24/02/2022 às 16h36min - Atualizada em 24/02/2022 às 16h30min

Existe tratamento para dependência química?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca


A dependência química, seja ao álcool, drogas ou mesmo medicamentos, é um problema frequente que, às vezes, passa despercebido durante muitos anos.

Por outro lado, familiares e amigos é que começam a perceber mudanças no comportamento da pessoa, e muitas vezes, partem deles à procura por uma clínica de recuperação em Goiânia.

Vale ressaltar que a dependência de drogas é uma doença crônica, cujos tratamentos para que o dependente retome o controle de sua vida são bastante eficazes.

No entanto, o usuário pensa sempre que seu consumo está sob controle, mas na verdade não está.

Embora algumas pessoas consigam se libertar das drogas sozinhas, não é a maioria, e é aqui que torna-se necessário o tratamento.

O primeiro passo é reconhecer os sinais do abuso excessivo de e buscar ajuda o quanto antes. E se você está passando por uma situação semelhante, veja como o tratamento é eficaz!

 

O que é dependência de drogas?

A dependência de drogas ou álcool caracteriza-se pelo consumo excessivo e abusivo, e praticamente todas as substâncias afetam um mecanismo de recompensa no cérebro.

A dopamina é o mensageiro químico principal que garante esse mecanismo de recompensa. Cada vez que a pessoa faz uso da substância, ela sente uma sensação de bem-estar, o que a leva a querer usar de novo.

Com o tempo, mudanças ocorrem no cérebro e os efeitos agradáveis da droga diminuem, por consequência, maiores quantidades da substância são necessárias para obter a mesma sensação.

As causas da dependência não são claras, mas vários fatores podem estar envolvidos: hereditariedade, o ambiente, amigos, familiares, problemas mentais, como a ansiedade e depressão...

É um problema que afeta todas as esferas da vida da pessoa, sendo perigosa tanto para a própria pessoa quanto para quem está por perto.

Felizmente, existem tratamentos para ajudar essa pessoa a abandonar as drogas de uma maneira segura e eficaz.

 

Quais são os sinais de dependência?

Alguns sinais são característicos de que uma pessoa está usando, e ao identificá-los e reconhecer que existe uma dependência, é a hora certa de pensar em formas de tratamento.

E quais são esses sinais?

  • Modificações no comportamento: A pessoa pode tornar-se irritada, impulsiva, pode se isolar, negligenciar sua aparência e higiene, deixar de cumprir suas responsabilidades, etc;

  • Sinais físicos: Os dependentes apresentam geralmente os olhos vermelhos, pupilas dilatadas, insônia, mas um grande cansaço, boca seca e uma confusão nas palavras e gestos, etc;

  • Perda de interesse: a dependência à droga modifica o interesse que a pessoa tem por atividades e coisas que gostava de fazer.
     

A intensidade desses sintomas pode variar de pessoa para pessoa, da mesma forma que de acordo com o tipo de droga, frequência, meio de administração e tempo de consumo.

Se você pensa que alguém próximo possa ter um problema com drogas, não hesite em buscar ajuda e apenas um profissional é capaz de diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado.

 

Existe tratamento para dependência?

Não apenas existe tratamento para drogados, como também para alcoolismo e crack, e com excelentes resultados, como os vistos na Clínica de tratamento para dependência química Revitale em Goiânia, por exemplo.

Decidir ir buscar ajuda para tratar uma dependência de drogas ou álcool pode ser uma das decisões mais importantes que alguém pode tomar.

É necessário dizer que as pessoas que apresentam uma dependência e que obtêm ajuda podem se restabelecer completamente.

Dependendo do caso, o tratamento pode durar algumas semanas ou mesmo meses, e é possível que recaídas aconteçam, no entanto, o tratamento é eficaz a longo prazo para a maioria das pessoas.

Durante a recuperação, muitas pessoas sofrerão de recaídas, que podem servir de lição, por exemplo, qual elemento desencadeou a recaída e qual estratégia adotar para evitar isso no futuro.

Hoje em dia, existem diversas opções de tratamento, que variam segundo as necessidades da pessoa e leva em consideração a gravidade do problema, a rede de apoio da pessoa e a motivação da própria pessoa a aderir ao tratamento.

Geralmente, esse plano será alterado para se adaptar às mudanças das necessidades da pessoa, e pode compreender grupos de apoio, tratamentos para abstinência, psicoterapia, entre outras abordagens.

Medicamentos também podem fazer parte do tratamento, seja para reduzir a necessidade da droga ou para restabelecer o equilíbrio de certas substâncias químicas no cérebro.

Além disso, a terapia integra todos os tratamentos, com o objetivo de ajudar a pessoa a compreender seu problema de dependência e a desenvolver métodos eficazes para lidar com isso.

Ao entrar em contato com suas emoções mais profundas, o paciente consegue ter uma noção mais clara do que o levou a usar a droga, e é o caminho para sua recuperação.

Por fim, não existe um tratamento melhor que outro. O tratamento é mais eficaz se ele corresponde às necessidades do paciente e à situação. Ele pode combinar várias abordagens e mudar à medida que o paciente progride.

A melhor opção depende de vários fatores, particularmente da gravidade do problema e do estado de saúde físico e mental do paciente.

 

Qual é o melhor momento para procurar ajuda?

A decisão de buscar tratamento é uma questão pessoal, e ocorre frequentemente no momento onde o consumo de drogas ou álcool tem mais efeitos negativos que positivos.

Vale ressaltar que o tratamento pode ser também útil para as pessoas que consideram seu problema como leve.

Ainda existe um mito que diz que o tratamento só funciona para aqueles que chegaram no fundo do poço.

Mas, na realidade, o tratamento precoce pode ajudar a evitar os malefícios que acontecem quando as pessoas atingem o fundo do poço.

Grande parte dos profissionais que tratam problemas de uso e abuso de drogas começam avaliando se o paciente tem efetivamente uma dependência, como saber a quantidade consumida, frequência, se apresenta sintomas de abstinência...

Paralelamente ao problema com as drogas, também são avaliados outros problemas correlacionados, de ordem física, mental ou social.

Então, se você desconfiar que um familiar ou amigo está usando drogas, lembre-se que sua ajuda é fundamental, e não feche os olhos para o problema e converse com um profissional especializado o quanto antes!

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp