02/03/2022 às 06h30min - Atualizada em 02/03/2022 às 06h26min

O que aconteceria se a Netflix passasse a exibir anúncios?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Na época em que o seu serviço de streaming foi lançado, a Netflix não era apenas a maior dessas plataformas, ela era também a única a oferecer um serviço a esse nível, ou ao menos a única que o público conhecia. Com isso, a empresa teve um crescimento absurdo desde sua fundação.

Em 2013, a
Netflix lançou ‘House of Cards’, sua primeira série original. Apesar de ter sido um sucesso, na época o feito foi considerado arriscado, pois apesar da popularidade do serviço o público ainda não estava acostumado com títulos disponíveis apenas na internet.

 

Com a popularização do streaming, outros serviços e plataformas começaram a surgir e a realizar o mesmo feito de produções originais de sucesso.

Os exemplos mais óbvios no Brasil provavelmente são
Disney+ e Amazon Prime Video, mas outros serviços também vêm crescendo na área, como Paramount+, Apple TV+ e até mesmo serviços brasileiros podem ser citados, como a Globoplay e o NOW, da Claro.

 

Apesar de ser seguro dizer que a Netflix carregará o manto de pioneira para sempre, não tão seguro assim seria dizer que ela se manterá como o serviço de streaming mais popular para sempre. Afinal, outras plataformas já estão investindo nessa fatia do mercado que todo ano atrai novos clientes e demandas.

A
Disney+ foi muito sagaz ao investir em clássicos e favoritos dos fãs, lançando novas produções que dão continuidade ao universo de filmes da Marvel e da saga de Star Wars.

Enquanto isso, a
Amazon Prime Video foi pelo caminho de novas produções como ‘The Boys’ e ‘Invincible’, que fazem tanto sucesso quanto os clássicos.

 

Com essa competitividade aumentando cada vez mais, é natural esperarmos que a Netflix levante um pouco mais a guarda nos próximos anos, investindo em novas fontes de renda e, provavelmente, novas megaproduções de filmes e séries.

Mas o que aconteceria se a Netflix resolvesse
complementar seus lucros com a exibição de anúncios?

 

Essa estratégia não seria nenhuma novidade, e ela já é até implementada pela sua concorrente Hulu, um serviço de streaming que exibe anúncios no início de episódios e filmes mesmo para os assinantes.

Além disso, com tantos produtores de conteúdo para internet, podemos dizer que hoje em dia usamos o
YouTube praticamente como um serviço de streaming, onde a exibição de anúncios é uma das principais fontes de renda da plataforma e o maior apelo do ‘YouTube Premium’.

 

Apesar de não parecer nada fora do comum para os dias de hoje e uma realidade com a qual o consumidor já se acostumou, essa estratégia poderia ter consequências catastróficas para a Netflix. uma pesquisa realizada pela Reelgood demonstrou que 74% dos assinantes cancelariam suas assinaturas se a Netflix passasse a exibir anúncios.


É óbvio que ninguém quer ver anúncios na Netflix, e segundo a pesquisa, 90% dos assinantes está disposto até a pagar mais para que não precise vê-los.

Se a plataforma decidir ir por esse caminho, além da perda de clientes com certeza terá que enfrentar muitas controvérsias!
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp