19/01/2022 às 10h13min - Atualizada em 19/01/2022 às 10h11min

6 dicas para novos fotógrafos iniciarem na carreira!

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

As dicas para novos fotógrafos fazem total diferença nas sessões realizadas. Existem várias dicas essenciais para quem pretende seguir nessa carreira e, muitas vezes, reforçar as principais ideias é fundamental. 

 

Além disso, algumas dicas se repetem de forma nova, mas no final significam a mesma coisa. Por esse motivo, é essencial manter-se atualizado sobre as melhores dicas dentro do ramo, principalmente se você quer tirar foto profissional

 

A maioria das dicas para novos fotógrafos são fáceis de compreender. Então, se você quer aprender essas técnicas para tornar suas sessões mais profissionais, continue a leitura e descubra mais informações. 

Dicas para novos fotógrafos

Existem várias dicas para novos fotógrafos que são úteis para quem pretende seguir essa carreira. Porém, a maioria dessas técnicas são facilmente esquecidas, mas não deixam de ser essenciais para uma boa sessão de fotos. 

 

Além disso, algumas dicas podem ser repetidas ao longo do tempo, mas continuam com o mesmo significado. Enfim, caso tenha interesse em seguir nessa carreira profissional, sabe da importância de conhecer as melhores técnicas da área. 

 

A maioria das dicas para novos fotógrafos é fácil de compreender e aplicar em suas sessões. Afinal, as técnicas abrangem desde as técnicas iniciais de sua câmera, até a criatividade em suas sessões. 

1. Melhore a sua composição

Para que as suas fotos se tornem mais envolventes, é fundamental estar envolvido com aquilo que está fazendo. Ou seja, o fotógrafo não pode estar ligado no piloto automático, mas pensar na composição para alcançar os melhores resultados. 

 

Porém, para alcançar esse objetivo, é essencial ter o conhecimento básico de como criar boas fotos. Não cometa o erro de cortar as partes importantes de sua sessão, com a borda do quadro fotográfico. 

 

Além disso, é importante manter os seus horizontes nivelados, evitando qualquer tipo de distração em suas sessões. Lembre-se que, acima de qualquer coisa, as fotos devem ser niveladas e equilibradas. 

 

2. Utilize a câmera que você já tem

Tenha em mente que o equipamento não é tão importante quanto imagina. Afinal, existem vários modelos de câmera no mercado atualmente, todos com suas próprias características e especificações. 

 

E, mesmo que elas tenham algumas diferenças, elas são mínimas. Então, para dar início em suas sessões, basta usar a câmera fotográfica que você já possui. Na maioria das vezes, as DSLRs são um nível de entrada mais atual que as SLRs. 

 

Tenha em mente que um modelo não se torna ruim só porque um novo foi recentemente lançado. Afinal, a maioria das pessoas pensa exatamente isso, mas não é uma completa verdade. 

 

Em todo o caso, uma das dicas para novos fotógrafos mais importantes é: suas habilidades e criatividade importam mais que o equipamento fotográfico que você possui. Portanto, concentre todo o seu esforço nesse aspecto. 

3. Aprenda a fotografar de forma manual

Se o seu objetivo é seguir carreira profissional em fotografia, é essencial deixar alguns costumes de lado. Inclusive, uma das melhores dicas para novos fotógrafos, faz parte desse pensamento: deixar de fotografar no modo automático. 

 

Quando você deixa a sua câmera no modo automático, está dando a ela o poder de como a foto será feita. Porém, lembre-se que o equipamento não é tão inteligente quanto você, então evite usar essa função. 

 

Lembre-se de estar sempre no controle. Ou seja, utilize o modo manual de sua câmera fotográfica, pois é a partir dela que você define a intensidade da iluminação e a cor que será usada no ambiente. 

4. Cuidado com a luz

Um dos elementos mais importantes em uma foto é a luz. Então, se você quer que a sua imagem tenha um bom resultado, a iluminação é o primeiro passo para alcançar esse objetivo. 

 

Na maioria das vezes, é importante equilibrar a intensidade da luz com o seu plano de fundo. Uma das formas mais simples de resolver esse problema é prestar atenção na direção da luz e na suavidade. 

 

Quando a luz é muito dura, pode significar um grande problema para a fotografia, principalmente a de retrato. Além disso, quando a luz está vindo de um ângulo desfavorável, é necessário mover para essa fonte. 

 

5. Busque por boas referências

Uma das melhores dicas para novos fotógrafos é acompanhar o trabalho de profissionais que te inspiram. Ou seja, lembre-se de analisar os ensaios, observar a direção dos modelos, como está a distribuição dos objetos, a composição do cenário, entre outros elementos. 

 

É importante que você julgue o trabalho, procurando pelos possíveis defeitos na composição. Lembre-se: usar a foto de um fotógrafo como referência não significa copiá-lo, mas sim buscar por uma referência. 

6. Seja criativo e busque se destacar

Para finalizar, uma das dicas para novos fotógrafos mais importantes é ser criativo, principalmente para se destacar. Lembre-se de sair do “mais do mesmo”, buscando sempre pelas novas técnicas, novos formatos e estando um passo à frente dos concorrentes. 

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp