17/03/2022 às 11h21min - Atualizada em 17/03/2022 às 11h13min

Moda cristã: ela existe?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Existe um receio quando falamos sobre alguns assuntos com pessoas religiosas, principalmente por medo de ferir algum princípio que a pessoa segue. Curiosamente dentre tantos assuntos delicados, a moda não é um problema.

 

Os evangélicos desenvolveram ao longo do tempo uma moda própria, com conjuntos de roupas que não agridem seus princípios e que são tão estilosos quanto qualquer outra moda lançada pelo mercado tradicional.

Agora, para você entender como surgiu a moda cristã, precisa antes vislumbrar o passado recente. No início dos anos 90’ havia em média 19 milhões de evangélicos no Brasil. Já em 2020, este número subiu para 109 milhões. 

 

Com estes dados, você deve imaginar que o mercado para esse nicho deva ser bem atraente, não é mesmo? Pois ele é relativamente novo, e com muita demanda. Foi essa a ideia que tiveram muitos empresários do ramo de vestimenta quando perceberam essa necessidade muitas vezes dentro de casa. 

 

Com a globalização e as redes sociais ganhando força ao longo dos anos, foi um processo natural que os jovens evangélicos quisessem também expressar sua personalidade através das roupas. Afinal, a moda é uma forma de arte, e arte é expressão.

 

Com isso, o mercado da moda evangélica surgiu e criou um mundo de possibilidades para jovens e adultos expressarem suas emoções e personalidade no dia a dia através das roupas.

 

Obviamente este nicho segue um padrão de conceitos estipulados pelas próprias igrejas. Saias não podem ser curtas, blusas não podem ser coladas de mais ou decotadas, e as estampas e cores precisam ser vivas e que proporcionem influência para harmonizar a vida dos consumidores.

 

Separamos dois produtos principais que fazem parte desse universo para você ficar por dentro:

 

Saias evangélicas

Estas vestimentas possuem um padrão bem rigoroso: precisam passar do joelho para baixo, para não mostrar partes como as coxas, e nem passar sensualidade.

O objetivo da moda cristã está na beleza e personalidade, não na sensualidade, embora já exista movimentos e empresas que tentam trazer isso para as peças íntimas,  o que é um outro departamento que não vamos ousar adentrar.

 

Até aqui, você já deve ter notado o principal objetivo das roupas evangélicas femininas, certo? Pois bem. Então você consegue perceber que o mercado da moda tradicional não converge com o evangélico, e isso pode ser demonstrado não só no comprimento das roupas, mas também na objetividade como explicamos.

Famílias tradicionalistas, que tendem a cuidar da imagem da mulher e do homem, tendem a consumir mais o jeans e também tecidos com cores neutras. Raramente vislumbramos estampas, e as poucas que vimos são de marcas já consagradas no mercado evangélico, como uma bem famosa que você deve conhecer: os smilinguidos. Isso mesmo, aquela formiguinha criada na década de 80 por jovens cristãos.

 

Embora hoje ainda não tenha muitas marcas desse tipo, é um mercado que está em ascensão, e provavelmente veremos muitas marcas surgirem e ficarem famosas. 

 

Mas agora, vamos para a outra peça de roupa bem famosa no mundo evangélico:

Jaquetas

Estas vestimentas são muito habituais, principalmente por serem discretas e combinarem facilmente com qualquer outra peça de roupa.

 

Hoje existem vários modelitos por aí, com tecidos diversos e até o couro, que por muito tempo foi refutado por cristãos. Acontece que o couro hoje em dia é visto como uma roupa que sensualiza o corpo da pessoa, por ser justo e por causa do mercado tradicional o sensualizar.

 

Acontece que no mercado evangélico, temos uma outra visão e forma de utilizar este produto. Além disso, as peças de roupa fabricadas com este material tendem a ser mais resistentes ao tempo, desgastando menos, e combinam com quase tudo. Geralmente é a peça de roupa preferida entre os jovens, além do jeans, é claro.


Conclusão

Se você acha que a moda é restrita ao mercado tradicional, se enganou profundamente. Hoje existe moda cristã, voltado para vários segmentos, principalmente o evangélico. E isso é uma coisa muito positiva, pois é mais uma forma dos jovens desse grupo demonstrarem seu humor e personalidade.

 

Se você é evangélico e não concorda com a moda, deixa seu comentário, com respeito, explicando seu ponto de vista. E se você for um evangélico da moda, deixe seu comentário também. Assim podemos construir um debate saudável que possa beneficiar a todos.

 

Esperamos que tenham gostado do conteúdo, e fiquem de olho pois logo postaremos mais conteúdo sobre isso.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp