20/01/2022 às 08h54min - Atualizada em 20/01/2022 às 08h33min

5 dicas para reformar sua casa em 2022

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Procurando por dicas para reformar sua casa em 2022? Então veio ao lugar certo. É um fato que o mercado de construção e reformas está aquecido desde o início da pandemia do novo coronavírus, com muitas pessoas fazendo pequenas reformas em casa, comprando objetos de decoração e, em muitos casos, simplesmente se mudando de imóvel e começando tudo de novo.

A própria pandemia ajuda a explicar um pouco isso. Afinal de contas, as pessoas estão mais tempo em casa, seja por isolamento social, seja por trabalhar em Home Office. Esse tempo extra dentro de casa ajuda a mostrar como muitos dos nossos imóveis são inadequados para uma família ou simplesmente faz com que as pessoas fiquem cansadas do próprio lar e procurem por outro.

Se é o seu caso, então você precisa ver algumas dicas para reformar sua casa em 2022 e, assim, ter um imóvel mais gostoso de morar. Quer ver que dicas são essas? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!
 

5 dicas para reformar sua casa em 2022

 

1. Procure um financiamento de reforma

Você sabia que alguns bancos e financeiras oferecem empréstimos e financiamentos exclusivos para quem vai reformar a casa? São linhas de crédito disponibilizadas diretamente com empresas de materiais de construção e outras parcerias, o que faz com que os juros sejam menores e o financiamento seja mais acessível.

Dessa forma, vale a pena você procurar por um financiamento que seja especializado em reformas para a casa. É claro que, no fim das contas, fica mais barato juntar dinheiro e pagar tudo de uma vez. No entanto, reformar a casa sempre sai caro: a mão de obra nunca fica abaixo de R$5.000, os materiais também são alguns milhares e por aí vai.

Portanto, um financiamento ajuda a deixar a reforma mais acessível e com uma linha própria para isso, você acabará pagando menos juros no longo prazo.

2. Dê um trato na área exterior da casa

Normalmente, o foco das reformas é sempre o interior da casa: o banheiro, cozinha, quarto e sala. No entanto, a área externa também pode (e deve) receber atenção na hora do seu planejamento.

Por exemplo, que tal reformar a sua garagem ou seu quintal ao comprar grades de piso na Furaço? Essas grades permitem que a água entre na terra por baixo da casa, o que evita que a sua casa alague em caso de chuvas pesadas e dá a chance de você trabalhar com um bonito jardim.

Também vale a pena transformar a sua garagem sem uso (caso você não tenha carro) em um espaço para hobbies, como um estúdio para pinturas ou algo do tipo.

Uma última sugestão é construir um espaço de lazer do lado de fora da casa: churrasqueira, uma decoração bonita. Tudo isso valoriza o imóvel e dá a chance de passar bons momentos com a família.

3. Instale energia solar no seu imóvel

Se a casa ou apartamento são seus, vale a pena estudar a possibilidade de instalar energia solar no imóvel. Afinal, assim a sua casa passa a gastar muito menos na conta de luz (economia de até 95%) e ainda contribui com o meio-ambiente.

O investimento médio para instalar um sistema de energia solar em casa custa algo próximo de R$15.000, dependendo do seu consumo de energia, claro. Além disso, existem bancos no Brasil com financiamento exclusivo para isso: você se inscreve e recebe o crédito para pagar um projeto feito por uma empresa parceira do banco.

4. Aposte em revestimentos cerâmicos

Se você for trocar os revestimentos da sua casa (tanto os de piso, quanto os de parede), vale a pena apostar em revestimentos cerâmicos. Eles são mais baratos do que porcelanato ou outros materiais (pedra e madeira, por exemplo) e contam com várias vantagens, como:

  • possibilidade de ter revestimentos que simulam pedra, madeira e outros materiais;

  • conforto térmico, já que a cerâmica dissipa o calor;

  • alta resistência mecânica;

  • facilidade de limpar.

5. Contrate uma empresa de construção

Por fim, é muito comum as pessoas contratarem um pedreiro conhecido da família para fazer a reforma. O problema é que esse profissional, por mais experiência que tenha, não é um especialista. Por isso, acaba calculando errado a quantidade de material necessário ou o tempo para fazer o trabalho. Isso resulta em atrasos na obra e gastos que ultrapassam o orçamento inicial.

Portanto, o melhor a fazer é contratar uma empresa de construção, que terá compromissos mais rígidos e mais expertise na hora de planejar a reforma.

Pronto! Essas são as melhores dicas para reformar sua casa em 2022. Seguindo-as, você conseguirá um financiamento mais barato para a sua obra, tornará sua casa mais eficiente no longo prazo, cuidará da parte de fora, terá mais beleza e conforto térmico por dentro e, claro, evitará atrasos, refações e outros problemas que ampliam o tempo e custo da obra.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp