20/01/2022 às 15h17min - Atualizada em 20/01/2022 às 15h13min

7 Dicas para organizar as contas de final de ano da sua empresa

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Não dá para negar que todo empreendedor precisa de algumas dicas para organizar as contas de final de ano da sua empresa. Afinal de contas, é normal que as coisas se baguncem durante o ano e vão se acumulando, formando uma bola de neve que precisa ser desmontada antes do fim de dezembro, já que ninguém quer começar o ano com problemas para resolver.

Aliás, não só não querem, como não devem, já que começar o ano com problemas é sinal de que aquele será um ano mais complicado para você e para o seu negócio como um todo.

Para se ter uma ideia do peso dessa situação, cerca de 6 em cada 10 empresas do Brasil fecham as suas portas em 5 anos de atividade. São muitas razões para isso, desde a pura e simples falência até o fim da sociedade que dava origem ao negócio. Um dos principais causadores do fim dos negócios é o fato de que muitos acabam envolvidos em verdadeiras crises que duram anos e nunca acabam, justamente porque não conseguiram se firmar ou acumularam dívidas de um ano para o outro e nunca organizaram as contas do negócio.

Para evitar esse cenário, você precisa conferir algumas dicas para organizar as contas de final de ano da sua empresa. Siga a leitura para saber quais!


7 dicas para organizar as contas de final de ano da sua empresa


1. Contrate uma contabilidade especializada na sua área

A contabilidade especializada vai estar preparada para os detalhes típicos do seu setor e ajudar a resolver crises específicas de sua empresa. Por exemplo, a contabilidade para dropshipping contará com ações diferentes do que contabilidade para atacado ou varejo, uma vez que são estruturas de negócios diferentes, que requerem níveis diversos de investimento e expectativa de retorno. 


2. Comece a pensar nisso bem antes do fim do ano

É fato que as contas do final do ano costumam aumentar, uma vez que vários outros fatores entram nos gastos, como décimo terceiro, mão de obra extra para lidar com o grande fluxo de vendas, férias, reabastecimento de insumos e aumento nos valores de matéria-prima. Entendendo o padrão que a sua empresa apresenta todo final de ano, é fácil se organizar ao longo dos meses para arcar com os custos extras. 


3. Faça um levantamento de todos os compromissos a pagar

A organização é amiga da redução de custos e evita ter grandes surpresas no fechamento do ano. Mantenha uma planilha de entrada e saída de caixa e, para o final do ano, faça um levantamento de todas as contas e outros compromissos que requerem pagamento. Tendo isso em mente, busque soluções para cortar custos e guardar o valor necessário para cobrir todos os compromissos.


4. Aproveite a Black Friday e Natal para fazer caixa

Apesar do final do ano contar com grandes gastos, esses últimos meses também contam com dois dos eventos mais importantes para faturamento: Black Friday e Natal. Faça campanhas elaboradas e aproveite essas datas para vender bastante e fazer um caixa para os gastos de final de ano. Lembre-se que janeiro é um mês conhecido pelo movimento fraco, portanto é necessário preparar sua empresa para esse momento também. 


5. Queime o estoque acumulado vendendo mais barato

O final do ano é o momento de renovar os estoques, o que significa que muitos produtos antigos ficarão acumulados. Aproveite esse momento em que as pessoas estão mais propensas a consumir para fazer promoções e liquidar o estoque. Além de recuperar o valor investido, sua empresa ainda pode faturar o suficiente para cobrir os gastos de final de ano.


6. Revise os seus impostos devidos e não quitados

Antes de concluir o ano, revise os impostos devidos e confira se você pagou todos. Às vezes, MEIs ou empresas do Simples Nacional podem ter deixado um DAS sem pagar durante o ano e precisam da quitação antes da virada. Podem existir outros tributos devidos também, então é bom fazer uma análise completa para garantir que esteja tudo em dia.


7. Estude pegar um empréstimo para quitar as dívidas

Às vezes, mesmo com planejamento, redução de gastos e ações para aumento de faturamento, ainda assim, a empresa chega ao final do ano com várias dívidas provenientes de investimentos, contas atrasadas, rescisão de contratos ou vendas abaixo do esperado.

Neste caso, vale a pena estudar a possibilidade de pegar um empréstimo com juros menores do que os acumulados pelas dívidas, e quitá-las de uma vez. Assim a empresa começa o ano sem preocupações e gastos excessivos, somente com as mensalidades da quitação do empréstimo.


Agora que você já viu essas dicas para organizar as contas de final de ano da sua empresa, pode colocá-las em prática para ter um fim de ano melhor. Lembre-se de que terminar o ano bem ajuda o seu negócio a começar o próximo ano com mais sorte e ter mais condições para crescer. Se você começa o ano com dívidas, terá mais dificuldade para se organizar, especialmente porque o início do ano já é um período um pouco mais complicado.

E aí, gostou das dicas? Então comente abaixo com a sua opinião!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp