29/03/2022 às 09h51min - Atualizada em 29/03/2022 às 09h50min

5 dicas indispensáveis para economizar e organizar suas finanças

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Ninguém gosta de passar sufoco e ter que quebrar a cabeça para terminar o mês com o saldo positivo, certo? Em tempos de crise econômica, a calculadora virou a melhor amiga de grande parte dos brasileiros, que têm que fazer milagres para deixar as contas sempre em dia.
 
Independente se você trabalha em uma empresa de usinagem de peças, ou com entregas pelo aplicativo, a dificuldade financeira vai sempre existir ainda mais quando não existe organização nem economia em relação às suas finanças.
 
Então, para que você não precise mais passar sufoco em todo final de mês, separamos 5 dicas consideradas indispensáveis para você conseguir economizar e organizar suas finanças da melhor maneira possível. Boa leitura!

1.Anote seu orçamento de maneira geral

O primeiro passo é anotar o seu orçamento de maneira geral, é preciso colocar na ponta do lápis, qual é a sua realidade financeira em todos os aspectos. Veja quanto dinheiro você ganha por mês e quanto você gasta dentro deste período.
 
Dessa forma, você consegue calcular de forma muito mais precisa, quanto de dinheiro você está gastando de forma errada ou desnecessária. Calcule conta por conta, cada gasto ou estimativa de gasto, e se preciso, consulte o extrato do seu último mês. Busque ser o mais assertivo possível e entender o quanto é o seu orçamento de maneira geral.

2.Faça um planejamento e veja o que pode ser cortado

Depois de conseguir ter uma visão geral de seus ganhos e gastos, é hora de começar a planejar o que você vai fazer com aquele seu dinheiro, e quais contas desnecessárias podem ser riscadas de uma vez da sua lista.
 
Fazer a manutenção do exaustor centrífugo é algo tão crucial no momento? Enquanto aos serviços de streaming? Você utiliza todos? Talvez esteja gastando mais do que o planejado com o carro, o transporte público talvez seja uma boa opção.
 
Coloque tudo isso na balança e veja o que você pode remover ou ao menos diminuir, qualquer coisa a mais do que o necessário ou que realmente seja desnecessário pode entrar na lista.
 

3.Defina suas prioridades e calcule a importância de cada coisa

Ao mesmo tempo em que você começa a remover itens que não são tão relevantes e necessários para o seu cotidiano, é fundamental também pensar em definir quais são suas prioridades, e do que você não abre mão de forma alguma. Isso vai fazer com que você consiga enxergar com mais clareza, aquilo que você precisa ou não gastar dinheiro.
 
Caso você tenha muitas prioridades, calcule a importância de cada uma, e veja qual possui o melhor custo benefício em relação à relevância para você, tente ser inteligente e sempre deixar as prioridades como um gasto fixo, sem oscilações e já dentro do seu planejamento.

4.Mantenha uma reserva de emergência e veja seus objetivos a médio e longo prazo

 
Você tem algum dinheiro sobrando? Uma pequena reserva para trocar a junta rotativa, ou consertar o carro que quebrou? Muitas pessoas gastam até o último centavo do seu dinheiro, então quando surge qualquer imprevisto fora do planejamento, acabam sendo extremamente prejudicadas, acumulando dívidas e passando por perrengues desnecessários.
 
Mantenha sempre uma reserva de emergência disponível para qualquer eventualidade, isso vai fazer com que, caso aconteça algum contratempo você esteja preparado para lidar com a situação sem afetar seu orçamento geral.
 
Também é importante saber quais são seus objetivos a médio e longo prazo, saiba o que você busca dentro de um até dez anos, e comece a traçar uma meta para que você consiga alcançá-los.

5.Fuja dos parcelamentos e encare sua realidade de maneira inteligente

Por fim, sabemos que a maioria dos brasileiros adora um cartão de crédito, e por mais que ele tenha centenas de vantagens, é sempre importante ficar de olho nas parcelas. Tente não fazer parcelamentos longos ou que prejudiquem o seu controle de orçamento mensal.
 
É fundamental encarar a sua realidade, tanto na hora de montar as parcelas como dentro do cotidiano, então, toda e qualquer compra e ação que for realizar, é preciso saber se você pode ou não pagar depois, seja realista e planeje de acordo com seu orçamento.
 
Você acha que com as nossas dicas você pode economizar e sobrar um dinheiro no final do mês? Conte pra gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar com seus amigos!
 
 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp