05/01/2022 às 14h47min - Atualizada em 05/01/2022 às 14h27min

Principais motivos para entupimento do esgoto residencial

Se você está enfrentando problemas com o entupimento do sistema de esgotamento da sua casa, leia este artigo para entender quais são os principais motivos e como resolvê-los.

Soda Cáustica 

Por mais que possa resolver entupimentos a curto prazo para o desentupimento de pias e ralos, usada com frequência a soda cáustica pode causar problemas muito maiores como a solidificação da substância conforme é misturada com a gordura nos canos. Se firmando nas paredes da tubulação obstruindo assim a passagem.

Se você não faz ideia de como é esse processo, basta pensar em como é feito o sabão: mistura de óleo de cozinha, ou seja, gordura, com soda cáustica. Depois que seca, essa mistura vira uma pedra.

Restos de Alimentos 

Se você tem o hábito de jogar restos de alimentos e gordura no ralo da pia da cozinha, sugerimos que pare agora mesmo para evitar problemas futuros. O acúmulo desse material, sem o tratamento adequado, tende a obstruir a tubulação com o decorrer do tempo.

Para evitar esse tipo de problema, você pode optar por deixar em cima da pia uma mini lixeira, para facilitar o descarte de restos de alimentos e adotar um ralo de pia para secar os restos e deixar a água escorrer naturalmente.

Cabelo, pelo e barba

Algumas pessoas têm o hábito de lavar as mãos com cabelos na pia e deixá-los escorrer cano abaixo ou então pentear o cabelo enquanto toma banho.

Se você tem algum desses hábitos, está na hora de revê-los.

Isso porque possui queratina nas moléculas do cabelo, pelo e barba, uma proteína muito dura e difícil de dissolver. O acúmulo desse material na tubulação pede a ajuda de profissionais especializados e devidamente equipados.

Papel higiênico

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o papel higiênico não se dissolve na água. Então quando despejado em vasos sanitários, ele chega ao esgoto e fica preso nas mudanças de direção da tubulação, impossibilitando assim o fluxo do esgoto até o destino.

Infelizmente, nem os sistemas de esgoto, nem os vasos sanitários estão preparados para receber esse tipo de material.

E apesar de encontrarmos no mercado papel higiênico biodegradável e hidrossolúvel, sob nenhuma hipótese ele deve ser descartado no vaso, pois até o material se dissolver já acarretou o entupimento.
Objetos

É comum deixar cair objetos dentro do ralo do box sem querer e até mesmo no vaso sanitário ou nas pias, mas essa é uma prática que não deve ser adotada como hábito por provocar o entupimento das tubulações e problemas mais sérios no sistema de esgoto da sua casa.

Dependendo do tamanho do objeto ele pode facilmente ficar preso na tubulação interrompendo o fluxo normal do sistema de esgoto.

Nesses casos, você deve ligar para uma desentupidora sp para evitar que o problema se agrave.

Quais objetos não devem ser descartados no vaso sanitário ou nas pias?

Rolo de papel higiênico;
Preservativos;
Absorventes femininos;
Lenços umedecidos;
Fraldas descartáveis;
Pelos de animais;
Sujeira, poeira
Roupas íntimas, toalhas e outras peças de roupa;
Embalagens de papelão ou plástico, de cremes, shampoos, giletes e sabonetes

Como evitar que outros membros da casa ou visitas joguem objetos no vaso?

Posicione uma lixeira bem próxima ao vaso sanitário e converse com os membros da casa para que evitem pentear o cabelo no box ou se desfazer deles na pia do banheiro. 

Sempre que receber uma nova visita, não tenha medo de expor seu medo de ter um problema com entupimento e peça gentilmente que ela respeite as regras da casa.

Se for preciso, adicione uma plaquinha informando sobre as proibições, como não jogar papel no vaso, não deixar restos de alimentos caírem no ralo da pia. Ou não deixar a tampinha do condicionador cair dentro do ralo do box.

Conclusão

Nesse artigo você conheceu os 5 principais motivos que contribuem para o entupimento do esgoto residencial. E sugestões de como evitá-lo.

Ficou surpreso com algum deles?

Além disso, você também observou uma lista de objetos que NÃO devem ser descartados sob nenhuma hipótese em vasos sanitários, pias da cozinha e do banheiro ou no ralo do box.

Se o problema do entupimento persistir, não existe em contratar uma desentupidora para resolvê-lo. Eles possuem profissionais especializados e ferramentas adequadas para isso.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp