23/02/2022 às 10h47min - Atualizada em 23/02/2022 às 10h42min

4 dicas para fazer um planejamento organizacional

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Se você quer ter sucesso em seu negócio, é fundamental que você seja uma pessoa extremamente comprometida e organizada com a sua empresa, é essencial enxergar além do presente ou de um futuro próximo. 

 

Independente da sua área de atuação, seja ela com descarte de resíduos ou a venda de ovos de páscoa caseiros, você sempre precisa traçar metas que acompanhem o seu crescimento e mirem no seu futuro, e é por isso que o planejamento organizacional é tão importante para o seu empreendimento. 

 

Para quem não conhece, o planejamento organizacional consiste em estruturar os objetivos e todas as suas ações futuras para alcançá-los de forma objetiva, eficiente e assertiva. 

 

Ele também é um processo sistemático que conta com contratempos e possíveis desvios no meio do caminho, planejando cada passo seu de forma organizada e efetiva, além de monitorar seus resultados. 

 

Devido a toda a sua importância para que uma empresa consiga crescer e expandir ainda mais o seu mercado, separamos algumas dicas de como você pode fazer um planejamento organizacional eficiente. 

 
  1. Analise o contexto atual de sua empresa, quais são suas metas e objetivos

O primeiro passo para começar a montar seu planejamento organizacional, é observar como a sua empresa está se saindo nos últimos anos, ou seja, fazer uma análise geral sobre o seu negócio. Como está a proporção de faturamento x líquido? 

 

Sua envasadora de líquidos está alcançando bons resultados de venda? Os seus colaboradores estão sendo produtivos e satisfeitos em trabalhar ao seu lado? Sua empresa cresceu nos últimos anos?

 

Tudo deve ser colocado na balança de forma com que você possa ter uma visão geral do seu negócio. Depois de uma análise profunda, é hora de ver quais são suas metas e objetivos, ou seja, o que você está buscando para a sua empresa.

 

Assim que você tiver noção sobre esses dados, faça um comparativo, o que você conquistou com o planejado. 

 

A partir desse momento, você começa a ter uma noção melhor sobre o que fazer, e como começar a montar seu planejamento organizacional.

 
  1. Observe como o mercado se comporta

 

Você já olhou para o seu próprio umbigo, então é hora de dar uma olhada na grama do vizinho, a segunda etapa é observar e fazer como o mercado onde você está inserido se comporta, quais são as tendências do próximo ano e quais foram as do ano que passou. 

 

Veja quais estratégias estão sendo utilizadas, quais os desempenhos da concorrência, quais produtos estão sendo lançados e por aí vai. 

 

A partir do momento em que você conhecer mais sobre o mercado, será muito mais fácil entender suas nuances, variáveis, e qual caminho você deve seguir. 

 
  1. Monte estratégias e comece a traçar um plano de ação

 

Depois de muita análise, tanto interna quanto externa, é hora de começar a montar estratégias e começar a traçar um plano de ação. Pegue todos os dados coletados, e se baseie neles para verificar quais estratégias você usará na sua empresa nos próximos meses. 

 

Talvez o lançamento de um novo produto? Ou a comercialização do laudo spda? Uma estratégia de divulgação? Uma mudança na marca, enfim, saiba qual caminho você quer seguir. 

 

Além disso, o plano de ação também é fundamental, então veja quais atitudes você irá tomar, e como você pode fazer para alavancar o futuro da sua empresa, tudo baseado nas métricas coletadas nos passos anteriores. 

 
  1. Coloque a mão na massa, com controle e monitoramento constante

 

Por fim, depois de já ter passado por todas as outras etapas, é hora de, finalmente, colocar a mão na massa, executar as estratégias de acordo com o calendário pré estipulado por você, e começar a também fazer seu plano de ação. 

 

É importante compartilhar todas as informações com seus colaboradores e qualquer pessoa que esteja envolvida com você neste grande projeto. 

 

Assim que você estiver rodando seu planejamento organizacional, faça sempre o monitoramento constante, mensurando resultados e coletando informações, dessa forma você consegue ter o controle de tudo que está acontecendo e o que você pode fazer em caso de necessidade na mudança de rota. 

 

O que achou do post sobre planejamento organizacional? Tem alguma opinião ou ressalva? Deixe nos comentários que nós vamos adorar ler o que você tem para falar. 

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp