04/03/2022 às 17h26min - Atualizada em 04/03/2022 às 17h24min

Como o francês pode ajudar na sua carreira digital

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Se você tem interesse em fazer um curso de francês, precisa saber que tomar essa decisão pode proporcionar inúmeros benefícios quando se trata de construir uma carreira digital. 

 

A grande questão é que o francês é uma língua muito importante, sendo a 16ª mais falada no mundo. Ele é falado em 54 países, sendo que 29 deles utilizam-o como idioma oficial ou como um de seus idiomas oficiais. 

 

São cerca de 77,2 milhões de pessoas que possuem o francês como língua materna e em todo mundo existem mais de 279 milhões de falantes do idioma. 

 

Os números acima só comprovam como aprender francês é algo importante, especialmente se você deseja trabalhar de forma digital. 

 

Na realidade, ao aprender francês você pode obter diferentes oportunidades de empregos, tanto no Brasil quanto em outros países. 

 

No entanto, se você deseja seguir uma carreira digital, e trabalhar de onde quiser, também pode aproveitar o idioma para conseguir ótimas oportunidades. 

 

Neste artigo, citaremos algumas das carreiras digitais que você pode seguir ao aprender francês. Confira! 

 

Carreiras digitais para quem sabe francês

Basicamente, o francês pode te ajudar a se destacar no mercado e até mesmo gerar oportunidades de carreiras em outros países. 

 

Dito isso, a seguir você confere uma lista com algumas carreiras digitais que você pode seguir ao aprender francês. 

 

1. Professor online de francês

Se você sente que ensinar é a sua vocação e tem fluência no francês, pode considerar ser professor online do idioma. 

 

Como o francês é uma das línguas mais estudadas atualmente, você provavelmente encontrará escolas de idiomas com vagas para professores online. 

 

No entanto, mesmo que não encontre oportunidades para trabalhar de forma remota em escolas, você mesmo pode criar divulgar o seu trabalho e dar aulas online por conta própria. 

 

Caso decida dar aulas por conta própria, tenha muita atenção para montar um bom planejamento de negócio para saber qual será o seu público-alvo. 

 

O melhor de tudo é que você poderá dar aulas de francês para pessoas em qualquer lugar do mundo que tenham interesse em aprender o idioma. 

 

2. Intérprete ou tradutor

Esses serviços linguísticos são altamente especializados e exigem mais do que ser fluente em dois idiomas. 

 

No entanto, se você estiver qualificado, oferecer tradução francesa abre muitas oportunidades para você trabalhar em casa ou em qualquer lugar. 

 

Um tradutor lida com a palavra escrita, então você pode aceitar trabalhos para traduzir manuais, instruções, poesias, artigos, livros ou manuscritos. 

 

Um intérprete faz a tradução oral e requer experiência. A maioria dos intérpretes trabalha para grandes organizações. Eles também podem ser conectados a provedores de serviços linguísticos. 

 

Ainda assim, você pode encontrar trabalho de interpretação freelance no setor de turismo e viagens. 

 

Além disso, muitos fornecedores de serviços linguísticos oferecem serviços especializados nas áreas jurídica, médica, científica ou financeira, onde é necessário o conhecimento de uma terminologia específica.  

 

3. Revisor multilíngue

Se você tem uma excelente compreensão da ortografia e gramática francesa e adora ler, pode tentar se inscrever como revisor na indústria editorial. Editoras e revistas são possíveis empregadores. Eles precisam de pessoas que possam editar e revisar materiais antes da publicação. 

 

Você também pode editar/revisar sites em francês para erros de tradução, erros de digitação e erros de ortografia. 

 

Certifique-se de que você tenha as qualificações certas, além de ser um falante fluente de francês, quando quiser trabalhar em qualquer uma das posições que sugerimos. 

 

4. Redator

Se você gosta de escrever e deseja ter uma carreira digital, pode ser um redator. E se você é fluente em francês, pode aceitar oportunidades de trabalhos para escrever no idioma. 

Você pode criar tanto conteúdo otimizado — com técnicas de SEO para mecanismos de busca —, quanto um conteúdo com foco mais jornalístico. 

A questão aqui é que você precisa escrever bem, ter um amplo conhecimento em escrita e é desejável que tenha alguma formação na área. 

Além disso, tenha em mente que você precisará ter fluência em escrita em francês, já que as ferramentas de traduções não traduzem os textos 100% corretamente. 

Você pode conseguir oportunidades tanto no Brasil quanto em outros países que possuem a necessidade de profissionais especialistas em conteúdo.
 

Conclusão

Se você deseja aprender francês não somente porque acha o idioma interessante, mas porque deseja que ele contribua de forma positiva para sua carreira profissional, essa é uma ótima decisão a ser tomada. 

Lembre-se que o francês é uma língua que está presente em diversos países. Portanto, sempre é uma boa escolha aprender o idioma. 

Além disso, no Brasil, é comum que a maioria das pessoas tenham interesse em aprender inglês e espanhol — que também são muito importantes —, e não se dedicam à língua francesa. 

Com isso, quem aprende o idioma consegue se destacar no mercado e pode seguir em diferentes carreiras, tanto presenciais quanto digitais. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que agora esteja mais claro como o francês pode ajudar a sua carreira. Saiba também como tirar cidadania italiana.

 

 

 

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp