09/03/2022 às 08h44min - Atualizada em 09/03/2022 às 08h43min

Por onde devo começar para tirar a cidadania italiana?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Se você tem interesse em obter a cidadania italiana em SP ou em qualquer outro estado, provavelmente tem dúvidas sobre por onde deve começar. 

 

O processo para se obter a cidadania italiana é composto por diversas etapas, sendo necessário dispor de tempo e atenção a detalhes burocráticos. 

 

No entanto, para dar início a sua solicitação, o que primeiramente precisa ser feito é separar os documentos necessários. 

 

Encontrar os documentos pode ser algo mais simples de se fazer, desde que você tenha seus descendentes ou ascendentes próximos. 

 

Porém, se esse não for o seu caso, essa primeira etapa será uma das mais complicadas para conseguir sua cidadania. 

 

Neste artigo, listamos quais são os documentos necessários para você dar início ao processo. Confira a seguir ! 

 

Documentos para solicitar a cidadania italiana

Se você tem direito a solicitar a cidadania italiana, ou seja, se você possui ascendentes italianos, agora é hora de organizar os documentos que comprovem isso. 

 

No geral, você precisará juntar as certidões de nascimento e casamento (para os processos judiciais) e talvez óbito (para os administrativos) das pessoas que lhe transmitem o direito à cidadania italiana. 

 

Também é necessário que você tenha a Certidão Negativa de Naturalização (CNN) do parente. Veja a lista de documentos a seguir de acordo com o grau de parentesco:

Trisavô Italiano 

  • Certidão de nascimento - emitida na Itália;

  • Certidão de casamento - emitida na Itália ou no Brasil;

  • Certidão de óbito - emitida no Brasil;

  • Certidão Negativa de Naturalização.

Bisavô 

  • Certidão de nascimento;

  • Certidão de casamento;

  • Certidão de óbito - caso já seja falecido. 

 

Avô 

  • Certidão de nascimento;

  • Certidão de casamento;

  • Certidão de óbito - caso já seja falecido. 

 

Pai

  • Certidão de nascimento;

  • Certidão de casamento;

  • Certidão de óbito - caso já seja falecido. 

 

Filho - requerente da cidadania italiana

  • Certidão de nascimento;

  • Certidão de casamento - caso já seja casado. 

 

O que é e qual a importância da Certidão Negativa de Naturalização?

Como já citamos, um dos documentos importantes para tirar a cidadania italiana é a Certidão Negativa de Naturalização (CNN). 

 

Trata-se de um documento emitido pelo Ministério da Justiça do Brasil, que tem como objetivo informar se o seu familiar italiano se naturalizou como brasileiro. 

 

A certidão pode ser solicitada pela internet. Para fazer isso, você precisará saber o nome do parente, o ano de nascimento e o nome dos pais. 

 

Essas informações são importantes para assegurar que se trata do seu antenato (ascendente), já que podem existir pessoas registradas com o mesmo nome e ano de nascimento. 

 

Também é importante colocar variações dos nomes e sobrenomes do parente no momento de fazer a solicitação da certidão. A emissão do documento é feita de forma gratuita. 

 

Qual a forma mais fácil de encontrar os documentos? 

Encontrar os documentos necessários para solicitar a cidadania italiana definitivamente é uma tarefa que pode exigir muito do seu tempo. 

 

É recomendável que o primeiro passo seja montar a árvore genealógica da sua família. O ideal é que você fale com seus familiares para obter as informações. 

 

Embora existam alguns sites disponíveis na internet que oferecem uma espécie de serviço para identificar ancestrais, o ideal é sempre consultar diretamente com a família.

 

O próximo passo é fazer a pesquisa dos documentos, para que consiga obter o máximo de informações faltantes e identificar onde estão as certidões. Isso é fundamental, já que os documentos são exigidos para reconhecer a cidadania italiana. 

 

Caso o seu direito à cidadania seja transmitido através do seu pai, comece pela certidão dele. No documento você encontrará outras informações importantes, como os nomes dos pais — que são seus avós — e nomes dos avós — que são seus bisavós —. 

 

Além disso, se tiver sorte, também encontrará a naturalidade dos seus avós, tudo em um mesmo documento. Caso encontre essa informação, ficará mais fácil localizar a certidão de nascimento do seu avô paterno. 

 

Últimas considerações

Obter a cidadania italiana, ou de qualquer outro país europeu, é o seu para muitas pessoas. Afinal de contas, com isso é possível ter acesso a inúmeras oportunidades, como morar e trabalhar em outro país. 

 

Dito isso, se você sabe que tem direito à cidadania italiana, está na hora de dar os primeiros passos e iniciar o processo para solicitar o seu reconhecimento como cidadão italiano. 

 

Embora o processo exige muita paciência e seja muito burocrático, é totalmente possível conseguir a sua cidadania italiana — desde que realmente tenha esse direito.

 

No entanto, se você está pensando em fazer isso por conta própria, precisamos avisar que talvez essa não seja uma boa ideia. 

 

O ideal é procurar por uma empresa especializada que possa te ajudar com todas as etapas do processo. 

 

Por exemplo, pode ser que você não consiga localizar todas as certidões sozinho. Ao contar com a ajuda de uma empresa confiável, ela pode te ajudar a localizar os documentos, desde que seja especializada em pesquisa de documentos no Brasil e Itália. 



 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp