29/03/2022 às 09h50min - Atualizada em 29/03/2022 às 09h49min

O que faz um analista de SEO?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O marketing digital é uma área que tem crescido muito nos últimos anos, e junto com ele, novas profissões também foram surgindo, como quem trabalha com a gestão de tráfego, como copywriting e com a produção de anúncios.
 
Entre as diversas novas áreas deste segmento, temos também o analista de SEO. Essa é considerada uma das funções mais importantes, afinal, manter seu site sobre transformador de solda sempre no topo é considerado uma estratégia importante dentro do marketing digital.
 
Mas você já tinha escutado falar sobre um analista de SEO? Sabe o que ele representa dentro do mercado ou qual a função que ele tem? No texto de hoje vamos mostrar tudo para você, então se prepare e tenha uma ótima leitura.
 

Afinal, o que faz um analista de SEO?

Dentro das diversas especialidades que existem no mercado de marketing digital, o analista de SEO é um dos mais procurados e com a melhor remuneração, isso porque, ele tem como função, aumentar o tráfego e otimizar seu site dentro das plataformas de buscas como Bing, Yahoo ou Google.
 
Ele é quem monta as estratégias de SEO (Search Engine Optimization), e faz com que, seu conteúdo e seu site esteja sempre no topo das pesquisas, de forma totalmente orgânica. Análise dos códigos do site, html, urls, navegação e usabilidade, são alguns pontos que esse profissional tem que analisar.
 
Além disso, a produção e a revisão de conteúdo já existente é, provavelmente, a principal função de quem trabalha neste segmento, é fundamental, montar textos e estratégias correspondentes ao SEO e otimizar as páginas já existentes, também com coerência nessa funcionalidade.
 
Uma empresa que vende luva de vaqueta, por exemplo, ao contratar um profissional desta área, espera que ele consiga colocar seu site, blog e conteúdos sempre no topo dos buscadores, de maneira totalmente gratuita e utilizando as estratégias de SEO.
 

Quais as funções principais do profissional desta área?

 
Quem trabalha como analista de SEO possui 4 funções principais, a primeira e talvez principal delas, é em relação às pesquisas das palavras-chaves. Para isso é necessário analisar o volume mensal de palavras pesquisadas, e saber selecionar as melhores para cada empresa e situação.
 
Além disso, ele também realiza a função de SEO on e off page, precisando ficar de olho em corrigir possíveis erros de programação, certificar de que, as palavras-chaves serão usadas da maneira correta, olhar pontos como URL e sitemap, e ficar atento às oportunidades de criação de conteúdos compartilháveis e de qualidade, relacionados a links externos ou parcerias com outros sites.
 
Por fim, ele é responsável pela análise de métricas, para mensurar e saber se uma campanha está desempenhando bem ou não, utilizando o Google Analytics para ter noção sobre seus conteúdos, sites, blogs, e ser mais assertivo na tomada de decisão e possíveis alterações necessárias.

Qual é o salário?

A média salarial de um analista de SEO, varia entre 2.048,50 e 2.413,00, sendo esse o valor recebido pela maioria das pessoas que atuam nessa área, porém, o valor mínimo já registrado foi 1.004,00, enquanto o máximo de 6.420,00.
 

Quais as qualificações e habilidades requeridas?

Existem algumas qualificações e habilidades necessárias para atuar como analista de SEO, a primeira e talvez principal, é ter experiência ou graduação na área de marketing, também é preciso ter familiaridade com as principais plataformas de buscas, como o Google, e ter experiência com a seleção e utilização de palavras-chaves diversificadas, como usinagem de peças, por exemplo.
 
Ter uma boa redação, experiência e conhecimento em SEO e suas técnicas, e saber sobre algoritmos e fatores de ranqueamento, também são pontos imprescindíveis para um analista de SEO.
 
Já na parte de habilidades, é preciso ter capacidade de analisar dados e otimizar as páginas de acordo com as informações coletadas, conhecimento em programação básica, como HTML e de User Experience, além de uma ótima comunicação escrita e o domínio completo das táticas de SEO.
 
Você já conhecia a profissão de analista de SEO? Acha que essa pode ser uma das áreas de atuação mais populares dentro de um futuro próximo? Dê sua opinião nos comentários e não se esqueça de compartilhar nosso texto!
 
 
 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp