07/02/2022 às 23h19min - Atualizada em 07/02/2022 às 23h15min

Prefeitura recebe quadro de artista premiada na Lei Aldir Blanc

Obra "Nossa Palhoça" será exposta na futura Casa de Cultura

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

(Fonte: SECOM/PMP)
(Foto: Divulgação)
A primeira contrapartida física da premiação oferecida pelo Segundo Edital da Lei Aldir Blanc, contemplado no final de 2021, foi apresentada à Prefeitura de Palhoça na tarde da última sexta-feira (4). A artista plástica Joh Mayara visitou a Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC) para entregar a obra “Nossa Palhoça”.

O quadro faz referência às belezas naturais e arquitetônicas do município, bem como a elementos das culturas indígena, açoriana e negra. A obra será exposta na futura Casa de Cultura do município, que irá funcionar no edifício da antiga Prefeitura, no Centro de Palhoça. O prédio se encontra em reforma, atualmente, justamente para receber o novo espaço cultural.

“É a primeira obra física que nós recebemos, mas já tivemos a realização de outras atividades de contrapartida, como oficinas de teatro e sustentabilidade, por exemplo, que ocorreram no final do ano passado. Isso que é o mais importante, espalhar a arte por todos os cantos do município”, avalia o presidente da FMEC, José Virgílio Junior (Secco).

Novas ações estão previstas até o encerramento do prazo para a apresentação das contrapartidas, dia 30 de março. “Teremos, por exemplo, contrapartidas de artesãos indígenas das aldeias do Sul do município: 70 indígenas entregarão kits para escolas públicas do município”, revela o diretor de Cultura da fundação, Caio Dorigoni.

 
A Lei Aldir Blanc

A Lei Aldir Blanc é uma lei federal criada para fomentar o setor da cultura de forma emergencial, diante do estado de calamidade pública provocado pela pandemia de Covid-19. O objetivo do edital é premiar, mediante contrapartida simbólica, agentes culturais prejudicados pela pandemia, através da criação de trabalhos artísticos e culturais.

As inscrições para o Segundo Edital de Premiação foram abertas no final de setembro e encerraram em 17 de outubro. O município de Palhoça tinha à disposição R$ 471.399 em recursos extraordinários exclusivos para o setor cultural, contemplados em editais preconizados pelo inciso III do artigo 2º da Lei Federal 14017/2020 (Lei Aldir Blanc), regulamentada em Palhoça pelo Decreto Municipal 2.882/2021.

Foram aprovadas as propostas de 148 agentes culturais, com trabalhos em diferentes áreas artísticas, como teatro, música e pintura, entre outras.

As propostas apresentadas foram avaliadas pela comissão especial de acompanhamento estabelecida pelo Decreto 2.882/2020.

Os aprovados receberam a missão de oferecer ao menos uma contrapartida simbólica ao município, a escolas públicas ou a instituições filantrópicas alocadas no município, até o prazo máximo de 30 de março de 2022.

As contrapartidas foram definidas em conjunto com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, e poderiam ser organizadas em diversos formatos: live artística seguida de bate-papo sobre produção e execução do espetáculo e os desafios da carreira artística; apresentação híbrida, em meio presencial e também transmitida ao vivo em canal digital; apresentação pública em modo presencial; intervenção de arte urbana (pintura de murais, alocação de estátuas, obras de arte e similares), com a temática “Cultura em Palhoça”; workshop ou aula, a distância ou aula presencial; doação de produtos físicos elaborados pelo artista a escolas, associações de moradores, entidades beneficentes, secretarias do município ou outras instituições.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp