massageie nas áreas afetadas para promover a elasticidade da pele;

  • Limão + abacate + mel: misture uma colher de sopa de mel com suco de um limão e metade de um abacate bem amassado, até obter uma pasta bem homogênea. Aplique nas estrias várias vezes na semana;

  • Suco de batata: deve ser aplicado de manhã e à noite nas estrias pequenas. Depois deixe secar e lave com água fria.

 

Veja também: 5 passos para emagrecer de forma natural e saudável

Considerações finais

Você viu que existem várias maneiras de como fazer para tirar estrias, e apesar de não ser possível eliminá-las completamente, pelo menos, você poderá torná-las menos visíveis!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp