14/01/2022 às 13h05min - Atualizada em 14/01/2022 às 13h02min

COMO PROTEGER A COLUNA NO TRABALHO

(Foto: Divulgação)
Certas posturas adotadas no dia a dia podem causar dores nas costas e em outras partes do corpo sem que nos demos conta disso. Dessa forma, é preciso ficar atento às dicas de postura no trabalho para evitar lesões nos músculos e nas articulações, que prejudicam a saúde e também o desempenho.

Pesquisas mostraram que forças repetitivas de baixo nível são muito mais perigosas do que aquelas forças de esforço mais freqüentes. Isso significa que se pode ser mais suscetível a lesões nas costas e no pescoço sentado em uma cadeira de escritório do que alguém em um trabalho muito mais exigente fisicamente devido à natureza longa e repetitiva e à postura estática das tarefas desempenhadas nesses papéis.

Segundo o médico Neurocirurgião, especialista em Coluna, Drº Thiago Rodrigues, pode-se desenvolver má postura de cabeça, pescoço e ombro devido a maus hábitos ao sentar motivado principalmente por uma estação de trabalho / ambiente mal configurada, bem como realizar tarefas repetitivas e movimentos de rotação que sobrecarregam as articulações e musculatura.
“O modo como o corpo está posicionado ao longo do dia é um dos principais contribuintes para dores nas costas e no pescoço.” Afirma .

Ainda de acordo com Drº Thiago, com algumas mudanças de hábitos, é possível dizer adeus às dores na coluna provocadas por má postura e ao sentar-se de forma adequada, você favorece, entre outras coisas, a digestão, a respiração, a evacuação, as articulações e os ligamentos.

O especialista ainda dá dicas de como proteger a coluna:

1 – Sempre manter as curvas naturais de sua coluna;

2 – Quando for levantar, flexionar quadril e joelho;

3 – Sempre realizar a contração do abdômen ao levantar peso;

4 – Nunca carregar mais peso do que você suporte;

5 – Durante a leitura manter a coluna cervical reta;

6 – Manter os objetos perto de você; 

7 – Ao pegar um objeto nunca torcer a coluna;

8 – Quando sentar apoiar sempre a coluna;

9 – Mudar de posição frequentemente;

10 – Realizar sempre atividades físicas.

Drº Thiago Rodrigues 
Neurocirurgião da Universidade Federal de São Paulo, especialista no tratamento das dores da coluna.

www.neurocirurgiasp.com.br
Link
Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 7 Jornais, 3 Revistas e 3 Portais de Notícias, além do Programa Em Harmonia, exibido em 17 emissoras de 8 estados do Brasil.

Relacionadas »
Comentários »