14/02/2022 às 09h52min - Atualizada em 14/02/2022 às 09h49min

O que é gestão de projetos e por que vale a pena aprender

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

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Os segmentos produtivos relacionados à indústria, construção civil, extração de recursos naturais e de agronegócios contam com diferentes setores. Entre eles, um dedicado à gestão de projetos para produtos e serviços em desenvolvimento. 

Para alcançar os objetivos propostos, os profissionais responsáveis pela gestão de projetos contam com um procedimento de trabalho que fica restrito a um período de tempo. 

Até mesmo o orçamento é definido de forma preliminar, seguindo critérios e parâmetros bem definidos. Assim, é preciso aplicar diferentes processos para que o resultado final seja satisfatório, entre os quais é possível destacar:

  • Conhecimento técnico;

  • Experiências anteriores;

  • Habilidades;

  • Metodologias.

Portanto, vale ressaltar que a gestão de projetos deve contar com fases e processos fundamentais. 

É possível se envolver em debates e auxiliar na influência de estudos e pesquisas para o desenvolvimento de produtos e serviços, desde que seguindo pontos cruciais.

As diversas etapas da gestão de projetos

Do início ao encerramento de um projeto, é possível estabelecer 4 etapas específicas que precisam ser colocadas em prática. 

Assim, fica mais fácil manter o controle e o monitoramento das tarefas, além do gerenciamento de pessoas e estabelecer uma comunicação que seja acessível para todos os envolvidos. 

  1. Início do projeto

No primeiro momento é preciso definir as metas e objetivos, ou seja, o Business Case, em português “Caso de Negócios”. 

Da mesma forma que as coisas simples na vida, um exemplo é se você quer se tornar um enfermeiro precisa que todo o processo seja planejado desde o ingresso no curso de enfermagem em são paulo, ou na localização que você se encontra até exercer a profissão. 

Assim, é preciso encontrar uma justificativa para o projeto, que seja utilizado ao longo do tempo para garantir um alinhamento junto à empresa e os executores.

Dessa maneira, fica mais claro controlar qualquer tipo de solicitação e, em situações adversas, a aplicação de mudanças subsequentes. 

Essa etapa também serve para a divisão de tarefas e responsabilidades que serão atribuídas aos profissionais que estão envolvidos dentro do projeto. 

  1. Requisitos para as tarefas

Caso seja uma Administradora de condomínios comerciais, por exemplo, o responsável pela gestão de projetos precisa verificar toda a documentação e os requisitos que descreve os objetivos, detalhe por detalhe. 

Isso significa que é preciso ser inserido em um documento os prazos estipulados e todas as restrições que envolvem as tarefas a serem executadas. 

De acordo com cada projeto, é preciso inserir um processo adequado, conforme as finalidades do trabalho que está sendo realizado. 

Assim, é possível adotar abordagens com características próprias, para que atendam o propósito final a que se destina. 

  1. Planejamento e execução

O planejamento do projeto é a etapa mais importante, pois determina toda a realização das tarefas, as responsabilidades, o monitoramento e a comunicação entre os profissionais envolvidos no trabalho. 

Além disso, informações sobre os custos dedicados e os prazos para cada processo ou execução do serviço devem ser estabelecidos. 

O andamento do projeto deve seguir o cronograma, com foco para garantir que tudo seja executado de forma adequada.

O agendamento de tarefas deve ser feito em uma ordem que não sobre nenhuma interdependência. Ou seja, é preciso estar atento também aos prazos de fornecedores e colaboradores que trabalham de forma terceirizada. 

Um exemplo simples, para melhor compreensão é a reforma de uma casa. Foi comprado o revestimento uretano preço acessível, já visando o orçamento apresentado, e no momento da instalação o mesmo não foi entregue.  

Por isso é preciso que a execução seja acompanhada por um gestor de projetos que esteja atento a todos os pontos, sem correr o risco de extrapolar os custos ou a perda de prazo. 

  1. Encerramento e entrega de trabalho

Na área da construção, pode-se pensar no exemplo da elaboração de um projeto para a construção de uma empresa.

Neste caso, um engenheiro e um arquiteto devem acompanhar e aprovar a obra, verificando modificações e a qualidade/andamento do prédio, dando por encerrado o projeto. 

E por se tratar de um local corporativo é preciso verificar se todas as autorizações e laudos estão em ordem. 

Essa revisão final cabe em qualquer modelo de negócios, com um check list de tudo que foi apresentado no planejamento e executado de forma correta. 

Desde os laudos de autorização da obra até a contratação do facility serviços terceirizados, por exemplo, para conservação do ambiente. 

Vale a pena aprender sobre gestão de projetos?

Com todas as justificativas apresentadas, fica evidente que a gestão de projetos é essencial para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. 

Até mesmo a manutenção de uma linha de produção ou para a criação de um bem de consumo que vai atender aos anseios do mercado consumidor, a gestão de projetos tende a levar mudanças e benefícios para as empresas. 

Sendo assim, a resposta para a pergunta inicial é que, sim, vale a pena aprender e se aprofundar sobre gestão de projetos. 

A implementação de tarefas pontuais, com iniciação, planejamento e controle sobre o que está sendo desenvolvido, até a entrega final, é satisfatório é essencial para as empresas que querem ser competitivas, trazendo sucesso e se tornando modelos para clientes e concorrentes.

 

 

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