25/04/2022 às 09h48min - Atualizada em 25/04/2022 às 09h47min

Contabilidade para iniciantes: entenda princípios básicos

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Nos dias atuais, podemos reparar que o avanço da tecnologia vem sendo algo muito significativo e, com ele, diversos setores de diferentes empresas acabam sendo cada vez mais valorizados e respeitados.

 

Um exemplo de setor que exerce uma importância enorme e um papel fundamental dentro de muitas empresas é o setor da contabilidade, que é um setor altamente necessário para o desenvolvimento e o crescimento das empresas, já que, seu primeiro princípio básico está pautado na organização das informações.

 

Apesar de ser um setor que merece destaque, muitos empresários ainda não conseguem reconhecer tamanha importância da contabilidade e, consequentemente, acabam deixando de lado na hora de contratar os funcionários. 

 

Pensando, então, nas dúvidas recorrentes que surgem nesse cenário, separamos aqui neste artigo os principais tópicos a respeito desse tema que está cada vez mais em destaque. 

 

Aqui falaremos desde os princípios mais básicos até os conceitos mais complexos que estão agrupados no conceito de contabilidade. Assim, continue a leitura e conheça os principais pontos que um iniciante deve tomar cuidado no gerenciamento da empresa, atrelado ao setor contábil e suas funcionalidades.

O conceito de contabilidade

A princípio, antes de falarmos, de fato, sobre a contabilidade e suas funcionalidades, objetivos e finalidades dentro de uma empresa, precisamos entender um pouco mais sobre o conceito. 

 

Apesar de parecer algo complexo, a contabilidade é, simplesmente, a ciência que tem por responsabilidade estudar e analisar as funções e as ações de uma empresa no que diz respeito à orientação, controle e registro dos atos de administração econômica. 

 

De maneira mais simples e resumida, podemos enquadrar o conceito de contabilidade como um conjunto de práticas de cálculos e registros referente às movimentações financeiras de determinada empresa ou escritório. 

 

Logo, tendo em vista esse conceito, entender a importância da contabilidade é uma tarefa mais simples e menos complexa, já que está atrelado, simplesmente, à questão da organização no que diz respeito à administração. 

 

Além da organização, a contabilidade tem um papel importante e fundamental para a tomada de decisões de certas empresas, ainda mais no que diz respeito ao ramo financeiro e administrativo. 

 

Ademais, contratar uma empresa de contabilidade, apesar de parecer complicado, é uma tarefa que não demanda segredo, visto que, existem inúmeras empresas do ramo em diferentes localidades, como, por exemplo, empresas de contabilidade em Volta Redonda, em São Paulo, em Campinas, em Lorena e em diversos outros locais. 

Entendendo melhor sobre a contabilidade

Para os iniciantes no ramo, é importante estar sempre por dentro dos principais dados relacionados à contabilidade e, antes de tudo, entender quais são os princípios básicos relacionados a esse tema.  

 

Quanto aos princípios básicos, não existem muitos segredos. A partir do momento que o cidadão entende que a contabilidade está relacionada com a organização e com o melhor desenvolvimento da empresa, tudo fica um tanto quanto mais simples. 

 

Além disso, para o empresário que deseja obter sucesso na sua empresa ou na sua firma, o mais indicado é que invista em um escritório de contabilidade de alto poder, com contadores capacitados para melhor desenvolverem suas exigências e, consequentemente, fazer com que sua empresa obtenha muito sucesso. 

Ficando por dentro dos objetivos e das finalidades

As finalidades e os objetivos de um escritório de contabilidade estão bastante relacionados e atreladas uma à outra, no entanto, é importante destacar o papel que cada uma delas exerce dentro de uma empresa.

 

No que diz respeito às finalidades, a contabilidade é útil em uma empresa para lidar com diferentes situações, já que, apesar de qualquer coisa, sua função maior é a organização e o desempenho da empresa. 

Nesse sentido, a principal finalidade da contabilidade está relacionada com a ciência da riqueza, ou seja, ela mostra o quão importante é ficar por dentro dos dados da empresa para, assim, definir onde a empresa pode ou não chegar. 

 

Já ao pensarmos nos objetivos, podemos mencionar que, o maior deles está diretamente relacionado com a obtenção de informações econômicas, as quais serão o ponto de partida para definir a situação econômica e financeira da sua empresa. 

 

Assim, agora que já conseguimos falar um pouco sobre os princípios básicos relacionados à contabilidade e, além disso, falar sobre as finalidades e objetivos, precisamos entender quais são os principais erros atrelados a essa função e quais as principais áreas de atuação. 

Principais áreas de atuação 

As principais áreas de atuação de um contador são as seguintes:

 
  • Comercial; 

  • Ambiental; 

  • Tributária;

  • Bancária;

  • Industrial;

Principais erros 

Quantos aos erros de contabilidade, existem alguns que não devem ser cometidos em hipótese alguma, como, por exemplo, os listados a seguir. Confira:

 
  • Não emitir notas fiscais;

  • Não contratar um bom contador;

  • Não dar atenção necessária ao tributário;

  • Realizar cálculos equivocados;

  • Misturar as finanças pessoais e empresariais;

  • Não dar atenção para o gerenciamento e para a análise de informações;

  • Realizar a maioria das tarefas de forma manual;

  • Não preparar a equipe financeira

 

Assim, agora que você já entendeu um pouco mais sobre o assunto e é novo na área, fique atento para não cometer nenhum desses erros e seguir a rédea todas as dicas mencionadas anteriormente.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp