06/01/2022 às 14h03min - Atualizada em 06/01/2022 às 14h03min

Dicas para facilitar na hora de realizar as finanças da sua empresa

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Gerenciar as finanças pode ser um grande desafio para qualquer empresário, principalmente quando se trata de um pequeno negócio. 

 

Na verdade, lidar com os cálculos em geral pode ser desafiante para muitas pessoas, afinal de contas, estamos falando de um assunto complexo, que inclui fórmulas, tabuada de multiplicação, porcentagem e assim por diante. 

 

A grande questão é que o sucesso ou fracasso de uma empresa pode estar relacionado a forma que ela lida com suas finanças. 

 

Inclusive, infelizmente, deixar de acompanhar as finanças é um dos motivos que podem levar empresas à falência. E, acredite, existem muitos erros que podem ser cometidos quando se trata da parte financeira de um negócio. 

 

Se você não tem muita experiência em realizar o gerenciamento das finanças da sua empresa, não tomar os cuidados necessários pode fazer com que ela seja prejudicada. 

 

Para te ajudar, neste artigo, separamos algumas dicas importantes e que poderão te ajudar a evitar problemas financeiros no seu negócio. 

 

Confira! 

 

Como cuidar das finanças de uma empresa

Aqui estão algumas dicas importantes que você deve considerar em seguir se é proprietário de uma empresa e deseja controlar as finanças do seu negócio.

 

1. Cumpra os prazos

É extremamente importante que você tenha consciência de quando as suas contas vencem e faça os pagamentos dentro do prazo, incluindo: contas a pagar, empréstimos, cartão de crédito empresarial, fornecedores e assim por diante. 

 

Não saber quando as contas vendem pode fazer com que você não consiga pagá-las no vencimento, já que não se organizou financeiramente. 

 

Além disso, pode te prejudicar com encargos por atraso, aumento de juros, diminuir suas chances de obter crédito e prejudicar sua relação com fornecedores. 

 

Uma boa maneira de ficar atento aos prazos e organizar suas contas em planilhas, aplicativos, softwares de gestão ou até mesmo criar lembretes. 

 

2. Fique de olho nos gastos

Essa dica pode parecer muito básica, mas muitas empresas se prejudicam porque os empresários não ficam de olho nos gastos. 

 

Reflita sobre as questões abaixo: 

 
  • Quanto você gasta por dia, semana ou mês? 

  • E quanto a sua empresa tem de custos por dia, semana ou mês? 

  • Você observa com o que tem gastado o seu dinheiro? 

 

Se você não monitorar os seus gastos, pode acumular custos que não deveriam existir. Além disso, pode fazer você ter gastos excessivos e usar de forma indevida o dinheiro da empresa. 

 

É comum que empresários tenham diversas contas, incluindo conta corrente, conta jurídica, conta poupança e assim por diante. Se esse é o seu caso, certifique-se de saber quanto você gasta de cada conta. 

 

Inclusive, os pequenos gastos podem parecer inofensivos, mas não são. Por exemplo, todos os dias tomar um café que custa um pouco mais caro, comprar uma coisa ou outra e ir tirando o dinheiro das contas sem fazer o menor controle, pode ter resultados enormes. 

 

Se tiver dificuldade em fazer esse controle com anotações em papel, você pode criar uma planilha ou utilizar softwares de gestão. 

 

3. Lembre-se das contas a receber

Se você tem contas a receber dos seus clientes, é extremamente importante que mantenha tudo organizado e administre melhor o dinheiro que entra. 

 

Para que não se esqueça das contas a receber, é importante que registre-as no seu livro de contas, planilha, software ou aplicativo. 

 

Também é importante que crie um resumo de tudo que vai receber para acompanhar o dinheiro que deve entrar. 

 

Ao fazer isso, você poderá acompanhar quais são os clientes que devem dinheiro a sua empresa, separando os que estão atrasados, os que estão dentro do prazo e os que já pagaram. 

 

4. Separe os gastos pessoais dos empresariais

Você já tem uma conta bancária jurídica dedicada a sua empresa? Separar os seus gastos pessoais dos da empresa é muito importante para que consiga controlar e gerenciar dinheiro. 

 

O dinheiro que entra para a empresa deve ser revertido para o crescimento do negócio. Claro, você deve separar o seu salário, mas o restante deve ser controlado para que a empresa cresça. 

 

Além disso, ao separar os gastos, você poderá acompanhar a lucratividade do negócio. 

 

Se os seus gastos pessoais e da empresa estiverem juntos, o resultado pode ser registros desorganizados, o que pode provocar gastos excessivos. 

 

Conclusão

Embora gerenciar as finanças seja algo desafiante para muitas pessoas, quando se trata de negócios, a atenção e o cuidado devem ser redobrados para evitar possíveis problemas financeiros. 

 

Neste artigo, damos algumas dicas importantes e que poderão te ajudar a dar os primeiros passos em direção a organização das finanças da sua empresa. 

 

Tenha em mente que, caso precise ou tenha muita dificuldade em cuidar da parte financeira do seu negócio, é muito importante que procure ajuda de uma contabilidade. 

 

Lembre-se que a situação financeira da sua empresa pode fazer com que ela tenha o sucesso que você deseja, ou não. 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp