22/04/2022 às 13h42min - Atualizada em 22/04/2022 às 13h42min

Como otimizar o setor financeiro de uma ME?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Depois de formalizar MEI ou ME, e ter uma empresa, o setor financeiro pode ser considerado o coração de uma empresa. É ele que conecta todos os setores da empresa e também é a partir dele que são tomadas as decisões mais importantes para a empresa, como alterar mei.

 

Logo, a saúde financeira da empresa depende essencialmente do bom funcionamento do setor financeiro. 

Importância de otimizar o setor financeiro

A otimização dos setores de uma empresa é uma maneira de garantir que os prazos que foram pré-estabelecidos no planejamento do negócio.

 

Portanto, o trabalho eficiente resulta em tarefas executadas com mais agilidade e precisão, o que favorece aplicar esforços nas tarefas seguintes.

 

Esse comportamento se reflete nos demais setores e melhora o funcionamento da empresa, resultando em promoções, premiações e valorização do trabalho dos funcionários.

 

Nesse sentido, a otimização é ainda mais relevante quando se trata do setor financeiro, pois o impacto dele reverbera em toda a empresa.

Dicas para otimizar o setor financeiro

Quase tudo em uma empresa depende do setor financeiro, como:

  • recursos para comprar ativos;

  • investir em ferramentas para otimizar os outro setores;

  • pagar fornecedores;

  • fornecer capacitação para os colaboradores.

Sendo assim, é preciso otimizá-lo para que possa suprir as necessidades dos outros setores tão logo ela surja, além de conferir mais agilidade em seus processos. veja abaixo dicas de como otimizar o setor financeiro da sua empresa.

Analisar a estrutura do setor financeiro

Apesar de cada empresa ter as suas especificidades, a estrutura básica do setor financeiro está presente em todas elas, como: contas a pagar, contas a receber, faturamento e conciliações. A estrutura estabelecida pode impactar o funcionamento do setor e produtividade dos funcionários.

Produtividade

Independente da estrutura do setor financeiro de sua ME, retrabalho e gargalos no fluxo de operação podem ser problemas de produtividade.

 

Diante disso, é preciso mapear os processos para identificar os possíveis gargalos, através da descrição do fluxo de informação e de atividades e, então, estabelecer um padrão. Assim, os resultados da empresa melhoram quando os processos são bem estruturados.

 

Vale também encontrar melhores soluções para os desafios de redução de custos, otimização de tempo e melhoria no desempenho dos colaboradores.

Contabilidade

A contabilidade está diretamente conectada ao setor financeiro, Assim, é ela que cuida dos ativos e passivos patrimoniais da empresa, que envolve estoque, equipamentos, imóveis, etc.

Também compete à contabilidade as alterações que impactam no capital da empresa e dá subsídios para tomada de decisões atreladas a dinheiro.

Métricas e indicadores

Acompanhe e avalie o desempenho da empresa. Os resultados desse acompanhamento podem indicar a necessidade de aumentar a produtividade no setor financeiro.

 

Neste caso, utilize ferramentas e metodologias para fazer análise processual e direcionamento técnico do seu departamento financeiro.

Controle fluxo de caixa

Controlar o fluxo financeiro é importante para garantir uma gestão eficiente do setor financeiro. E isso tem relação com a checagem frequente de tudo que entra e sai e, principalmente, entender quais os tipos de movimentação padrão.

 

Desta forma, consegue-se avaliar os gastos e recebimentos principais, identificar quais são constantes, pontuais e, ainda, como agir para evitar desperdícios e otimizar as finanças.

 

Uma forma de otimizar o controle de fluxo de caixa e poupar tempo é usar plataformas de gestão financeira.

Monitorar a inadimplência

Altos índices de inadimplência são prejudiciais para o setor financeiro e se agravam quando não há acompanhamento. Sendo assim, o monitoramento permite identificar a inadimplência tão logo ocorra e agir para aumentar as chances de receber o valor no menor tempo possível.

Utilizar ferramentas de gestão financeira

O setor financeiro possui diversas atividades manuais como gerar relatórios, analisar dados e registros, por exemplo. Por isso, adotar o uso de softwares de gestão reduz a possibilidade de erros humanos, que podem até mesmo causar prejuízos.

 

Assim, os softwares de gestão contribuem para evitar erros, agilizar processos e ajuda a definir estratégias para o negócio. 

Comunicação com os demais setores

Há empresas que têm seus processos compartilhados, em que os setores funcionam isoladamente, inclusive o financeiro. Mas se deseja otimizar o setor financeiro da sua empresa, trabalhe para que os departamentos se comuniquem a fim de agilizar e otimizar os processos, bem como estabeleça uma comunicação aberta e clara com os colaboradores.

Conclusão

O setor financeiro é o centro de toda empresa e se ele funciona bem, os demais setores conseguem funcionar mais livremente e de forma eficiente. Mas se o financeiro não está bem, então toda a estrutura da empresa é comprometida, podendo gerar prejuízos e até mesmo seu fechamento.

 

Isso não costuma acontecer com MEI, por exemplo, já que se trata de uma empresa individual, mas se ela cresce altera mei, se tornando uma ME, aí o cenário muda.

 

Por isso é importante agir no sentido de otimizar o setor financeiro da sua empresa e não apenas ele. Trabalhe para que todos os setores se comuniquem, adote o uso de softwares de gestão e finanças para tornar os processos e a comunicação mais veloz e eficaz e assim, evitar erros humanos que geram retrabalho e prejuízos.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp