18/01/2022 às 14h14min - Atualizada em 18/01/2022 às 14h12min

Vacina para cachorro: quais são e quando começar?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Quem ama cuida e quem resolve ter um bichinho de estimação em casa deve ter em mente a grande responsabilidade que assume, garantindo sua saúde e bem-estar.

 

É preciso saber que ter um filhote em casa exige muito mais do que brincadeiras, mimos e afagos, é essencial mantê-lo  protegido.

 

Nesse sentido, manter a vacinação em dia é extremamente importante para evitar doenças que podem prejudicar o desenvolvimento do animal ou, até mesmo, causar seu óbito. 

Quando dar a primeira vacina no filhote de cachorro?


Embora não exista nenhum protocolo definido, geralmente, a vacina para cães filhotes é indicada a partir de 45 dias de vida, quando se inicia a fase do desmame. 

Ao iniciar a fase de desmame, é quando começam a diminuir os anticorpos da amamentação, deixando o animal mais vulnerável a vírus e bactérias. E a vacina atua como um mecanismo de defesa, fazendo com que seu organismo produza seus próprios anticorpos, dessa forma, combatendo possíveis doenças. 

Mas, caso seu cãozinho apresente qualquer tipo de enfermidade, então, não deve ser vacinado.

As principais e obrigatórias vacinas para filhote são: 

  • V6, V8 ou V10 - a primeira dose deve ser aplicada durante a 6ª ou 8ª semana de vida, devendo ser administradas três doses com intervalo médio de 21 dias. 

  • Antirrábica – é apenas uma dose, que deve ser aplicada com 24 semanas de vida. 

Doenças evitadas com a vacinação 

É preciso ter em mente que, ao vacinar seu cãozinho, estará evitando muitas enfermidades, dentre elas, as mais comuns são: 

  • Cinomose: doença que afeta apenas cães e é altamente infecciosa, combatida pela vacina V8 e pela vacina V10. Dentre os principais sintomas podemos destacar: diarreia, vômito, apatia, perda de apetite, febre, secreções nasais e oculares. Em fase mais avançada, pode ainda apresentar paralisias, convulsões e falta de coordenação do animal. 

  • Parvovirose: também é uma doença muito perigosa, que pode se manifestar de duas formas:

  1. Apresentando um distúrbio gastrointestinal grave: diarreia com sangue nas fezes e cheiro forte, febre, apatia, falta de apetite, desidratação e perda de peso.  

  2. Apresentando uma miocardite aguda: atacando o coração, causando insuficiência cardíaca e morte súbita, principalmente em filhotes.

    Para evitar parvovirose, as vacinas indicadas são V8 e V10.

  • Hepatite infecciosa canina: doença muito grave, transmitida pelo adenovírus canino do tipo 1, encontrado em secreções, urina e sangue de outros animais doentes, que acomete o fígado, causando sérias lesões, muitas vezes irreversíveis. Por ser de difícil diagnóstico, pode causar morte súbita em cães filhotes ou com imunidade baixa, sendo confundida com um possível envenenamento. Outros sintomas são: sangramento no vômito, urina e fezes, dor abdominal intensa, febre, apatia e perda de peso. As vacinas V8 e V10 evitam a doença.

  • Leptospirose: muito difícil de ser identificada, por possuir vários sintomas parecidos com outras doenças, a leptospirose também causa a morte canina se não for corretamente tratada e prevenida com a vacina V6, V8 ou V10. Conhecida como “a doença dos ratos”, ela é transmitida por contato direto com urina ou secreções de um animal já infectado. Os principais transmissores, além dos ratos, são gambás e guaxinins. Dentre os principais sintomas, podemos destacar: febre, vômito, prostração,perda de apetite e icterícia. 

Possíveis reações da vacina em filhotes

Embora não seja motivo para preocupação, vale saber que algumas vacinas podem causar reações adversas, como febre, dor na região onde da aplicação e sensação de desânimo e/ou tristeza. Mas, como foi dito, nada com que deva se preocupar, já que em dois ou três dias seu filhote vai estar recuperado e pronto para gastar energia novamente. 

Em dia com a vacinação 

Nunca é demais destacar a importância da vacinação em cães, justamente, para mantê-los saudáveis e livres de problemas sérios de saúde, sempre tomando cuidado para não esquecer da data do reforço, a ser indicada pelo veterinário, que lhe dará uma carteirinha de vacinação, justamente, para poder acompanhar as datas e não deixar de seguir as recomendações.  

Nunca é demais lembrar que: a vacina em dia é garantia de saúde e longevidade do seu bichinho de estimação e, mais que isso,é sinal de carinho e amor. Nunca deixe seu animalzinho desprotegido.

No mais, é preciso visitar constantemente o veterinário para saber se a saúde de seu animalzinho está bem e poder garantir sua companhia por muitos anos ainda. 

 

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp