03/01/2022 às 12h33min - Atualizada em 03/01/2022 às 12h30min

Marketing digital na saúde

Muito se fala sobre marketing e, a cada dia que passa, é possível ver que cada vez mais áreas estão introduzindo esses ensinamentos. Dentre todos, com certeza um que tem chamado bastante atenção é acerca do marketing digital na saúde. Então, se você quer saber mais sobre esse assunto, bem como aprender como introduzi-lo nesse sistema, é só continuar nesse artigo.

Você sabia que muitas empresas já estão fazendo uso do marketing digital na saúde? Ainda que pareça não usual, a verdade é que essa abordagem é capaz de trazer resultados bem interessantes. Sendo assim, se você quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de conferir essa matéria.

O que é marketing digital?

Antes de falarmos sobre o marketing digital na saúde, primeiro você precisa entender alguns conceitos. Afinal de contas, muita gente considera uma combinação "fora do comum" justamente por não entender da forma correta esse conceito.

Muito se fala a respeito desse assunto e, a cada ano que passa, esse conceito tem se tornado mais comum. Contudo, isso não quer dizer que as pessoas entendem do que ele se trata, afinal, ao mesmo tempo que parece claro, pode ser um pouco subjetivo.

Em suma, marketing digital é a promoção de produtos ou marcas através de mídias online. Essa estratégia é uma das melhores formas que as empresas têm para se comunicar com o seu público de uma forma muito mais direta.

Esse é o conceito básico. Contudo, na prática, isso pode acontecer de várias maneiras. Afinal de contas, por ser uma estratégia que lida diretamente com as pessoas, ela sofre mudanças constantes, quase que diariamente.

No entanto, na grande maioria das vezes, o marketing digital é aplicado através dos meios digitais, que basicamente são:
  • Blogs;
  • Sites;
  • Motores de busca;
  • Mídias sociais (Facebook, Instagram etc.);
  • E-mail entre outros.
Através desses canais, a empresa procura solucionar as dores das pessoas e, como consequência, atrair novos ou potenciais clientes. Então, trata-se de uma ótima forma de aumentar o lucro de uma instituição, por exemplo.

Qual a relação entre marketing digital e a área da saúde?

Certo, você já entendeu o que é o marketing digital, mas, e agora, como ele se relaciona com a área da saúde? Na realidade, esse ramo do marketing é capaz de abraçar qualquer segmento. Inclusive, de acordo com algumas pessoas, o marketing digital, hoje, não é mais uma opção, e sim uma exigência.

E não é muito difícil entender essa afirmativa. Pense da seguinte maneira, como você quer atrair clientes para a sua empresa, se as pessoas nem sequer sabem da existência dela? E, ainda nesse contexto, nos dias de hoje, qual é a melhor forma de tornar o seu negócio conhecido, senão pela internet?

Praticamente todas as pessoas possuem, pelo menos, um perfil nas redes sociais, seja no Instagram, Twitter ou Facebook. Agora, aquelas que não estão presentes nas mídias sociais, com certeza utilizam outros recursos da internet, como o Google ou Youtube.

Sendo assim, para tornar a sua empresa conhecida, ele deve estar presente nos meios digitais. Algumas pessoas acreditam, de forma errada, que apenas os negócios digitais devem se fazer presentes nesse meio, mas não é assim que acontece.

Mesmo você possuindo uma loja física, numa cidade específica, ainda assim você deve estar presente no mundo virtual. Afinal de contas, há várias técnicas que podem fazer você se tornar relevante e conhecido no local onde o seu estabelecimento está inserido.

O marketing digital na saúde é muito válido. Afinal de contas, quantas vezes você já esteve doente, e pesquisou os seus sintomas no Google, por exemplo? Um grande exemplo disso é o site Brasil Emergências Médicas que, através do seu site, traz inúmeras matérias de interesse do grande público.

Quais são os benefícios do marketing digital na saúde?

Certo, você já entendeu que o marketing digital na área da saúde pode possuir uma relação. Fora isso, citamos que, de acordo com alguns especialistas, o marketing deve passar a ser obrigatório. Mas por quê? Quais são os benefícios do marketing digital na saúde? É isso que iremos pontuar nos próximos parágrafos.

Acesso a informações de saúde

Esse tópico se refere àquilo que já citamos em parágrafos anteriores. Quando você está sentindo alguma dor, é bem provável que recorra ao Google, para saber quais são os possíveis diagnósticos. Fora isso, quando você quer saber as propriedades benéficas de algum alimento, você se dirige até o buscador para obter mais informações, não é verdade?

Portanto, através do marketing digital, clínicas, hospitais e profissionais da saúde podem difundir conteúdo relevante acerca da sua área de estudo. Ao fazer isso, além de proporcionar divulgação do seu trabalho, também irá deixar o seu público mais informado.

Atrai mais público

Vamos supor que você tem um site próprio e, através dele, publica informações relevantes para o seu público, que realmente trate a necessidade dele. Então, quando ele vê que o seu conteúdo é de qualidade, ele passa a te enxergar como um especialista.

E sabe no que isso resulta? Em mais clientes para você! Afinal, como você foi capaz de resolver a dor dele, ele passa a lhe dar mais credibilidade. Sendo assim, ele se torna mais suscetível a consumir o seu conteúdo e ainda indicar para possíveis novos clientes.

Algumas pessoas têm a falsa sensação de que, quanto mais conteúdo você oferece, menos as pessoas irão procurar os seus serviços. Contudo, é o completo oposto. Quanto mais informações você oferece, mais pessoas passam a lhe considerar um especialista. E, como consequência, maior será o seu público.

Fideliza os pacientes atuais

É claro que você deve ter uma estratégia para chamar novos clientes, contudo, é preciso ter um plano para fidelizá-los. E, através do marketing digital na saúde, você consegue esse feito. Afinal de contas, você irá trabalhar diretamente no seu relacionamento com as pessoas.

A parte da fidelização está justamente em se relacionar com o seu público. É claro que ser um bom profissional conta muito ponto, no entanto, o marketing digital pode dar uma ajudinha nesse ponto. Todo mundo sabe que as pessoas valorizam muito mais quando você dá atenção a elas, e isso pode ser proporcionado pelo marketing digital na saúde.

Como aplicar o marketing digital na saúde na prática?

Os conceitos são bem interessantes e com certeza te fizeram pensar mais sobre o assunto. No entanto, como aplicar o marketing digital na saúde, e obter todos os benefícios que citamos acima? Há várias maneiras, e você pode adaptar de acordo com o seu nicho. Mas, uma das ideias são as seguintes:
  • Criar um site com um blog;
  • Manter sua empresa ativa nas redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Links patrocinados.
Esses são apenas alguns exemplos de como o marketing digital pode ser aplicado na área da saúde. Contudo, como falamos nos parágrafos anteriores, você pode adaptar de acordo com aquilo que funciona para o seu nicho.

Essa é uma das características do marketing: ser volátil. Então, aquilo que funciona para um determinado nicho, mesmo que seja da saúde, pode não funcionar para você. Por isso, a regra é sempre testar diferentes formas de aplicar essa técnica.

De início pode parecer difícil, errado ou não surtir os efeitos esperados. Mas lembre-se que todo resultado vem através das batalhas que a gente trava. Sendo assim, não desista!
 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp