25/04/2022 às 09h11min - Atualizada em 25/04/2022 às 09h10min

O que é empréstimo consignado e como conseguir?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O crédito é um facilitador na hora de realizar sonhos, como viajar ou comprar algo que se deseja. Também é uma ajuda na hora do aperto. E é nessas horas que as pessoas recorrem ao crédito pessoal ou limite de cheque especial, cujas taxas de juros são altíssimas. 

 

No entanto, as pessoas fazem essa opção pois não sabem o que é emprestimo consignado, ou não sabem que, talvez, tenham direito a essa modalidade de crédito, que oferece maiores prazos de pagamento, menores taxas de juros e facilidade para contratar.

 

Neste artigo você vai descobrir o que é credito consignado, quais são as suas características, suas vantagens. Além disso, vai descobrir quem pode fazer e como conseguir o crédito consignado.

O que é empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito pessoal na qual a parcela do empréstimo é debitada diretamente do benefício, contracheque ou holerite.

Características do empréstimo consignado

O que diferencia este tipo de empréstimo das demais modalidades de crédito é que, no consignado, o valor da parcela referente ao empréstimo é debitado diretamente do contracheque ou benefício.

 

Ou seja, no caso de aposentado e pensionista do INSS já recebe o benefício com o valor da parcela abatida. Da mesma forma acontece com o servidor público.

 

Outra característica dessa modalidade de crédito é a taxa de juros reduzida em relação a outras opções de crédito disponíveis no mercado. Isso é possível já que o valor da parcela é descontado da conta de recebimento reduzindo o risco de atraso e de não pagamento da parcela.

 

Uma das características do crédito consignado é que ele é descontado diretamente do benefício INSS de aposentados e pensionistas ou do salário de funcionários públicos ou privados.

Vantagens do crédito consignado

  • Menores Taxas de juros;

  • Facilidade para contratar;

  • Maior prazo para pagamento. Em alguns casos, pode chegar até 120 meses.

Quem pode fazer empréstimo consignado

Uma das principais características do empréstimo consignado é o desconto direto no contracheque ou benefício, somente podem fazer um empréstimo consignado:

  • aposentados;

  • pensionistas do INSS; 

  • servidores públicos;

  • funcionários de algumas empresas privadas.

Como conseguir crédito consignado

Para contratar o crédito consignado, verifique se a instituição  que vai fornecer o crédito possui convênio com a sua fonte pagadora (empresas públicas, privadas, ou o INSS, no caso de aposentados e pensionistas).

 

Além disso, atente-se ao valor máximo da parcela do empréstimo que não pode ultrapassar 35% do salário ou benefício respondido, conforme determina a com a Lei Nº 10.820, de 2003. Desses 35%, 30% é para empréstimo consignado e 5% para quem tem cartão consignado.


Sendo, assim, para contratar é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • RG;

  • CPF; 

  • comprovante de residência;

  • comprovante de renda (seu contracheque ou número de beneficiário do INSS).

 

Apesar de uma maior facilidade para contratar, o cliente passa por uma série de análises: análise de crédito, score de crédito e análise de perfil.

 

É importante ficar atento na hora da contratação pois muitas empresas acabam embutindo outros valores ao empréstimo, como:

  • Taxa de abertura de crédito;

  • Taxa de cadastro;

  • Seguro (como seguro desemprego, para cobrir parcelas caso você perca o emprego);

  • Seguro prestamista.

Outro ponto que se deve ter atenção é quanto aos descontos das parcelas. Faça o acompanhamento para garantir que o que está sendo descontado foi o valor combinado na contratação.

Conclusão

Se você é aposentado, pensionista do INSS, servidor público, saiba que tem à sua disposição a opção de usar o crédito consignado para realizar sonhos ou mesmo sair do aperto. 

 

Em geral, nem todo mundo entende o que é credito consignado ou o que é emprestimo consignado e por isso acaba optando pelo crédito pessoal ou limite de cheque especial.

 

É o que acontece com funcionários de empresas privadas. A grande maioria desconhece o fato de que algumas empresas privadas também oferecem essa modalidade de crédito para seus funcionários. Por isso, verifique junto ao RH da sua empresa se ela tem esta opção.

 

O crédito consignado é um tipo de crédito pessoal, porém com menores taxas de juros, maior prazo de pagamento e facilidade de contratação. Mesmo assim, você vai passar por algumas análises, como de crédito, de perfil e de socre.

 

Mas estando tudo certo, você terá uma opção de crédito muito mais vantajosa para realizar seus sonhos ou equilibrar novamente sua vida financeira.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp