24/01/2022 às 08h51min - Atualizada em 24/01/2022 às 08h47min

Ideais criativas de iniciar a alfabetização

Divulgação
O processo de alfabetização é uma etapa decisiva e muito importante para o desenvolvimento das crianças. Por esse motivo, as atividades de alfabetização precisam ser criativas.

Dessa forma, podem ser elaboradas atividades com alfabeto e atividades com sílabas, mas lembre-se que estas precisam ser bem pensadas para que desperte o interesse da criança.

E para que isso ocorra, o professor ou a pessoa responsável pelo processo de alfabetização precisa estar atento para algumas questões, principalmente ao quesito criatividade.

O responsável pelo ensino da criança precisa estar ciente que precisará utilizar vários recursos criativos na elaboração das atividades.

Pois, dessa maneira as atividades para educação infantil ficam mais interessantes e estimula o aluno a querer aprender mais. 

Pois, o docente é o responsável por atrair a atenção dos alunos, como também criar atividades que tenham o objetivo de fazer com que as crianças aprendam.

As atividades propostas além de criativas precisam ajudar a criança a assimilar o conteúdo que deseja ser transmitido.
Além disso, as atividades que serão introduzidas para iniciar a alfabetização precisam estar adequadas ao conhecimento prévio do aluno.

Para isso, o professor precisará aplicar uma atividade diagnóstica que identifique as particularidades de cada aluno, e elaborar, adequadamente, os exercícios de alfabetização.

Elaboramos este post para trazer ferramentas que auxiliem no planejamento de ideias criativas para iniciar a alfabetização dos alunos.
 

Conheça as ideias criativas de iniciar a alfabetização

 
De modo geral, qualquer projeto de alfabetização precisa ser criativo e sempre atualizado, pois o objetivo é atrair a atenção das crianças.
 
Utilizar recursos audiovisuais ajuda muito na iniciação da alfabetização. Essas ferramentas costumam trazer resultados muito bons na melhora de estímulos.
 
Ensinar uma criança a ler e escrever é um grande desafio e também uma responsabilidade.
 
Pois a alfabetização irá abrir a possibilidade de um mundo novo para esses pequenos seres.
 
Sendo assim, elaborar ou escolher atividades que efetivamente trarão resultados satisfatórios ao desenvolvimento dessas habilidades pode ser difícil.
 
Por esse motivo, trouxemos algumas ideias criativas, nas quais você pode se inspirar para montar um programa divertido e efetivo no início da alfabetização.
 
As ideias que iremos explorar aqui, tem um intuito de estimular os sentidos das crianças, além disso, são excelentes atividades de alfabetização 1º ano.

Elas podem ser utilizadas como exercícios introdutórios que fazem a criança aprender “brincando”.

A seguir, traremos em detalhes cada possibilidade de atividades que você pode aplicar imediatamente em sua prática pedagógica. Acompanhe.
 

Incentivar o aluno a tocar as letras

Se a atividade é introdutória, o aluno precisa ganhar familiaridade com as letras e futuramente com as palavras. Para isso, desenhe as letras no quadro ou em qualquer outro lugar que seja de fácil visualização.

Em seguida, peça para que a criança repita o som de cada palavra. Assim, o aluno já poderá perceber a diferenciação dos sons de cada letra.

É interessante também que você  reproduza as letras em moldes de EVA, e distribua para os alunos para que eles possam tocar as letras.

Depois de distribuída as peças para os alunos, proponha que eles tentem reproduzir aquela letra na no papel, na areia do parquinho da escola ou em qualquer outro lugar possível.

Essa prática fará com eles além comecem o processo de assimilação das letras, assim também desenvolvam a atividade motora, enquanto tentam reproduzir a letra e a atividade visual enquanto observam para tentar a reprodução.

Aposte nas atividades divertidas

Com o tempo, o professor conseguirá perceber as dinâmicas que os alunos mais gostam, como, por exemplo, jogos, atividades de alfabetização, massinhas, pintura de palavras.

Então a partir dessa percepção, invista nessas atividades, o professor pode  pedir que os alunos pintem com canetas coloridas as letras, desenhem ou modele.

Outra atividade criativa para alfabetizar é a possibilidade de elaborar um livro com essas produções e dar aos pais no final do ano.
Os alunos ficarão orgulhosos de terem criado o seu próprio livro.

Utilizar imagens para facilitar

Como dissemos anteriormente, os recursos visuais ajudam a melhorar e intensificar o aprendizado.

Assim, você poderá utilizar como ideia para ensinar palavras alguns jogos, como, por exemplo, jogos da memória, em que os cartões tenham os nomes abaixo da imagem.

Proporcionar experiências positivas

Ao trabalhar com as letras e palavras, é importante que o professor proporcione momentos agradáveis, dessa forma o aluno irá atribuir aquele aprendizado a uma experiência legal.

Por isso, as atividades precisam ser criativas e dinâmicas, pois assim a criança terá um incentivo maior em aprender e não irá encarar a proposta do professor como algo desinteressante.

É interessante que o docente esteja sempre atualizado e busque novas tendências pedagógicas que o auxilie nessa montagem de atividades.

A rotina do professor está longe de ser fácil e para auxiliá-lo na preparação dessas aulas existem algumas ferramentas.

Com a tecnologia, esse tempo de elaboração de atividades diminuiu, pois existem várias já prontas e disponibilizadas gratuitamente em sites e aplicativos na internet.

Assim, é possível que o professor economize tempo e esteja mais descansado para realizar um trabalho com ainda mais qualidade.

Conclusão

O processo de alfabetização é uma etapa muito importante do desenvolvimento de qualquer criança, Por isso, é importante que o professor desenvolva tarefas que atendam essa necessidade.

Iniciar a alfabetização é uma tarefa trabalhosa e de muita responsabilidade, pois o professor precisa estar sempre atualizado e com ideias criativas para iniciar a alfabetização.

Para que isso ocorra de maneira satisfatória, o docente pode seguir algumas dicas que irão auxiliá-lo na elaboração das atividades para iniciar a alfabetização.

A primeira dessas dicas é apresentar as letras aos alunos, eles precisam estar familiarizados com o som das letras, e para isso, o professor pode fazer recortes em EVA e pedir que o aluno tente reproduzi-los.

Assim, a criança estará desenvolvendo a sua atividade motora e visual.

Utilizar recursos audiovisuais, assim como  jogos interativos também ajudam nesse processo de assimilação.

É de suma importância que as atividades sejam consideradas interessantes para os alunos, pois se assim forem o interesse na aprendizagem será maior.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas. Até a próxima.

 
Enviado por Sua Imprensa
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp