10/03/2022 às 08h46min - Atualizada em 10/03/2022 às 08h45min

Drogas no organismo: Malefícios e como tratar

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

No mundo todo, milhões de pessoas consomem drogas diariamente pelo bem-estar imediato que propiciam, mas seu uso causa diversos malefícios na saúde, e em alguns casos, a solução é buscar uma clínica de recuperação de drogas.

Dependência, perda de apetite, problemas de memória, depressão, câncer, os efeitos das drogas no organismo são múltiplos, principalmente nos jovens.

Na maioria das vezes, as pessoas usam as drogas para compensar um estresse ou ansiedade, aliviar uma dor crônica ou até para fazer parte de um grupo social.

Para você entender melhor, vamos mostrar como as drogas podem prejudicar a saúde da pessoa e qual a melhor maneira de tratar!

 

Quais os efeitos das drogas no corpo?

As drogas, como o álcool e a maconha, por exemplo, são substâncias chamadas “psicoativas”, e uma vez absorvidas pelo organismo, modificam uma ou várias funções do corpo e do sistema nervoso central.

Elas podem ter efeitos sobre:

  • As emoções:

  • Os pensamentos;

  • Os comportamentos;

  • O humor;

  • Vários órgãos do corpo.

O efeito da droga é o resultado da combinação de 3 fatores: a substância, o indivíduo e o contexto.

Assim, cada vez que uma dessas características muda, o efeito da droga na pessoa também muda.

Com o passar do tempo, tudo isso vai afetando a saúde física e mental do usuário de drogas, e é isso que vamos mostrar a seguir.

 

Conheça os malefícios das drogas no organismo

Em primeiro lugar, cada droga tem um potencial de afetar a saúde, mas isso depende também do consumidor, do seu comportamento, da sensibilidade e do seu estado físico e psíquico.

Os especialistas da área classificam os malefícios das drogas no organismo em três categorias: problemas físicos, psicológicos e riscos sociais.

Vamos explicar cada um deles:

Problemas fisicos

As drogas podem gerar problemas físicos a curto, médio e longo prazo.

Dessa forma, o consumo de drogas pode ir desde simples vertigens, náuseas, até perda de memória, hipertemia, problemas cardiovasculares, até a perda de consciência ou morte em razão de uma overdose.

E isso tudo pode ser potencializado se houver a combinação de vários tipos de drogas, como álcool e cocaína, por exemplo.

Um outro perigo é o risco de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, hepatite e HIV.

Problemas psicológicos

Além de prejudicar a saúde física, o consumo de drogas pode, a curto ou médio prazo, provocar:

  • Ansiedade;

  • Irritabilidade e nervosismo;

  • Alterações de humor;

  • Fobias;

  • Problemas de concentração e memória.

A longo prazo, os riscos são a depressão e problemas sérios de saúde mental.

Diversos estudos mostram que pacientes internados em clínica de recuperação masculina sofrem também de problemas psicopatológicos.

E embora a ligação entre o consumo de drogas e doenças mentais seja difícil de avaliar, a dependência constitui um terreno favorável ao surgimento ou piora dessas doenças.

Riscos sociais

Apesar dos riscos sociais não estarem ligados diretamente aos danos na saúde física e mental, a desinibição associada a certas drogas pode causar riscos imediatos, como a violência e a alteração da percepção do seu ambiente.

Por outro lado, problemas psicológicos graves, como as dificuldades nos relacionamentos e a depressão podem desencadear uma falta de socialização progressiva.

 

Como tratar?

Em caso de consumo regular de drogas, é importante buscar ajuda para tentar se livrar do vício.

Recomenda-se encontrar um profissional de saúde habilitado ou uma clínica de reabilitação, a fim de receber um tratamento completo, desde a desintoxicação, ajudar nos sintomas de abstinência, até dar todo o suporte para a reinserção no seu meio social.

O ideal é agir o mais rapidamente possível, principalmente para evitar maiores malefícios no corpo, pois alguns deles podem ser irreparáveis.

Além da própria dependência, vários tipos de câncer, transtornos mentais e até a morte.

Por isso, se você suspeitar de que um familiar ou amigo está usando drogas, procure ajuda o quanto antes!



 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp