09/04/2022 às 08h43min - Atualizada em 09/04/2022 às 08h42min

7 dicas para sonhar coisas boas e ter uma boa noite de sono

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Dormir bem deve ser um hábito incluído na rotina de todo ser humano, pois é durante o sono que nosso corpo se restaura, como por exemplo, o reparo dos tecidos, a síntese de proteínas e o crescimento muscular.

 

Durante a noite quando estamos dormindo é o momento de recarregar as energias e regular seu metabolismo, esse são fatores muito importantes para manter o corpo e a mente saudáveis.

 

Os especialistas apontam que em média uma pessoa precisa dormir 8 horas por dia, sem interrupções. Porém esse número pode oscilar de acordo com a idade e com as necessidades de desenvolvimento do indivíduo.

 

Recomenda-se então que:

 
  • Bebês necessitam dormir de 12 a 16 horas por dia;

  • Crianças precisam dormir cerca de 9 a 13 horas por dia;

  • Adolescentes cerca de 8 a 10 horas ao dia;

  • E que adultos durmam de 7 a 8 horas por dia em horários regulares e um sono de qualidade.

Veja algumas dicas para ter bons sonhos na hora de dormir

Que todos nós sonhamos ou temos pesadelos isso é um fato, mas você já parou para pensar em como podemos fazer para ter uma noite com bons sonhos?

 

Certamente você já deve ter tido aqueles sonhos estranhos e ficou pensando no que significava, que te fez chegar ao ponto de querer procurar na internet o que significava tal sonho. Como exemplo, o que é sonhar com escorpião, ou o que é sonhar que está caindo de um penhasco. Entre outros sonhos que podemos ter.

 

Normalmente, os sonhos são um reflexo do nosso cotidiano, como preocupações, emoções e isso pode trazer assuntos perturbadores ou confusos. Veja abaixo o que podemos fazer para ajudar a ter bons sonhos na hora de dormir.

 

Tome conta da higiene do sono

 

Algumas dicas para você cuidar da higiene do sono é sempre dormir e acordar no mesmo horário, evitar celulares e televisão à noite antes de dormir, manter seu quarto com uma boa luminosidade e temperatura, isso com certeza vai aumentar as chances de você ter uma boa noite de sono.

Faça exercícios físicos 

 

Fazer exercícios frequentemente é uma das coisas que podem te ajudar a ter uma noite de sono. Mas cuidado para que esses exercícios não sejam feitos a noite, pois pode causar agitação e isso pode atrapalhar sua noite de sono, podendo ter um sono mais agitado.

 

Possua um ritual de sono

 

Para ter um ritual do sono, você pode incluir a prática de meditação, banho quente, ler um livro, aromaterapia, fazer um chá relaxante, respiração e meditação. Esse ritual pode trazer muitos benefícios à saúde e também indica ao seu cérebro que está chegando a hora de dormir.  

 

Evite bebidas alcoólicas 

 

O álcool para parecer te dar uma sensação relaxante, mas saiba que ele interfere de forma bem significativa na hora do sono. Podendo trazer pesadelos e sonhos bem agitados, então evite ingerir bebidas alcoólicas de maneira excessiva antes de dormir.

 

Procure fazer refeições leves

 

Quando dormimos de barriga cheia, pode causar mal estar, piorando a qualidade de sono, por isso é importante fazer refeições leves, para ter uma boa noite de sono.

 

Atenção na sua posição para dormir

 

Uma pesquisa realizada em 2004 aponta que pessoas que dormem do lado esquerdo têm tendência a ter mais pesadelos do que as que dormem do lado direito, tendo uma piora na qualidade do sono. Experimente mudar sua posição para dormir e observe se a mudança no conteúdo dos seus sonhos.

 

Cuide da sua ansiedade

 

As pessoas que são detectadas com transtorno de ansiedade podem ter uma maior tendência a ter pesadelos, do que aquelas que não têm diagnóstico nenhum. Então busque formas de manobrar a sua ansiedade com psicoterapia, pode ser uma maneira bem útil de diminuir os sonhos ruins. 

E se você ainda tiver sonhos perturbadores que estão afetando seu dia-a-dia, não exite em buscar uma ajuda especializada. 

 

Benefícios de ter uma boa noite de sono

Uma boa noite de sono e com um tempo necessário, pode trazer diversos benefícios para sua saúde do seu organismo em geral. 

 

Além de liberar a produção de hormônios, fortalecer o sistema imunológico, e fortalecer a memória, veja abaixo os benefícios de ter uma boa noite de sono.

 
  • Evitar acidentes ocasionados pelo cansaço; 

  • Melhorar sua capacidade de socializar e também seu humor;

  • Diminuir o estresse;

  • Melhor concentração;

  • Adoecer com uma menor frequência;

  • Reduzir o risco de manifestar doenças como problemas cardíacos e diabetes;

  • Garantir um peso saudável.

 

Saiba alguns riscos a saúde que podem se desenvolver pela má qualidade do sono

 

Quando a pessoa dorme menos de 8 horas por dia, atrapalha o desenvolvimento do seu organismo, podendo gerar alguns tipos de doenças como:

 
  • Obesidade;

  • Doenças cardiovasculares, como hipertensão;

  • Diabetes;

  • Constantemente resfriado;

  •  Mudanças imunológicas;

  • Transtornos mentais.

 

Quando se tem uma boa qualidade de sono, as pessoas se sentem bem e também elevam as chances de viver uma vida mais saudável e produtiva.



 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp