19/01/2022 às 09h54min - Atualizada em 19/01/2022 às 09h51min

Por que empatia e resiliência devem fazer parte da vida de todo empreendedor?

Descubra porque essas duas qualidades, extremamente importantes no mundo dos negócios, deve fazer parte da vida de todo empresário

Empreender exige determinadas habilidades comportamentais que podem ser bastante úteis para a prosperidade de qualquer negócio. Diante desse cenário, destacam-se a empatia e a resiliência, que são fundamentais no dia a dia de qualquer empreendedor. Por isso, vamos te mostrar os motivos pelos quais essas duas qualidades deveriam fazer parte do cotidiano das pessoas que são proprietárias de empresas de quaisquer segmentos. Confere aí! 

 

O que é empatia? 

Chamamos de empatia a capacidade que uma pessoa tem de se colocar no lugar da outra diante de situações desfavoráveis do cotidiano, procurando compreender seus sentimentos e emoções. A empatia se traduz em uma maior compreensão do estado emocional alheio. Quanto mais empatia uma pessoa tem, melhor poderá ser a convivência diária com ela. Investir em um bom curso de PNL pode ser eficaz para desenvolver a empatia em sua vida. 

 

O que é resiliência? 

Chamamos de resiliência a capacidade de superar dificuldades, obstáculos ou situações desfavoráveis do dia a dia. Em outras palavras, uma pessoa resiliente é aquela que consegue se adaptar facilmente às mudanças do cotidiano (sem sofrimentos), resistir à pressão ou algum tipo de trauma de ordem emocional. Um indivíduo resiliente tem grandes chances de se dar bem na vida. 

 

Por que devo ter empatia? 

Agora que você conhece o conceito de empatia, conheça as vantagens de deixá-la fazer parte da sua rotina:

 

Criação de conexões emocionais com os outros

Um empreendedor que adota uma postura empática, tem maiores chances de criar uma saudável conexão emocional com todos os seus colaboradores. Ele terá muito mais facilidade para compreender todas as emoções e sentimentos deles, o que pode deixar a convivência no ambiente de trabalho muito mais harmônica e tranquila. Se colocar no lugar do outro é fundamental em diversos aspectos.

 

Menos estresse

A empatia também pode contribuir para a redução dos níveis de estresse dentro da organização. Como essa habilidade comportamental regula todas as nossas emoções, automaticamente, o estresse pode diminuir consideravelmente. Quando você e os integrantes da sua equipe assumem um comportamento empático, tudo flui com mais naturalidade e calma. Fique por dentro da história da Nestlé.

 

Melhora os relacionamentos interpessoais

O empreendedor que tem empatia por todos ao seu redor, pode notar uma grande melhora em seus relacionamentos interpessoais. Quando conseguimos compreender as emoções alheias e nos colocamos no lugar dos outros, os nossos relacionamentos ficam mais saudáveis e prazerosos. Os conflitos diários praticamente cessam de vez, o que deixa a gestão de uma empresa mais eficiente. 

 

Desenvolvimento da escuta sensível

Um empresário que tem empatia também acaba desenvolvendo uma outra habilidade comportamental necessária no mundo corporativo: a escuta sensível. Trata-se de um real interesse em tudo aquilo que o outro tem para nos dizer, independente do assunto. Uma pessoa empática se demonstra mais interessada em ouvir do que em somente falar, sempre procurando uma maneira de resolver os problemas alheios. A escuta sensível deveria fazer parte do cotidiano de todos nós. 

 

Por que devo ser uma pessoa resiliente?

Conheça os motivos pelos quais a resiliência pode ser de grande valia no mundo dos negócios: 

 

Maior capacidade de adaptação

Um empreendedor resiliente, na maioria das vezes,  consegue ter uma maior capacidade de adaptação diante de situações complicadas ou desfavoráveis do cotidiano. No mundo dos negócios, se adaptar rapidamente e sem esboçar nenhum tipo de sofrimento, é primordial para qualquer empresa prosperar no mercado. Nada é estático e, quando menos se espera, as coisas mudam em um piscar de olhos. 

 

Pensamento positivo sempre

A resiliência também permite que o empreendedor mantenha sempre o pensamento positivo, mesmo diante dos desafios e obstáculos do dia a dia. E todo esse otimismo é fundamental quando o assunto é a gestão eficiente de uma empresa. Quando uma pessoa não é resiliente, as chances do pessimismo fazer parte da sua vida podem ser gigantescas. Conheça a bela história das Lojas Americanas James Marshall.

 

Aprendizado com as experiências anteriores

Uma outra vantagem de ter resiliência, é que ela permite que o empresário tenha um maior aprendizado com as experiências anteriores e não cometa os mesmos erros do passado. E isso se traduz em uma gestão bem mais assertiva e com menos chances de erros grotescos. Por exemplo, se você já vivenciou algo que não agregou nenhum tipo de valor ao seu negócio, certamente não vai investir nessa “furada” novamente. 

 

Capacidade de vencer momentos de dificuldades

Um empreendedor resiliente também consegue vencer eventuais momentos de dificuldades com mais facilidade e sem sofrimentos. Quando essa característica peculiar e essencial ao mundo dos negócios faz parte parte da nossa vida, tudo pode ficar mais tangível e fluir com uma maior naturalidade. Os desafios que antes pareciam intransponíveis, se tornam bem menores e mais fáceis de serem superados. Seja resiliente e aumente a sua capacidade de superação!  

 

Aumento da criatividade

Por fim, a resiliência também permite ao empreendedor se tornar bem mais criativo no dia a dia. Pelo fato de ter uma maior capacidade de superação das dificuldades e de se adaptar facilmente às mudanças, automaticamente, a criatividade pode ficar bem maior. E isso se traduz em uma maior inovação de todo o negócio e mais chances de prosperidade. Em suma, quanto mais resiliente você for, maiores serão as chances da sua criatividade ser mais aguçada. Faça o teste e comprove. 

 

Viu como a resiliência e a empatia são fundamentais para o progresso de qualquer negócio? Agora é desenvolver essas habilidades e decolar rumo ao sucesso. Boa sorte! 

 

Venha para o IBND

Os cursos  do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp