21/02/2022 às 14h24min - Atualizada em 21/02/2022 às 14h24min

As tendências tecnológicas para os restaurantes em 2022

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Se o ano de 2021 foi um período desafiador,em grande parte à pandemia do COVID-19, 2022 sem dúvida levou as coisas para o próximo nível. Entre escassez de mão de obra, interrupções na cadeia de suprimentos e inflação crescente, é de se admirar que a indústria tenha sobrevivido aos últimos 12 meses. Isso é uma evidência da crescente importância da tecnologia.

 

De acordo com uma pesquisa, 87% dos entrevistados concordaram parcialmente ou totalmente que a adoção de novas tecnologias nos últimos dois anos foi fundamental para a sobrevivência de seus restaurantes. 

 

Não há como voltar atrás e embora existam muitos fatores que ninguém pode prever, podemos dizer com um grau razoável de certeza que 2022 verá mais operações de restaurantes adotarem tecnologias novas e mais poderosas.

 

Aqui estão algumas tendências tecnológicas de restaurantes que continuarão mudando e evoluindo nesse ano.

Sem contato será o padrão definido, como a utilização do QR Code

 

Assim como em muitos outros setores, o COVID acelerou a adoção digital. A pandemia efetivamente varreu os restaurantes para a era digital, não só com a utilização de um sistema frente de caixa PDV, mas com fatores que vão se tornar um padrão entre todos os restaurantes rapidamente

 

Os clientes se acostumaram aos cardápios de QR code, por exemplo, e o digital agora é o que vai prevalecer, não só nos restaurantes, mas como já podemos observar, em quase todos os nichos do mercado. Cada vez mais o negócio de administrar um restaurante, do pedido ao pagamento, foi colocado nas mãos do cliente.

 

Muitos consumidores apreciam esse aspecto do “novo normal” porque gostam de ter um grau de controle sobre sua própria experiência gastronômica. Portanto, embora a adoção inicial de muitos desses avanços tenham ocorrido em resposta à pandemia, é a demanda dos consumidores por conveniência que os manterá em crescimento e como já podemos perceber em muitos restaurantes tem dado muito certo. 

 

Ter uma capacidade sem contato flexível e robusta como a implementação do QR Code, não só para os cardápios, mas também para os pagamentos, será fundamental para os restaurantes em 2022 alavancarem as suas vendas.

 

Programas de fidelidade exclusivos para dar aos clientes motivos para retornar

 

Os alimentos estão ficando mais caros e os preços dos restaurantes estão subindo a uma taxa mais alta do que os preços dos supermercados. 

 

Isso certamente pode fazer com que sair para comer seja uma opção menos atraente do que jantar em casa, e essa discrepância iminente ameaça a recuperação pós-pandemia dos restaurantes. 

 

Então, como os proprietários e gerentes de restaurantes podem esperar conquistar e reter clientes nesta era de preços crescentes e incerteza econômica? Uma estratégia é oferecer incentivos aos clientes na forma de recompensas por sua fidelidade, além é claro, da utilização das principais tendências tecnologias como o sistema frente de caixa PDV e a utilização do QR Code.

 

É uma jogada inteligente. Em uma pesquisa recente com pouco mais de 1.500 consumidores, 69% dos entrevistados disseram que os programas de fidelidade os incentivam a frequentar um restaurante com mais frequência.

 

Os restaurantes que implementaram a utilização do QR Code e a facilidade das formas de pagamento por meio de aplicativos, têm a capacidade de integrar programas de fidelidade e recompensa diretamente no processo de checkout. 

 

Isso permite que os clientes recebam e resgatem recompensas automaticamente ao pagar sua conta, por meio de uma interface de autoatendimento fácil de usar no momento do pagamento. 

 

Em uma época em que os restaurantes operam com funcionários reduzidos, essa abordagem perfeita não sobrecarrega os funcionários, não só com a utilização de um sistema frente de caixa PDV, mas também porque os clientes podem escanear, pagar, coletar ou resgatar pontos e ir embora sem qualquer assistência da equipe, facilitando o operacional de seu restaurante em não ficar perdendo mais tempo com a ida até a mesa do cliente para fechar a conta dos clientes.

 

Mesmo que seja mais barato comer em casa em 2022, a introdução de programas de fidelidade e recompensas pode manter os clientes sempre voltando, fazendo com que se sintam capacitados e apreciados.

Os clientes devem esperar uma experiência mais autodirigida

 

Em grande parte como uma resposta de todo o setor à pandemia do COVID-19, muitos restaurantes adotaram as tecnologias recentes ao longo de 2020 e 2021. 

 

Muitos dos pontos de contato entre funcionários dos restaurantes e os clientes, foram transformados graças à ampla adoção de cardápios digitais de QR Code, pedidos e opções de autopagamento acessadas via smartphones e para a equipe de gestão de restaurante a utilização de um sistema frente de caixa PDV, também tem ajudado muito nesse processo de transformação.

 

Embora muitos clientes acham que as novas tendências tecnologias para os restaurantes elevam sua experiência gastronômica, também é verdade que as pessoas gostam de opções tanto quanto apreciam a conveniência. 

 

Os clientes querem ter opções quando se trata de pedir e pagar. Enquanto muitos preferem fazer essas coisas usando seus próprios telefones ou tablets embutidos em um restaurante, outros gostariam da opção de interagir com a equipe.

 

Os servidores humanos nunca serão totalmente substituídos pela tecnologia, nem muitos clientes gostariam que fossem. O elemento humano ainda é uma parte fundamental da experiência para muitos frequentadores de restaurantes.

 

Essa nova realidade pode trazer benefícios claros para os funcionários de restaurantes, não só com a utilização do sistema frente de caixa PDV para acelerar os processo internos, mas também porque com os clientes essencialmente co-pilotando coisas como fazer pedidos e pagar, os funcionários podem dar menos atenção à logística e mais à construção de relacionamento com os clientes. Isso pode se traduzir em maiores vendas para a operação e maiores caixinhas para os funcionários, por exemplo.

 

Uma experiência fria e totalmente sem contato não é o que os clientes desejam. Eles querem mais conveniência e controle, certamente, mas também mais conexão. Oferecer aos seus clientes a tecnologia de autoatendimento, mas a opção de não fazê-lo se quiserem mais interação, será a chave para o sucesso dos restaurantes em 2022.

 
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