03/03/2022 às 09h30min - Atualizada em 03/03/2022 às 09h28min

Qual o valor de um serviço de tradução consecutiva?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Qual o valor de um serviço de tradução consecutiva? Quanto custa ter um profissional consecutivo em seu evento? Vale a pena pagar por um profissional requisitado como esses ou devemos buscar outras soluções viáveis? Como é cobrado o serviço realizado por esse profissional?

Apesar de serem perguntas extensas e em grande número, todas elas possuem uma resposta. O serviço de tradução consecutiva, como já foi mencionado acima, é extremamente importante em dias atuais, principalmente porque o mundo dos negócios cada vez mais envolve pessoas que não falam a mesma língua.

Imagine a seguinte situação: uma empresa quer abrir capital no exterior, e para isso precisa falar com um especialista no assunto. Tudo normal até aí, mas esse especialista é alemão: a língua é um verdadeiro empecilho nesse exemplo, mas é um problema que pode ser superado facilmente com o auxílio de um tradutor consecutivo.

Neste conteúdo, além de mencionar qual o valor de um serviço de tradução consecutiva, vamos trazer outras informações interessantes sobre o assunto, como a explicação de cobrança do serviço, as diferenças em relação a tradução simultânea, explicar onde esse profissional é encontrado, entre outros detalhes. Leia conosco, vamos lá!

Como o serviço de tradução consecutiva é cobrado?

E como o serviço de tradução consecutiva é cobrado? Antes mesmo de saber o valor, é necessário saber como é realizada a forma de cobrança. De forma geral, assim como qualquer outro tipo de serviço em que a tradução é realizada presencialmente, os valores são cobrados por horas de trabalho.

O que isso significa? Que você pode contratar um tradutor consecutivo por hora, assim, caso o seu evento dure cerca de quatro horas, o valor será cobrado com base na hora x4, e assim por diante.

Vale ressaltar que há exceções: existem agências que fazem pacotes, em que a hora vai se tornando mais barata, além de opções de pagamento único sem cobrança por hora, em casos que não se tem controle de quantas horas pode durar um evento, como por exemplo, uma palestra.

Qual o valor de um serviço de tradução consecutiva?

E afinal, qual o valor de um serviço de tradução consecutiva? Bem, até aqui já vimos que o valor é cobrado por hora, e que o mesmo é multiplicado, portanto, de acordo com as horas contratadas para seu evento. Agora, nos resta saber qual o valor de um serviço de tradução consecutiva, qual é o valor médio da hora.

Como mencionado anteriormente, não existe muito um valor fixo. Esse valor pode variar bastante, principalmente se estamos falando de contratar um tradutor autônomo, ou seja, aquele que não está vinculado a uma agência de traduções renomada e que ofereça mais qualidade para seu evento.

De forma geral, os valores de hora para a tradução consecutiva podem variar entre R$475,00 até R$1.450,00. Esse valor também muda de acordo com a situação: pode ser mais caro caso estejamos falando de uma conversa sigilosa, que envolva dados bancários ou segredos de justiça.

Quando partimos para agências, por outro lado, esses preços podem ser mais justos, principalmente se analisarmos do ponto de vista do custo-benefício. Dizemos isso porque um serviço realizado por um profissional que segue regras de conduta de uma empresa renomada sempre será melhor. Agora que já sabe qual o valor de um serviço de tradução consecutiva, continue lendo conosco para obter maiores informações relevantes sobre a prática.

Quem pode realizar esse serviço?

E quem pode realizar esse serviço? O tradutor consecutivo pode ser encontrado de duas formas distintas, sendo que já explicamos ambas as maneiras no decorrer desse próprio conteúdo. A primeira forma é contratar um tradutor autônomo, que trabalha por conta própria. Como segunda forma, temos as agências como a AGBT, a Agência Brasileira de Traduções. Leia:

Um tradutor autônomo

O tradutor consecutivo autônomo, como o próprio nome já indica, trabalha por conta própria. É encontrado principalmente através de indicações, ou seja, quando alguém que já contratou seus serviços o recomenda para algum conhecido que, neste momento, precisa realizar o serviço de tradução consecutiva.

Uma agência de traduções especializada

Por outro lado, temos as agências especializadas em traduções em geral, incluindo a consecutiva. Dessa vez, estamos falando de empresas que cumprem com padrões de qualidade de tradução, sigilo e que possuem um código de conduta que seus colaboradores tradutores precisam seguir.

Qual das duas opções é a melhor?

Com base nas explicações que já trouxemos acima fica fácil de saber qual recomendamos, não é mesmo? Os profissionais de agências sempre serão melhores, não somente em termos de qualidade, mas também de compromisso, sigilo e até mesmo no preço pago pelos seus serviços.

Ter um profissional ao seu lado que faz treinamentos constantes pode lhe garantir maior segurança de que a tradução será feita da forma correta, facilitando o processo de conversa entre as duas pessoas envolvidas ou até mais do que duas.

A tradução consecutiva e a simultânea são iguais?

Uma pergunta que não quer calar: a tradução consecutiva e simultânea são iguais? Definitivamente, não. Isso porque, enquanto a primeira acontece de forma consecutiva, ou seja, traduzindo tudo o que é dito a cada pausa do orador, a simultânea ocorre no mesmo momento em que o orador fala, enquanto o ouvinte possui um fone em que escuta tudo o que é traduzido.

Tradução consecutiva e simultânea: qual é a melhor?

Qual das duas é melhor? Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, afinal, cada uma das duas traduções pode ser ideal para situações diferentes. Em uma conversa sobre consórcio que envolve poucas pessoas, não há porque contratar todo o aparato de uma tradução simultânea, sendo a consecutiva a mais indicada. No caso inverso, quando mais pessoas estão presentes, contrata-se a simultânea pelo dinamismo oferecido.

Qual a melhor agência de tradução consecutiva?

Mencionamos que as agências sempre são melhores, mas qual é a melhor? A melhor é a AGBT, a Agência Brasileira de Traduções. A empresa possui os melhores tradutores consecutivos do mercado. Trabalha com pontualidade, sigilo e preços que cabem em seu bolso. Entre no site oficial e solicite um orçamento completo através de formulário ou telefone. Até a próxima!

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp