Na época em que o seu serviço de streaming foi lançado, a Netflix não era apenas a maior dessas plataformas, ela era também a única a oferecer um serviço a esse nível, ou ao menos a única que o público conhecia. Com isso, a empresa teve um crescimento absurdo desde sua fundação.
Em 2013, a Netflix lançou ‘House of Cards’, sua primeira série original. Apesar de ter sido um sucesso, na época o feito foi considerado arriscado, pois apesar da popularidade do serviço o público ainda não estava acostumado com títulos disponíveis apenas na internet.
Com a popularização do streaming, outros serviços e plataformas começaram a surgir e a realizar o mesmo feito de produções originais de sucesso.
Os exemplos mais óbvios no Brasil provavelmente são Disney+ e Amazon Prime Video, mas outros serviços também vêm crescendo na área, como Paramount+, Apple TV+ e até mesmo serviços brasileiros podem ser citados, como a Globoplay e o NOW, da Claro.
Apesar de ser seguro dizer que a Netflix carregará o manto de pioneira para sempre, não tão seguro assim seria dizer que ela se manterá como o serviço de streaming mais popular para sempre. Afinal, outras plataformas já estão investindo nessa fatia do mercado que todo ano atrai novos clientes e demandas.
A Disney+ foi muito sagaz ao investir em clássicos e favoritos dos fãs, lançando novas produções que dão continuidade ao universo de filmes da Marvel e da saga de Star Wars.
Enquanto isso, a Amazon Prime Video foi pelo caminho de novas produções como ‘The Boys’ e ‘Invincible’, que fazem tanto sucesso quanto os clássicos.
Com essa competitividade aumentando cada vez mais, é natural esperarmos que a Netflix levante um pouco mais a guarda nos próximos anos, investindo em novas fontes de renda e, provavelmente, novas megaproduções de filmes e séries.
Mas o que aconteceria se a Netflix resolvesse complementar seus lucros com a exibição de anúncios?
Essa estratégia não seria nenhuma novidade, e ela já é até implementada pela sua concorrente Hulu, um serviço de streaming que exibe anúncios no início de episódios e filmes mesmo para os assinantes.
Além disso, com tantos produtores de conteúdo para internet, podemos dizer que hoje em dia usamos o YouTube praticamente como um serviço de streaming, onde a exibição de anúncios é uma das principais fontes de renda da plataforma e o maior apelo do ‘YouTube Premium’.
Apesar de não parecer nada fora do comum para os dias de hoje e uma realidade com a qual o consumidor já se acostumou, essa estratégia poderia ter consequências catastróficas para a Netflix. uma pesquisa realizada pela Reelgood demonstrou que 74% dos assinantes cancelariam suas assinaturas se a Netflix passasse a exibir anúncios.