25/02/2022 às 15h17min - Atualizada em 25/02/2022 às 15h05min

Como funciona o tratamento para dependência química?

É muito normal, muito em razão da falta de conhecimento sobre como funciona o tratamento para dependência química, as pessoas acabam não buscando ajuda nem para elas próprias nem para familiares ou amigos.

No entanto, a dependência química é uma doença, que é quando a pessoa não tem controle algum sobre seu consumo, o que pode provocar sérias consequências em todas as áreas de sua vida.

Antes de entender como funciona o tratamento para drogados ou alcoólicos, é necessário reconhecer os sinais, e a partir daí, começar a pesquisar os tratamentos disponíveis.

Por isso, vamos explicar quais são esses sinais e como funciona o tratamento para dependentes químicos.

O que é dependência química?

A dependência química é caracterizada pelo consumo excessivo de substâncias que afetam o sistema nervoso central, particularmente a área do cérebro responsável pelo sistema de recompensa.

Dessa forma, toda vez que a pessoa usa a droga, isso promove uma sensação de bem-estar e euforia, e é essa busca de prazer que a faz consumir mais e mais.

Embora as causas da dependência não sejam muito exatas, vários fatores estão envolvidos, como genética, família, algum transtorno mental, ambiente, amigos, etc.

Como tais fatores podem afetar todas as áreas da vida da pessoa, é crucial que o tratamento engloba tanto a parte física como psíquica, onde o tratamento com ibogaína tem mostrado efeitos bastante positivos.

Além disso, é um tratamento seguro com praticamente nenhum efeito colateral.

Quais os sinais de dependência de drogas?

Como já mencionado, a dependência química pode afetar a vida da pessoa em várias áreas, e os principais sinais incluem:

  • Perda de interesse: a pessoa perde o interesse por coisas que gostava de fazer antes de começar a usar a droga;

  • Mudança de comportamento: a pessoa pode se tornar mais impulsiva, irritada, impaciente, pode se isolar e até mesmo descuidar de sua higiene pessoal;

  • Sinais físicos: os sinais físicos podem variar de acordo com o tipo de droga, mas os mais comuns são: olhos vermelhos, fadiga sem explicação, falta de sono, perda de apetite, problemas de coordenação motora, etc.

Quanto às causas da dependência, podem ser diversas, como o contexto familiar, a predisposição genética, o ambiente social...

Como funciona o tratamento para dependência química?

Na verdade, a base do tratamento para dependência química é a mesma para todos, mas é personalizada de acordo com a situação de cada pessoa, como é o que ocorre na clínica de ibogaína.

Geralmente, uma equipe multidisciplinar avalia o paciente como um todo, e então define qual será o programa mais adequado. 

O principal objetivo do processo de recuperação é fazer com que a pessoa compreenda que sua dependência é uma doença, as consequências na sua vida e na das outras pessoas, bem como aprender a reconhecer os sinais de uma possível recaída.

O paciente também é preparado para se reintegrar na sociedade, e recebe todo o suporte, com terapias individuais, grupos de apoio, terapia familiar, etc.

Por fim, o apoio da família e dos amigos é fundamental ao longo de todo esse processo!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp