03/02/2022 às 09h12min - Atualizada em 03/02/2022 às 09h09min

Pesquisa revela quais as tendências de mercado para logística em 2022

Você sabe quais são as principais tendências de mercado para logística nesse ano?

Sem dúvida o avanço da tecnologia é um dos assuntos mais evidentes dos últimos anos e as transformações também chegam para a área da logística, pois ela não fica de fora dessa pauta. 

Mesmo que não seja novidade, a pandemia do covid-19 destacou que várias ferramentas digitais podem ser a solução para manter a eficácia de operações logísticas.

Estamos falando aqui da integração de soluções por meio de inteligências artificiais, logística sustentável, entregas via “drones” e algumas outras novidades. Mas afinal, quais as tendências de mercado para logística em 2022? 

Aqui vamos te explicar as principais novidades sobre esse segmento, então, tenha uma boa leitura!

Tendências de mercado para logística em 2022

Bom, vale lembrar sempre da importância da logística para toda e qualquer empresa que lide com venda de produtos e até serviços. 

Dessa forma, não é à toa que algumas empresas como transportadoras de veículo estão aplicando muito bem esse conceito.

Por fim, para entender melhor, confira a seguir quais são essas tendências:

Sistemas de integração com inteligências artificiais (IAs)

Essa sem dúvida é a principal tendência que há alguns anos estava em desenvolvimento, mas agora está experimentando o auge do uso nas operações logísticas.

Desse modo, por meio da IA é possível criar objetos analógicos e digitais de todos os tipos com uma precisão incrível. 

Sendo assim estamos falando de programação de novos softwares, desenvolvimento de conteúdos, composição de músicas, produção de vídeos e muitas outras possibilidades.

Por fim, saiba que atualmente as IA’s já realizam boa parte dessas atividades que falamos acima e no campo da logística elas já conseguem traçar rotas, analisar modais, entre outras operações. Vale lembrar que mesmo sendo tão inovador, muitos especialistas alertam sobre o uso indevido dessa tecnologia para promoção de atividades como 

Logística sustentável 

Esse é outro tema que está cada vez mais em alta nos debates atuais e no segmento logístico não é diferente. Isso porque muitas empresas estão revendo suas políticas de operações a fim de torná-las mais sustentáveis e menos poluentes. 

Dessa forma, um dos principais objetivos da logística nos próximos anos é reduzir bastante a emissão de carbono e os resíduos de produção. Para isso, é necessário tomar medidas como adoção de combustíveis ecológicos e veículos elétricos, que reduzem poluentes e também o ruído sonoro.

Somado a isso temos outros pontos muito importantes: a otimização das rotas e uso de veículos pequenos de entrega. Essas medidas fazem com que o transporte seja mais rápido e o consumo de combustíveis fósseis, seja bem menor

Também temos como uma tendência de mercado para logística a utilização de ferramentas de gerenciamento de entregas e coletas. 

Assim, essas permitem construir uma política sustentável e contribuir com o cuidado do meio ambiente.

Por fim, vale citar que hoje, algumas empresas de mudanças Brasília DF já estão começando a se adaptar a essa tendência.

Saiba mais como economizar e calcular os fretes com uma boa calculadora de frete.

Entregas via “drone”

Se você não ficou sabendo disso, está precisando se atualizar!

Dessa forma, saiba que a entrega por “drone” já aconteceu pela primeira vez em 2020, a partir de uma iniciativa da Amazon, uma das maiores empresas de varejo do mundo. 

Assim, com esse acontecimento, os testes começaram dois anos atrás e são um grande avanço que podemos ver mais consolidado no mercado logístico em 2022.

Vale lembrar que essa inovação reduzirá drasticamente os prazos de entrega e ainda os custos com transportes. 

No entanto, existem alguns desafios para por esse projeto em prática, como as restrições de tamanho e peso, tempo de autonomia, adaptação e condicionamento da carga. 

Até porque, mesmo sendo algo novo, essa modalidade de entrega deve estar nos conformes da legislação local vigentes.

Portanto, sim, pode mudar completamente o que conhecemos a respeito de sistemas de entrega.

Considerações finais

Chegamos ao fim das principais tendências de mercado para a logística em 2022 e esperamos que você tenha entendido todas as novidades desse mercado. 

Por fim, juntamente a isso, te convido para acompanhar as próximas novidades do nosso blog. 

Continue nos acompanhando e fique por dentro das principais tendências!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp