31/01/2012 às 00h17min - Atualizada em 06/05/2012 às 00h17min

Portugueses conquistam espaço na TV Globo

Ricardo Pereira conquistou boa recepção entre os brasileiros.

Fabio Maksymczuk

Olá, internautas

A relação Brasil – Portugal tem raízes profundas em nossa história. Apesar disso, o intercâmbio cultural ainda permanece em estado incipiente. Na música, o portuga Roberto Leal ainda continua sendo referência em terras tupiniquins, mesmo que o sucesso do cantor tenha ocorrido nos anos 80.

Já na TV, a Rede Globo, de vez em quando, aposta em atores lusitanos. Os interesses também são econômicos. A emissora dos Marinho exporta suas produções para Portugal, especialmente o canal SIC. Portanto, um ator português em tramas brasileiras chama a atenção dos telespectadores  do outro lado do Atlântico.

Ricardo Pereira conquistou boa recepção entre os brasileiros. Já trabalhou em uma série de novelas da TV Globo e uma na Record. Agora, protagoniza “Aquele Beijo”, mas sem o sotaque português. Interpreta o mocinho Vicente com o “jeito brasileiro” de falar. Resquícios lusitanos ainda permanecem. Em algumas cenas, isso é lembrado, principalmente em cenas tensas. Na novela das sete, ainda há um núcleo português bem ao estilo “pois, pois”.

Atualmente, Paulo Rocha é o maior representante de Portugal no Brasil. O “gajo” mostra todo o seu charme em “Fina Estampa”. Ele conquistou o carinho dos telespectadores no papel do “micro-empresário” Guaracy. O estereótipo de português padeiro permanece na telenovela, mas o ator conquista um bom espaço na trama de Aguinaldo Silva. Já virou o queridinho de parte do público que torce pelo final feliz do personagem com a heroína da história, Griselda.

Paulo Rocha e Ricardo Pereira representam Portugal na TV brasileira. Mesmo assim, o intercâmbio cultural entre os dois países poderia ser muito maior, especialmente na mídia eletrônica.

Fabio Maksymczuk

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp