14/01/2022 às 13h05min - Atualizada em 14/01/2022 às 13h02min

COMO PROTEGER A COLUNA NO TRABALHO

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

(Foto: Divulgação)
Certas posturas adotadas no dia a dia podem causar dores nas costas e em outras partes do corpo sem que nos demos conta disso. Dessa forma, é preciso ficar atento às dicas de postura no trabalho para evitar lesões nos músculos e nas articulações, que prejudicam a saúde e também o desempenho.

Pesquisas mostraram que forças repetitivas de baixo nível são muito mais perigosas do que aquelas forças de esforço mais freqüentes. Isso significa que se pode ser mais suscetível a lesões nas costas e no pescoço sentado em uma cadeira de escritório do que alguém em um trabalho muito mais exigente fisicamente devido à natureza longa e repetitiva e à postura estática das tarefas desempenhadas nesses papéis.

Segundo o médico Neurocirurgião, especialista em Coluna, Drº Thiago Rodrigues, pode-se desenvolver má postura de cabeça, pescoço e ombro devido a maus hábitos ao sentar motivado principalmente por uma estação de trabalho / ambiente mal configurada, bem como realizar tarefas repetitivas e movimentos de rotação que sobrecarregam as articulações e musculatura.
“O modo como o corpo está posicionado ao longo do dia é um dos principais contribuintes para dores nas costas e no pescoço.” Afirma .

Ainda de acordo com Drº Thiago, com algumas mudanças de hábitos, é possível dizer adeus às dores na coluna provocadas por má postura e ao sentar-se de forma adequada, você favorece, entre outras coisas, a digestão, a respiração, a evacuação, as articulações e os ligamentos.

O especialista ainda dá dicas de como proteger a coluna:

1 – Sempre manter as curvas naturais de sua coluna;

2 – Quando for levantar, flexionar quadril e joelho;

3 – Sempre realizar a contração do abdômen ao levantar peso;

4 – Nunca carregar mais peso do que você suporte;

5 – Durante a leitura manter a coluna cervical reta;

6 – Manter os objetos perto de você; 

7 – Ao pegar um objeto nunca torcer a coluna;

8 – Quando sentar apoiar sempre a coluna;

9 – Mudar de posição frequentemente;

10 – Realizar sempre atividades físicas.

Drº Thiago Rodrigues 
Neurocirurgião da Universidade Federal de São Paulo, especialista no tratamento das dores da coluna.

www.neurocirurgiasp.com.br
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp