Os segmentos produtivos relacionados à indústria, construção civil, extração de recursos naturais e de agronegócios contam com diferentes setores. Entre eles, um dedicado à gestão de projetos para produtos e serviços em desenvolvimento.
Para alcançar os objetivos propostos, os profissionais responsáveis pela gestão de projetos contam com um procedimento de trabalho que fica restrito a um período de tempo.
Até mesmo o orçamento é definido de forma preliminar, seguindo critérios e parâmetros bem definidos. Assim, é preciso aplicar diferentes processos para que o resultado final seja satisfatório, entre os quais é possível destacar:
Conhecimento técnico;
Experiências anteriores;
Habilidades;
Metodologias.
Portanto, vale ressaltar que a gestão de projetos deve contar com fases e processos fundamentais.
É possível se envolver em debates e auxiliar na influência de estudos e pesquisas para o desenvolvimento de produtos e serviços, desde que seguindo pontos cruciais.
Do início ao encerramento de um projeto, é possível estabelecer 4 etapas específicas que precisam ser colocadas em prática.
Assim, fica mais fácil manter o controle e o monitoramento das tarefas, além do gerenciamento de pessoas e estabelecer uma comunicação que seja acessível para todos os envolvidos.
No primeiro momento é preciso definir as metas e objetivos, ou seja, o Business Case, em português “Caso de Negócios”.
Da mesma forma que as coisas simples na vida, um exemplo é se você quer se tornar um enfermeiro precisa que todo o processo seja planejado desde o ingresso no curso de enfermagem em são paulo, ou na localização que você se encontra até exercer a profissão.
Assim, é preciso encontrar uma justificativa para o projeto, que seja utilizado ao longo do tempo para garantir um alinhamento junto à empresa e os executores.
Dessa maneira, fica mais claro controlar qualquer tipo de solicitação e, em situações adversas, a aplicação de mudanças subsequentes.
Essa etapa também serve para a divisão de tarefas e responsabilidades que serão atribuídas aos profissionais que estão envolvidos dentro do projeto.
Caso seja uma Administradora de condomínios comerciais, por exemplo, o responsável pela gestão de projetos precisa verificar toda a documentação e os requisitos que descreve os objetivos, detalhe por detalhe.
Isso significa que é preciso ser inserido em um documento os prazos estipulados e todas as restrições que envolvem as tarefas a serem executadas.
De acordo com cada projeto, é preciso inserir um processo adequado, conforme as finalidades do trabalho que está sendo realizado.
Assim, é possível adotar abordagens com características próprias, para que atendam o propósito final a que se destina.
O planejamento do projeto é a etapa mais importante, pois determina toda a realização das tarefas, as responsabilidades, o monitoramento e a comunicação entre os profissionais envolvidos no trabalho.
Além disso, informações sobre os custos dedicados e os prazos para cada processo ou execução do serviço devem ser estabelecidos.
O andamento do projeto deve seguir o cronograma, com foco para garantir que tudo seja executado de forma adequada.
O agendamento de tarefas deve ser feito em uma ordem que não sobre nenhuma interdependência. Ou seja, é preciso estar atento também aos prazos de fornecedores e colaboradores que trabalham de forma terceirizada.
Um exemplo simples, para melhor compreensão é a reforma de uma casa. Foi comprado o revestimento uretano preço acessível, já visando o orçamento apresentado, e no momento da instalação o mesmo não foi entregue.
Por isso é preciso que a execução seja acompanhada por um gestor de projetos que esteja atento a todos os pontos, sem correr o risco de extrapolar os custos ou a perda de prazo.
Na área da construção, pode-se pensar no exemplo da elaboração de um projeto para a construção de uma empresa.
Neste caso, um engenheiro e um arquiteto devem acompanhar e aprovar a obra, verificando modificações e a qualidade/andamento do prédio, dando por encerrado o projeto.
E por se tratar de um local corporativo é preciso verificar se todas as autorizações e laudos estão em ordem.
Essa revisão final cabe em qualquer modelo de negócios, com um check list de tudo que foi apresentado no planejamento e executado de forma correta.
Desde os laudos de autorização da obra até a contratação do facility serviços terceirizados, por exemplo, para conservação do ambiente.
Com todas as justificativas apresentadas, fica evidente que a gestão de projetos é essencial para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Até mesmo a manutenção de uma linha de produção ou para a criação de um bem de consumo que vai atender aos anseios do mercado consumidor, a gestão de projetos tende a levar mudanças e benefícios para as empresas.
Sendo assim, a resposta para a pergunta inicial é que, sim, vale a pena aprender e se aprofundar sobre gestão de projetos.
A implementação de tarefas pontuais, com iniciação, planejamento e controle sobre o que está sendo desenvolvido, até a entrega final, é satisfatório é essencial para as empresas que querem ser competitivas, trazendo sucesso e se tornando modelos para clientes e concorrentes.