Existem diferentes tecnologias para aplicar no marketing digital, mas é preciso descobrir quais podem impulsionar o seu negócio. Uma das formas mais poderosas para otimizar a estratégia de marketing digital da sua empresa, é adotar as principais tendências de tecnologia disponíveis no mercado. Afinal, o consumidor está cada vez mais exigente, buscando alternativas que vão além do botão de compra. Uma boa opção é investir na área de
geomarketing gratuito, que pode auxiliar nesse processo.
Ao apostar em novas tecnologias, a sua empresa conseguirá alcançar o sucesso, estando à frente da concorrência. Mas, é importante ter em mente que a tecnologia está sempre avançando, bem como a forma como é utilizada.
Sabendo disso, veja quais as principais tendências adquirir!
Principais tendências de tecnologia aliada ao marketing digital
Antes de começar a investir no marketing digital da sua empresa, é preciso conhecer bem o seu público. Assim, poderá descobrir em quais canais eles se encontram e as melhores estratégias para desenvolver.
Veja algumas tecnologias para aplicar!
1. Chatbots
Embora não seja uma tendência inovadora, já que está presente há tempos, o chatbot é uma tecnologia que não para de avançar. Inclusive, muitas empresas focam nessa estratégia para promover o marketing digital ao tratar de forma mais humanizada com o cliente.
Trata-se de um programa de computador que simula uma interação humana e também direciona o usuário para um atendente humano, sempre que necessário. Outra vantagem da tecnologia é que os clientes podem sanar dúvidas 24h por dia, fazer orçamento e simulação, entre outros benefícios.
Muitos serviços ainda serão aperfeiçoados e incrementados nos chatbots. Mas a tecnologia já está rendendo vantagens para as empresas ao capturar e
gerar leads qualificados, bem como agilizar o atendimento.
2. Infoprodutos
Os produtos digitais, ou infoprodutos, são bastante utilizados nas estratégias de marketing digital. Trata-se de conteúdos ricos e agregam valor a quem lê, permitindo às empresas se apresentarem, bem como levando os consumidores adquirirem seus produtos ou serviços.
Entre os tipos mais comuns de infoprodutos, estão os e-books, apostilas digitais, videoaulas, materiais didáticos, podcasts, programa de mentoria online, audiobooks e pesquisas científicas.
Por meio desse recurso os clientes se sentem mais confiantes em adquirir o que a empresa tem a oferecer.
3. Vídeo marketing
Para converter e reter clientes, uma estratégia eficaz é investir em conteúdos de audiovisual. O vídeo marketing é uma tecnologia que está entre as formas mais populares para gerar envolvimento entre marca e público.
Afinal, por meio do recurso de vídeo é possível apresentar um produto/serviço, mostrar as vantagens e seu uso, entre outras possibilidades. Funciona melhor, inclusive, do que a apresentação de um produto em loja física, já que os usuários podem visualizar todos os recursos e como funciona, especialmente nos vídeos em 360 graus.
Além disso, apresentar um vídeo no site é conseguir gerar resultados maiores em pesquisa orgânica.
4. Buscas por voz
Trata-se de um recurso que traz praticidade ao usuário, que está cada vez mais adotando esse meio de fazer pesquisa. Portanto, aplicar essa tendência na página da sua empresa é atender as necessidades do seu público.
E para que a sua página seja encontrada, é preciso investir em técnicas de SEO em seus conteúdos. Em especial, as palavras-chave de cauda longa, que estão entre as opções que vão gerar mais tráfego para o seu site.
5. Notificações tipo push
As notificações interativas, ou notificações push up, dos navegadores estão cada vez mais sofisticadas, o que permite maior personalização. Desde a inclusão da Lei
Geral de Proteção de Dados Pessoais, LGPD, com filtros rigorosos, a tendência é diminuir os e-mails marketing e aumentar as notificações push.
Mas, para alcançar uma boa taxa de abertura das notificações, é importante enviar mensagens objetivas, curtas e que identifiquem os produtos ou promoções.
Então, preparado para investir nestas tendências de tecnologias para a sua estratégia de marketing digital?