29/03/2022 às 09h54min - Atualizada em 29/03/2022 às 09h52min

As balanças devem ser calibradas com frequência?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

As balanças são objetos conhecidos de forma datada pelo humano há 7 mil anos. Desde sua criação nos tempos antigos, as balanças mudaram muito e dependem de sistemas diferentes para funcionarem corretamente. 

 

Há muitas balanças e modelos diferentes que funcionam para alguns setores específicos, como da indústria, do comércio, da saúde como em laboratórios, por exemplo, ou em setores onde é preciso pesar as peças e conferir seus valores para precificá-las e evitar a perda de lucro ou material. 

 

As balanças também são utilizadas por pessoas a fim de aferir seus pesos, o que é muito importante para garantir a saúde corporal e checar o seu peso médio.

 

Dentro da indústria e de outros setores dos negócios que necessitam do uso da balança, é comum que haja algumas questões quanto à calibração de balanças. O período de calibração pode mudar dependendo do tipo de setor em que esse modelo de balança é usado e também se há  a necessidade de ter um certificado de calibração para cada balança presente em um estabelecimento.

 

Todo equipamento de pesagem, independentemente da tecnologia aplicada em sua fabricação, sofre desgaste com o uso e requer calibrações periódicas para que sua exatidão seja mantida. 

 

Sendo assim, sem que sejam feitas essas calibrações, é impossível que a balança continue oferecendo bons resultados, com números corretos. Apenas a calibração periódica pode oferecer essa segurança. 

 

As balanças são feitas exatamente para uma pesagem precisa. Sendo assim, deve-se permitir que as calibragens ocorram, as quais acabam se tornando uma obrigação do estabelecimento.

O que é a calibração da balança?

A calibração de balança é uma comparação quantitativa. Para verificar a leitura de uma balança, é colocado um peso de referência no prato. O erro é definido como a diferença entre o valor medido (a leitura) e o valor real (o peso de referência). Se esse erro é confiável ou não, será descrito em seguida. No final da calibração da balança, é gerado um certificado que relatará as leituras da balança, comparando-as com um valor de referência.

 

Os tipos de tolerância aplicados resultam em uma declaração final de aprovação ou reprovação da balança. Caso seja reprovada, o ideal é que a balança tenha que ser trocada ou talvez passe por um ajuste para melhorar seus resultados. Os testes de rotina são ideais para garantir a qualidade da balança e sua precisão.

Com que frequência as balanças devem ser calibradas?

A frequência com que as balanças devem ser calibradas depende primeiramente de seu local de instalação. Se o local é frequentado por muitas pessoas, está em um espaço aberto e a balança fica exposta a muitas condições climáticas, poderá ter um desgaste mais rápido do que uma balança que esteja em local com menor quantidade de pessoas, fechado e sem interferências climáticas como chuva ou sol que podem afetar o produto. 

 

As balanças usadas com frequência precisam de uma verificação muito mais  constante.

 

Outro fator que deve ser considerado é a recomendação da marca que fabricou a balança, tendo em vista que ela saberá melhor sobre a variação de tempo entre as calibragens. Em geral, o que é necessário e recomendado para as balanças são:

 
  • calibração a cada 12 meses;

  • verificações diárias ou a cada uso;

  • verificações intermediárias ou verificação simples em pontos selecionados, ou seja, a cada mês;

  • verificações intermediárias ou uma verificação da repetitividade, ou seja, a cada 6 meses.

 

Há muitas vantagens nesses períodos de calibrações, podendo ajudar a empresa com a certeza de que não haverá perda de lucro.

Quais são as vantagens da calibração da balança?

As calibragens oferecem muitas vantagens. Entre elas, o fato de permitir que os resultados da balança funcionem da forma correta.

 

A calibragem também reduz riscos com perda de lucro, ajuda na detecção de desgaste dos equipamentos, além de oferecer medições mais confiáveis e permitir que a conformidade ocorra, caso haja auditorias externas ou internas.

Existe alguma diferença entre calibração e ajuste?

Muitos confundem os termos calibração e ajuste, porém eles possuem algumas diferenças importantes. O ajuste ocorre em casos específicos, enquanto a calibração é realizada para outros diversos casos. 

 

A calibração é um ato que precisa da apresentação de uma derivação de incerteza de medição, apenas assim ela se torna possível. O ajuste é definido como uma maneira de modificar indicações de uma balança e otimizar seu processo com ajuda de um sistema.

Como posso garantir a precisão dos resultados de pesagem?

Como já mencionado, a precisão dos resultados ocorre caso haja uma calibração que combine com a frequência de uso, o local onde a balança está instalada, os tipos de objetos que são pesados por ela e outros fatores compatíveis. 

 

Para garantir que a pesagem seja eficiente, é preciso sempre investir na calibração correta do equipamento.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp