18/01/2022 às 11h08min - Atualizada em 18/01/2022 às 11h03min

O que é o Benchmarking?

Independente do segmento, contar com pontos de referência ajuda a entender como estamos desempenhando determinada função. Na preparação para uma competição de velocidade, o tempo de outros atletas auxilia a entender como você está em relação à maioria e onde precisa melhorar nos treinos, por exemplo.

 

Dentro do mundo corporativo não é diferente, como uma forma de compreender o desempenho de uma empresa é preciso analisar os concorrentes, os consumidores e o mercado de forma ampla, como a situação econômica e política.

 

O benchmarking é a ferramenta que cumpre este papel, pois permite olhar para o mercado, observar as práticas adotadas por outras empresas e avaliar a performance do seu próprio negócio de outsourcing de impressão, por exemplo.

 

Para entender melhor sobre essa prática, elaboramos este artigo, então continue a leitura e compreenda melhor o que é benchmarking e sua importância para a gestão de empresas.


O QUE É BENCHMARKING?

Benchmarking pode ser traduzido como avaliação comparativa e consiste, de forma resumida, em um estudo detalhado do mercado em que a empresa está inserida. Uma empresa de equipamentos de combate a incêndio, por exemplo, irá avaliar as práticas adotadas por outras empresas que atuam no mesmo nicho.

 

Deve ser feita uma análise da maneira mais completa possível sobre os aspectos operacionais, organizacionais, de produtos e serviços permitindo realizar um comparativo com sua empresa.

 

Assim será possível entender em que posição do mercado sua empresa está e até mesmo identificar outras formas de trabalho e novas soluções que têm potencial para serem implementados no seu próprio negócio.


BENEFÍCIOS DO BENCHMARKING

 

Ao pesquisar concorrentes e mercado, o gestor é capaz de perceber de forma mais clara quais resultados do seu negócio podem ser melhorados a partir de reestruturações internas e quais dependem de fatores externos.

 

Isso quer dizer que uma empresa que produz e vende quadro de distribuição e que está enfrentando uma baixa nas vendas, ao olhar para o mercado pode perceber que seus preços estão muito descolados dos concorrentes o que provocou uma migração dos clientes.

 

Outro ponto positivo é descobrir práticas adotadas por outras empresas e que deram certo e buscar formas de adaptar o mesmo para o seu negócio. 

 

Nesse ponto é importante ressaltar que não se trata de copiar simplesmente as estratégias e sim compreender os conceitos aplicados, seja em vendas ou produção e encontrar soluções que se adaptem ao seu modelo de negócio.

 

Estar atento ao mercado e concorrentes pode também colocar sua empresa em vantagem competitiva diante das demais no sentido de que o gestor aprende a identificar padrões tanto negativos quanto positivos no mercado.

 

Essa habilidade possibilita se preparar antecipadamente para situações de crise e também a criar novos produtos e soluções que acompanhem uma tendência de mudança no comportamento dos consumidores.

 

O benchmarking permite que uma empresa encontre oportunidades de melhoria ou descubra quais são seus diferenciais competitivos em relação aos concorrentes. 

 

Esses conhecimentos, quando aliados às estratégias de marketing e até mesmo de produção, podem possibilitar que a empresa aumente as vendas e reduza custos, impactando diretamente na saúde financeira.

 

Portanto agora que você descobriu um pouco mais sobre a importância dessa análise de mercado chegou a hora de colocar em prática no seu negócio.

 
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Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

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