04/03/2022 às 15h40min - Atualizada em 04/03/2022 às 15h39min

Curso de inglês remoto funciona tão bem quanto presencial? Entenda

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Se você quer aprender uma segunda língua, a melhor opção é o Inglês. Afinal, esse é o idioma "internacional", por assim dizer, uma vez que é usado para mediar relações internacionais, especialmente entre pessoas de idioma nativo pouco falado. Por exemplo, se você, que é brasileiro, viajar até a Croácia e não souber falar croata, o mais adequado é tentar se comunicar em inglês. No entanto, será que um curso de inglês remoto funciona tão bem quanto presencial?

Atualmente, com a pandemia do novo coronavírus ainda em ação (mesmo com a vacinação avançada), muitas pessoas ainda se sentem inseguras em fazer cursos presenciais ou voltar ao trabalho presencial. Por isso, as opções remotas (de trabalho e estudo) ainda são as mais populares Mas será que o curso de inglês remoto funciona tão bem quanto presencial? Essa é uma dúvida de muita gente.

Para saber se o curso de inglês remoto funciona tão bem quanto presencial, é vital entender alguns detalhes sobre o assunto e ver como essas duas modalidades podem afetar o seu aprendizado. Quer saber mais? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Curso de inglês remoto funciona tão bem quanto presencial?

A dúvida sobre a eficácia de um curso de inglês remoto não é infundada. Afinal de contas, há muitas diferenças entre um curso desses e um curso com aulas presenciais, a começar pelo contato e proximidade com o professor.

Em um curso remoto, o professor está online e, em muitos casos, sequer está ao vivo. Ou seja, são aulas gravadas em que o professor apenas explica a matéria, com possibilidades limitadas de interação. Isso é pior que uma aula presencial? Em teoria, é sim.

A questão é simples: uma proximidade maior com o professor pode significar mais chances de entender a matéria, tirar dúvidas e ter um feedback mais adequado em relação à pronúncia. No entanto, isso acontece em teoria. Afinal, muitos professores presenciais são objetivamente ruins: sabem pouco e não têm didática.

Na prática, o que mais importa é o método do curso de inglês, bem como o talento dos professores. Isso é indiferente se o curso é presencial ou remoto: em ambos os casos, é possível ter um ótimo método aplicado por bons professores.

Por exemplo, existem cursos atualmente focados na metodologia de falar inglês através do português. Com o apoio de professores online e com foco na conversação, esse tipo de curso tem muita eficácia e é perfeitamente realizável pela Internet.

Assim, podemos concluir que o que realmente importa não é se o curso é online ou presencial, mas sim se o método de ensino e os professores são bons (e adaptados ao formato).

Como identificar um bom curso de inglês?

Se você quer identificar um bom curso de inglês, você não deve olhar para as propagandas, mas sim para o método e os professores do curso. Somente assim você identificará quem realmente é bom e quem não é tão bom assim.

Você pode fazer um teste e ir na página oficial de qualquer curso de inglês e qualquer professor online. Você notará ótimos comentários positivos, mas também muitos negativos. Isso significa que ninguém presta ou que todo mundo é bom? Claro que não. Significa que existem pessoas satisfeitas e insatisfeitas em todo lado.

Para identificar um bom curso, não adianta olhar o que os outros falam, mas sim se o curso tem um bom método. Por exemplo, cursinhos de método engessado e facilmente replicável via franquia tendem a não ser bons. Afinal, eles não têm espaço para adaptação.

No entanto, cursos focados, com metodologia própria, costumam trazer melhores resultados, pois têm um foco maior em garantir o aprendizado, em vez de garantir a lucratividade.

Como facilitar o seu aprendizado?

Se você quer fazer um curso de inglês, tanto no presencial, quanto no remoto, o melhor a fazer é se preparar para melhorar o seu aprendizado. Para isso, dedique-se a entender como você aprende melhor (por exemplo, por revisão, etc.) e se esforce a procurar uma metodologia que haja de acordo com o seu perfil.

Além disso, tente sempre fazer “explicações” da matéria. Esse é o método de aprendizado mais eficaz que existe: quanto mais você tentar explicar o conteúdo para alguém, mais fácil será assimilá-lo para você mesmo. Portanto, tente fazer a explicação, nem que seja para um amigo ou para seu pet mesmo.

Agora que você já viu que sim, o curso de inglês remoto funciona tão bem quanto presencial, é hora de colocar o seu plano de aprender um segundo idioma em ação. Lembre-se de que você muito provavelmente precisa desse segundo idioma para se destacar no mercado de trabalho, aprender novas habilidades e conseguir promoções que envolvem falar com pessoas de outros países e em outros idiomas.

Gostou do conteúdo? Então envie este artigo para aquele amigo que não acha que um curso de inglês remoto funciona tão bem quanto presencial!


 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp