25/03/2022 às 17h29min - Atualizada em 25/03/2022 às 17h28min

Vinicius de Lima Neves : Phishing , entenda o perigo

Divulgação
 

Vinicius de Lima Neves fala um pouco mais sobre os perigo do Phishing , que é considerado um golpe bastante comum na internet.

Phishing é um tipo de ataque de engenharia social frequentemente usado para roubar dados do usuário, incluindo credenciais de login e números de cartão de crédito. 

Ocorre quando um invasor, disfarçado de entidade confiável, engana a vítima para que ela abra um e-mail, mensagem instantânea ou mensagem de texto. 

O destinatário é então induzido a clicar em um link malicioso , o que pode levar à instalação de malware, ao congelamento do sistema como parte de um ataque de um vírus específico ou à revelação de informações confidenciais .

Um ataque pode ter resultados devastadores. Para indivíduos, isso inclui compras não autorizadas, roubo de fundos outras credenciais ou roubo de identidade.

ataque também pode ser direcionado diretamente para grandes empresas famosas, com o intuito de um ataque coletivo.

Nesse último cenário, os funcionários são comprometidos para contornar medidas de segurança, pois o ataque pode distribuir maldwares que conseguem acesso privilegiado a dados protegidos.

Uma organização que sucumbe a esse ataque normalmente sofre graves perdas financeiras, além de diminuir a participação de mercado, a reputação e a confiança do consumidor. 

Dependendo do cenário, uma tentativa de phishing pode se transformar em um problema de segurança do qual uma empresa terá dificuldade em se recuperar.

Vinicius de Lima Neves : Como se defender do Phishing ?

A proteção contra ataques de phishing exige que os usuários e as empresas tomem medidas.

Para os usuários, a vigilância é fundamental. Uma mensagem falsa geralmente contém erros sutis que expõem sua verdadeira identidade. 

Isso pode incluir erros de ortografia ou alterações em nomes de domínio, que costuma ser um erro bastante comum dos criminosos. Os usuários também devem parar e pensar , e se questionar por que estão recebendo esse e-mail.

Nas empresas as campanhas educativas também podem ajudar a diminuir a ameaça de ataques de phishing ao impor práticas seguras, como não clicar em links de e-mail externos.

A educação se torna o fator principal para que usuários e colaboradores de empresas não venham a cair nesse tipo de golpe.

Sobre o autor

Vinícius de Lima Neves se trata de um jovem empresário especialista no ramo de tecnologias. Por muito tempo Vinícius se tornou um especialista em segurança digital, colaborando com diversas empresas.


Enviado por Sua Imprensa

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp